domingo, 27 de novembro de 2022

Ikigai - faça o teste!!

Já ouviram falar de ikigai? Em japonês: 生き甲斐, que significa algo como "razão de viver", "objeto de prazer para viver" ou "força motriz para viver".

Conceito japonês para uma vida longa, feliz e significativa. O desenho abaixo explica este conceito melhor do que eu poderia escrever aqui.

E as perguntas mais abaixo vão te direcionar para saber ONDE no diagrama você está! 

(OBS: como o questionário é uma programação JavaScript que eu fiz, pode não funcionar bem em todos os navegadores, talvez funcione melhor no micro o que no celular, ou o próprio Blogger pode limitar algo do código)

ikigai


Obs: parece que seu dispositivo não está apto a rodar JavaScript! Tente abrir esta página em um notebook ou desktop (ou outro smartphone que rode JS), que irá aparecer um questionário automático para você preencher e descobrir seu Ikigai!

E agradeço ao meu camarada Aquio, que me mostrou esta ferramenta de autoconhecimento tão bacana há alguns anos, e à minha esposa Márcia, por ter me lembrando deste assunto hoje!

Abraços, boa semana e até mais!
Leandro M:D>
junho/2017, setembro/2021, novembro/2022
"Não entendo porque em nossa cultura ninguém parece acreditar que algo não é real, até que seja transformado em filme."
(Art Spiegelman, quando perguntaram se a obra MAUS, em quadrinhos, viraria filme)
np - Kraftwerk pocket calculator 

2 comentários:

  1. Oi Lê td bem? Li o artigo agora e já conhecia esse termo, por causa do livro. Eu comecei há anos atrás questionei meu trabalho e o motivo q nao me sentia útil nele, nem valorizada e tão pouco feliz no dia a dia. Com meus trabalhos na área da beleza descobri q se pudesse (financeiramente falando) faria de graça para dar acesso a todos. Hoje ganho dinheiro com isso, e sempre estou buscando ver como posso devolver para a sociedade e encontrar de fato a minha missão. Já tive muitas ideias de como posso agregar na vida das pessoas e espero em breve poder fazer isso. Adorei o texto!!!!

    ResponderExcluir