E concordo plenamente sobre o lance da limitação da velocidade dos carros logo na fabricação.
Abraços e até mais!
Leandro M:-D>
"Não basta dizer para as pessoas.
É preciso fazer com que as pessoas digam umas para as outras."
(Jim Farley, Diretor de Marketing da Ford)
Em complemento a nota enviada sobre o sem parar. Explica como será essa marcação por km rodado nos pedágios.
Ao que tudo indica, essa nova tag já vai reduzir o valor do pedágio, ou seja, o sem parar volta a não ter vantagem alguma.
O problema é que o radar também vai validar por km rodado de um ponto de marcação a outro. Ou seja, aqueles que passam o radar e depois aceleram, poderão ser pegos do mesmo jeito, porque eles irão estipular um tempo mínimo para cruzar de um ponto a outro de identificação e, se a pessoa passar abaixo desse tempo, é multada por excesso de velocidade do mesmo jeito.
Só uma coisa eu nunca entendi... se a gente não pode e principalmente agora não vai mesmo mais poder correr acima de 120 (geralmente a velocidade mais alta em estradas), porque então criam carros que podem alcançar 200 km/h. Já cria o carro limitando-o a essa velocidade. Ninguém mais vai poder andar acima disso mesmo em Sampa (aliás, por causa do trânsito, a maioria já não consegue).
http://carros.ig.com.br/ especiais/entenda+como+ funcionara+o+chip+de+ identificacao+do+veiculo/4448. html
Ao que tudo indica, essa nova tag já vai reduzir o valor do pedágio, ou seja, o sem parar volta a não ter vantagem alguma.
O problema é que o radar também vai validar por km rodado de um ponto de marcação a outro. Ou seja, aqueles que passam o radar e depois aceleram, poderão ser pegos do mesmo jeito, porque eles irão estipular um tempo mínimo para cruzar de um ponto a outro de identificação e, se a pessoa passar abaixo desse tempo, é multada por excesso de velocidade do mesmo jeito.
Só uma coisa eu nunca entendi... se a gente não pode e principalmente agora não vai mesmo mais poder correr acima de 120 (geralmente a velocidade mais alta em estradas), porque então criam carros que podem alcançar 200 km/h. Já cria o carro limitando-o a essa velocidade. Ninguém mais vai poder andar acima disso mesmo em Sampa (aliás, por causa do trânsito, a maioria já não consegue).
http://carros.ig.com.br/
Entenda como funcionará o chip de identificação do veículo
Sistema deve começar a ser implantado em julho e, sem bem utilizado, pode ajudar a melhorar o trânsito no país; tag se paga pelo dono do carro, custará ao menos R$ 20
Ricardo Meier | 15/3/2012 09:03
Depois de anos de discussão e muita polêmica, o SINIAV (Sistema Nacional de Identificação Automática de Veículos), criado pelo governo federal para identificar eletronicamente automóveis, caminhões e motos, começará a ser implantado em julho no país. O trabalho caberá aos Detrans de cada estado que terão dois anos para instalar a etiqueta eletrônica na frota nacional, estimada hoje em 70 milhões de unidades.
O objetivo é facilitar a fiscalização nas vias e possibilitar a implantação de vários serviços além de organizar o trânsito nas grandes cidades, mas o tema assusta a sociedade que teme ter sua privacidade invadida. Governo não diz ainda, mas custo do equipamento, se repassado ao consumidor, pode passar de R$ 20.
“Muita gente confunde o SINIAV com o SINRAV que previa a instalação de rastreadores GPS nos carros”, explica Dario Sassi Thober, fundador do Instituto Wernher Von Braun, que desenvolveu a tecnologia dos chips que serão usados nos veículos. “A tag eletrônica está longe disso, ela apenas guarda uma chave criptografada que é alterada a cada passagem pelos pórticos (pontos onde estão os sensores)”, completa.
Divulgação
Novo sistema lê as informações do veículo por meio de antenas que funcionam até mesmo em velocidades elevadas
Thober também lembrou que o sistema é o mesmo utilizado em outros países e possui certificação mundial contra fraudes. Só pode ser lido pelas antenas oficiais, ou seja, não basta captar sua freqüência de funcionamento para acessar os dados. Por falar nisso, ao contrário da impressão geral, o chip (ou tag, como prefere chamar o criador) não carrega nenhuma informação pessoal ou do veículo. O cruzamento de informações se dá no ambiente dos órgãos oficiais: “é como a placa do carro, mas mais segura já que não fica exposta a qualquer pessoa”, lembra o físico.
Eis uma das vantagens do sistema, a leitura mais ágil e barata que a da rede de radares e leitores de placas que existem atualmente no Brasil, “além de ser mais segura já que não há como burlar o sistema”, diz.
Como funciona
Instalada no para-brisa do veículo, a tag eletrônica é menor que o equipamento usado pelo serviço Sem Parar, por exemplo. “Lembra aquelas asinhas dos pilotos de aviação”, compara Thober. Aliás, da aviação vem todo o conceito. Trata-se de um transponder, um mecanismo que equipa os aviões para ajudar a rede de radares a identificar informações do tráfego aéreo.
As estradas e avenidas passarão a ter pórticos com antenas instalados em pontos estratégicos como trevos e junções de pistas. Ao passar por eles, a antena capta as informações que são armazenadas num banco de dados e usadas por diversos órgãos.
As aplicações são diversas: o governo do Estado de São Paulo, por exemplo, usará a tag a partir de abril no sistema Ponto a Ponto de cobrança de pedágio. Com ele, pretende-se cobrar dos motoristas pela modalidade de quilômetro rodado. Outra vantagem é que a tag pode ser lida em velocidades elevadas, o que evitará congestionamentos em praças de pedágio convencionais.
Se usada em grandes centros urbanos, a tag pode mapear o tráfego nas principais vias e ajudar órgãos como a CET a determinar estratégias para redirecionar veículos para outros caminhos. Os dados também poderão ser acessados diretamente pelos motoristas por meio de GPS ou smartphones, como já fazem hoje alguns serviços, porém, em tempo real.
Divulgação
O chip está instalado numa pequena tag adesiva com o formato de uma asa. Equipamento possui sistema anti-fraude
Fiscalização maior
Claro que o temor de ser vigiado o tempo todo existe e, de fato, poderá acontecer. Carros com multas ou impostos atrasados serão identificados com mais facilidade e poderiam na teoria ser localizados em uma barreira policial.
O sistema de chip também pode em tese identificar um veículo acima da velocidade máxima num trecho mais extenso. Em vez medir a velocidade apenas no instante em que automóvel passa pelo sensor, como acontece hoje, no novo sistema é possível cronometrar o tempo que ele levaria entre um pórtico e outro e, caso ele fosse menor que o do limite de velocidade, estaria configurada a infração. Ou seja, não bastaria apenas desacelerar ao ver um radar.
Caso alguém resolva retirar o chip, há um recurso de segurança que invalida o aparelho. Carros que não possuírem a etiqueta receberão multa grave e perda de 5 pontos na carteira. O governo também estuda manter as informações levantadas pelos sensores por alguns dias a fim de ajudar a polícia na localização de carros usados em seqüestros ou fugas.
Nova realidade
A situação para os motoristas começará a mudar em abril quando as concessionárias de estradas paulistas passarão a instalar os pórticos, segundo determinação do governo estadual. Ao mesmo tempo, empresas como o Sem Parar e outras a serem habilitadas, substituirão os atuais equipamentos pela nova tag.
Se o governo conseguir avançar com a proposta do SINIAV, em 2014 todos os veículos que circulam no país passarão a ter a “placa eletrônica”. A princípio, o preço do item será pequeno: “o custo de produção da tag é baixo, varia entre US$ 6 a US$ 12”, diz Thober. E o valor deve cair mais com a produção em massa e a adoção de placas de silício que simplificariam ainda mais o processo.
Dario enxerga na tecnologia outras aplicações além dos carros: “a utilidade da etiqueta é enorme: podemos acompanhar o movimento de mercadorias em trânsito para evitar roubos e reduzir a burocracia, como é previsto em outro projeto, o Brasil ID”, prevê.
Espera-se que além da tecnologia exista bom senso no poder público em preservar as informações do cidadão.
Muito bom! Basta saber pra quem!
ResponderExcluirValeu MD