1) O conjunto "documento-chave-celular":
Eu verifico se estou saindo com a minha carteira, a chave de casa e também meu celular. Para isso, repito em voz alta as palavras: "documento-chave-celular", "documento-chave-celular" e vejo se esses três itens estão no meu bolso ou na mochila ou em mãos. Se um dos três itens não estiver comigo no momento que eu estou "invocando" o nome dele, vou perceber no ato que estou o esquecendo.
2) O conjunto "fechado-apagado":
Verifico em cada um dos cômodos da casa (quarto, sala, cozinha etc.) se as janelas estão fechadas e se a luzes estão apagadas. No momento que estou saindo de casa, eu entro antes em cômodo após cômodo repetindo em voz alta "fechado-apagado", "fechado-apagado" e verificando se realmente tudo está ok. Se uma janela estiver aberta ou alguma luz acesa, com essa verificação é fácil perceber.
Quando repito em voz alta essas sequências, acaba sendo quase um mantra, mas não chega a ser um T.O.C., graças a Deus! ;-)
Mas fica tão automático que não tem como esquecer, pelo menos esses itens básicos, que são objetos que fazem parte da rotina do dia-a-dia.
PS: Uma boa dica também é sempre deixar esses itens no mesmo lugar em casa (mesa, banco, criado-mudo, em cima da TV etc.). Tanto que para coisas super básicas como meus óculos, eu não uso nenhum artifício especial. Como deixo sempre no mesmo lugar na hora de dormir, e como eu tenho uma necessidade orgânica de usá-los, não há como esquecê-los.
E, para facilitar, coisas pequenas como aliança e correntinha de pescoço eu sempre deixo junto com óculos, assim, quando "visto" meus óculos logo que acordo acabo 'vestindo" também os outros apetrechos.
Espero que eu tenha ajudado com essas pequenas dicas.
Até a próxima!
Leandro M:-D>
"A amizade é como dinheiro: mais facil de conseguir do que de manter."