quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

10 problemas de matemática recebidos por e-mail

Saudações matemáticas,

Muitas vezes, recebemos alguns e-mails com “pegadinhas” matemáticas (às vezes incluindo até uma planilha Excel protegida cuja senha para abertura seria a resposta do problema) ou “mistérios” dos números (como no último texto desse blog http://leandromd.blogspot.com/2011/02/2011-calculo-magico-da-idade.html, onde eu falei sobre aquele e-mail que fala sobre o ano de 2011 e as somas das idades e anos de nascimento das pessoas que sempre dá 111). Alguns até dizendo que são de universidades famosas e outros dizendo que só uma pequena porcentagem consegue resolver.

Então falarei sobre alguns e-mails que vira e mexe recebemos, já com a solução lógica/matemática deles. Colocarei o assunto do e-mail e a data que recebi cada um deles e, é lógico, a solução que achamos para cada um dos problemas na época.






1) “Teste de Inteligência” em 17/dez/2010:
Quero ver quem vai acertar....matemática puraaaa amigoss!! EM anexo a planilha, a senha dela é a resposta!!
Apenas 2% das pessoas conseguem resolver esse desafio...
  
5+3+2 = 151022  
9+2+4 = 183652  
8+6+3 = 482466  
5+4+5 = 202541 
  
Sendo assim, 
  
7+2+5 = ???

RESPOSTA:
É 143547... (n1 X n2) & (n1 X n3) & (n1 X n2)+(n1Xn3)-n2 







2) "Qual é a senha? - Raciocínio lógico" em 16/mar/2010:
Aqui vai um pequeno teste.
Dizem que somente pessoas com QI superior a 120 encontram a solução....

Para que seu cérebro continue ativo, pense a respeito.
Quando...
2 + 3 = 10
7 + 2 = 63
6 + 5 = 66
8 + 4 = 96
Então:
9 + 7 = ????

Só este numero é a SENHA para abrir o documento em anexo.
Inclua seu nome, salve e envie para outras pessoas espertas que você conhece.

RESPOSTA:

Resposta: 144!

2 + 3 = (2 + 3) * 2 = 10
7 + 2 = (7 + 2) * 7 =  63
6 + 5 = (6 + 5) * 6 = 66
8 + 4 = (8 + 4) * 8 = 96
Então:
9 + 7 = (9 + 7) * 9 = 144






3) “LÓGICA PURA” em 28/out/2008

Moleza...LÓGICA PURA...Teste de Harvard 

 Se:
 
 1 = 5
 
 2 = 25
 
 3 = 325
 
 4 = 4325
 
 5 = ?
 

 Pense bem...
 
A resposta é a senha que abre o arquivo em anexo.


RESPOSTA:
Se 1=5, logo 5=1






4) “mais um teste matemático” em 08/set/2008

Resolvam.

Para quem gosta de desafios.

Qual é o sexto numero?

1, 2, 6, 42, 1806, ...???
A resposta do problema é a senha para abrir o arquivo em anexo. Caso consiga resolve-lo, escreva seu nome no arquivo Excel e repasse-o para seus amigos.


RESPOSTA:
Vamos lá, veja como:  
1, 2, 6, 42, 1806, ??? - qual será o próximo número da sequência?  
Bem, dá para desconfiar que é algo relacionado a exponenciação, pela curva de crescimento que os números seguem... 
Logo, com algumas tentativas de contas chegamos a solução abaixo:  

os números: 1 ...... 2 ...... 6 ...... 42 ...... 1806 ...... ???
as contas:  ........ 1x1+1 .. 2x2+2 .. 6x6+6 ... 42x42+42 .. 1806x1806+1806
chegamos a: 1 ...... 2 ...... 6 ...... 42 ...... 1806 ...... 3263442






5) “TESTE MATEMÁTICO” em 20/jun/2008

Teste:

Somente pessoas inteligentes podem abrir este arquivo.

Uma vez que consiga abrir o arquivo, verás uma lista de pessoas que
puderam abrir-lo... Agora é sua vez!
Um homem queria entrar no seu trabalho, mas esqueceu de sua senha.
Entretanto lembrava-se de certas pistas para ajudá-lo.
São estas as 5 pistas:
1ª)O quinto número mais o terceiro equivalem a 14.
2ª)O quarto número é um a mais que o segundo número.
3ª)O primeiro número é um a menos que duas vezes o segundo número.
4ª)O Segundo número mais o terceiro número equivalem a 10.
5ª)A soma de todos os números é 30

RESPOSTA:
Não é difícil, o segredo é montar o enunciado!
Os números e suas variáveis: 1ª) A , 2ª) B , 3ª) C , 4ª) D , 5ª) E

Interpretando o enunciado e transformando em pequenas equações:

1ª)O quinto número mais o terceiro equivalem a 14.
E+C=14

2ª)O quarto número é um a mais que o segundo número.
D=B+1

3ª)O primeiro número é um a menos que duas vezes o segundo número.
A=2B+1

4ª)O Segundo número mais o terceiro número equivalem a 10.
B+C=10

5ª)A soma de todos os números é 30
A+B+C+D+E=30

Dica: o negócio é focar no 2º número (B), pois ele se repete bastante nas pistas acimas

Vamos lá:

E+C=14  à C=14-E
B+C=10 à B=10-C à B=10-(14-E) à B=E-4 à E=B+4
A+B+C+D+E=30 à (2B-1)+(E-4)+(14-E)+(B+1)+(B+4)=30 à 2B+E-E+B+B+14=30 à 4B=30-14 à B=4
D=B+1 à D=5
A=2B+1 à A=7
E=B+4 à E=8
C=14-E à C=6
A+B+C+D+E=30 --> 7+4+6+5+8=30
logo, o número é 74658






6) “Teste da Pré-escola” em 16/jun/2008

Para qual lado o ônibus abaixo está indo?
Para a esquerda ou para a direita?


Não consegue descobrir?
Olhe para a foto atentamente de novo.

Ainda não sabe? 



RESPOSTA:
O ônibus está indo para a esquerda.
Por quê?
Porque você não pode ver a porta pra entrar no ônibus.





7) “Vc é Inteligente? Então Resolva !!” em 27/mai/2008

Olá Pessoal, quero ver se vocês resolvem essa aqui!
Resolva:

Um homem chega numa igreja que tem 3 santos, ele se dirige até o primeiro santo e fala:
- Se você dobrar o que eu tenho no bolso, lhe dou 20 reais.

O santo dobra o que ele tem no bolso e o homem lhe dá os 20 reais e parte para o segundo santo, e fala:
- Se você dobrar o que eu tenho no bolso, lhe dou 20 reais.
O santo dobra o que ele tem no bolso e o homem lhe dá os 20 reais e parte para o terceiro santo. Ao chegar, ele fala:
- Se você dobrar o que eu tenho no bolso, lhe dou 20 reais.

O santo dobra o que ele tem no bolso e o homem dá os 20 reais para o santo e fica sem nada no bolso.
Pergunta: como pode ele dobrar 3 vezes o que tinha no bolso e acabar duro? Com quanto dinheiro o homem chegou na igreja?
A resposta está no arquivo anexo, para abrí-lo é preciso digitar o resultado. Caso esteja correto o arquivo abrirá, caso contrário, não abre.

A resposta deve ser digitada com 4 dígitos e com a virgula, mas sem o R$

Exemplo: 00,00

Vamos lá... quem abre o arquivo coloca o nome e passa pra frente!!!


Abraços,


RESPOSTA:
Um homem chega numa igreja que tem 3 santos, ele se dirige até o primeiro santo e fala:
- Se você dobrar o que eu tenho no bolso, lhe dou 20 reais.


Y = 2X - 20  /*1o. santo = dobrou o X que ele tinha e tirou 20, ficando com Y*/


O santo dobra o que ele tem no bolso e o homem lhe dá os 20 reais para e parte para o segundo santo, e fala:

- Se você dobrar o que eu tenho no bolso, lhe dou 20 reais.

 
Z = 2Y - 20 /*2o. santo = dobrou o Y que ele tinha e tirou 20, ficando com Z*/
Z = 2 (2X - 20) -20  
/*substituindo Y para ficar com X, que é a varíável procurada*/


O santo dobra o que ele tem no bolso e o homem lhe dá os 20 reais e parte para o terceiro santo. Ao chegar, ele fala:
- Se você dobrar o que eu tenho no bolso, lhe dou 20 reais.

 
W = 2Z - 20 /*3o. santo = dobrou o X que ele tinha e tirou 20, ficando com W*/
W = 2 (2 (2X - 20) -20) -20 
/*substituindo Z para ficar com X, que é a varíável procurada*/

 
O santo dobra o que ele tem no bolso e o homem dá os 20 reais para o santo e fica sem nada no bolso.
Pergunta: como pode ele dobrar 3 vezes o que tinha no bolso e
acabar duro? Com quanto dinheiro o homem chegou na igreja?

2 (4x - 40 - 20) = 0 /*igualando a zero (note virou uma equação de segundo grau em X)*/
2 (2 (2X - 20) -20) -20 = 0 
8x - 80 - 40 - 20 = 0
8x - 140=0
x = 140 / 8
x = 17,5


Resposta = R$17,50!





8) "pura matemática" em 19/mar/2008

qual o proximo numero da sequencia:
2-10-12-16-17-18-19


RESPOSTA:
O próximo número da sequência é 200 . 
Todos os números começam com a letra D!





9) "Problema Matemático - perímetro " em 20/mar/2008


Prezados, precisaria da ajuda e do empenho de vocês para a resolução de um probleminha bem simples .... descobrir o perímetro da figura abaixo:

Vale lembrar que a figura em nenhum momento está proporcional as medidas.
Eu já tenho o meu palpite, depois batemos as respostas e vemos a mais adequada rs ...


RESPOSTA:
Dá para fazer sem aproximar valor, nem escala, nem nada do jeito! Pois se um dos valores é desconhecido, um X, pelos cálculos que fizemos ele se "anula"!! Veja a imagem a abaixo com a solução que bolei:







10) "TENTE RESOLVER, SE NÃO CONSEGUIR, ME PERGUNTE !!!" em 10/abr/2007

Este teste é usado no processo de seleção do Banco HSBC.

 Tente resolver...

 ·        Tem um ônibus com 7 garotas dentro;
 ·        Cada garota tem 7 mochilas;
 ·        Dentro de cada mochila, tem 7 gatos grandes;
 ·        Cada gato grande tem 7 gatos pequenos;
 ·        Todos os gatos têm 4 pernas cada

 Pergunta:

  Quantas pernas tem dentro do ônibus?
  O número de pernas é a senha do arquivo em anexo.


RESPOSTA:
7 garotas X 7 mochilas = 49 mochilas
49 mochilas x 7 gatos adultos= 343 gatos grandes
343 gatos grandes x 7 gatos pequenos = 2401 gatos pequenos
total de gatos: 343 + 2401 = 2744
Pernas de gatos: 2744 * 4 = 10976
Pernas de garotas: 14
Total: 10976 + 14 = 10990
(isso sem contar as pernas de um suposto motorista, mas como ele não foi mencionado, então ele não existe no contexto)






É isso! Não se trata de mágica nem de truques: somente matemática e lógica.
Até a próxima!






Leandro M:-D>
http://leandromd.blogspot.com
"Todo mundo 'pensando' em deixar um planeta melhor para nossos filhos...
Quando é que 'pensarão' em deixar filhos melhores para o nosso planeta?"



10 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

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  2. ssa e para inteligente !
    Tente decifrar
    Você vil uma camisa de 97 Reais
    mais vc não tem dinheiro,
    então vc pega 50 reais
    emprestado com seu pai e 50 com
    sua mãe ,
    50+50=100
    vc compro a camisa e sobrou 3 reais de troco
    vc deu
    1 real para seu pai e
    1 real para sua mãe , pegou 1 para vc
    A agora vc deve 49 reais para o seu pai e 49 para sua mãe
    49+49=98 mais 1 real seu 99 .
    se vc decifra me responda

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    1. Boa tarde.

      Desculpe avisar, mas tirando os vários erros de português ("vil" no lugar de "viu", "mais" no lugar de "mas", "compro" no lugar de "comprou", etc) e a falta de pontuação correta, vamos tentar interpretar o texto e ver se entendi direito a pergunta.

      A pessoa pegou emprestado $50 do pai e $50 da mãe para comprar algo de $97.
      Logo, fazendo a compra com os $100, o troco foi de $3.
      Desses $3, ele devolveu $1 para o pai e $1 para a mãe. Sobrou $1 para ele.
      Ele agora deve $49 para o pai e $49 para a mãe. Ou seja, ele deve $98.
      Ok?

      Qual a dúvida?

      O jeito que essa pergunta está formulada não faz sentido algum, pois estão somando a dívida do cara (algo como "débito" ou "passivo") com o dinheiro que ele tem (algo como "crédito" ou "ativo"). Veja que essa conta ($49+$49+$1=$99) não faz sentido. Na verdade, ela deveria ser ($49+$49-$1=$97), que é exatamente o valor gasto.

      Ora, se ele não tivesse pago $1 para cada um dos pais, seguindo a "fórmula" que está no texto, a conta seria $50+$50+$3=$103. Sem lógica mesmo....

      Na verdade, pensando bem, a pergunta tem uma lógica, sim: ela foi formulada de tal jeito para induz a pessoa a misturar coisas diferentes (créditos e débitos) e jogar tudo na mesma soma. Uma distração apenas, como a que um ilusionista faz para suas "mágicas".

      Caso resolvido.

      Obrigado pela colaboração!
      M.D.

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    2. Ou olhando rapidamente na internet, podemos ver algumas respostas mais diretas (talvez até engraçadas) e menos didáticas (e atropelando o Português do mesmo jeito):

      http://forum.jogos.uol.com.br/caralh0-me-ajudem-aaaaaaaaaaaaa-iuwahdwaldawccwfcwf_t_2050012?page=2

      ----------------------------------

      1)
      "contigo msm ne retardado
      Ela já somou ali, anta.
      ja somou o que doente
      100 reais
      100 - 97 = 3
      1 vai pro pai
      1 pra mae
      1 fica no rabo do criador do topico ou no da sua mae, tanto faz
      ou seja, vao faltar 49 pra mae, e 49 pro pai
      49 + 1 que a mae ja retem = 100
      49 + 1 que o pai ja retem = 100
      o outro 1 real o mlq eh idiota e pegou pra ele."

      ----------------------------------

      2)
      "eu sei essa só que com calças
      na verdade seria 98 - 1 = 97
      pq 1 real ta com vc"

      ----------------------------------

      3)
      "(49+1) + (49+1) - 1 = 97 aka valor da camisa
      agora vsf"

      ----------------------------------

      4)
      "Vamos tentar pensar no raciocínio desse cidadão para podemos sanar sua duvida, cerio eu que o pensamento dele é o seguinte:
      papai me deu 50, mamãe me deu 50 gastei 97 basinga
      Devia 50 pro papai e 50 pra mamãe, como sou basinguero peguei o troco e deu 1 real pra cada um, sobrando 1 real comigo
      Como dei 1 pro papai agora eu devo 49 a ele , como dei 1 pra mamãe agora devo 49 a ela, mais o 1 real que sobrou comigo dando no total 98
      MAS SEU FILHO DA POULLTA VC nÂO DEVE MAIS 100 E SIM 98 PQ VC jÀ PAGOU 2 REAIS SUA ANTA BASINGUERA
      ENTENDEU AGORA?"

      ----------------------------------

      Excluir
    3. Meus caros,

      A lógica é a seguinte:

      49 + 49 -1 = 97,00 valor do produto.O R$ 1,00 não poderei ficar, pois não me pertence, já que não investir no valor.Sacou?

      Excluir
  3. vamos entender o que o problema expõe:

    50 empretado da mãe
    50 emprestado do pai

    valor da compra: 97,00
    valor do troco: 3,00

    devolvendo 1 real a cada um se tem 49,00 para o pai e 49,00 para mãe.
    e 1,00 para o garoto, totalizando 99,00 reais?

    A pergunta é cadê o outro 1,00 real?

    o problema e que quando ele devolve o dinheiro do montate de forma separada temos que forma os 50,00 reais duas vezes o que causara o deficite em 1 real. Quando o certo é formamos o problema por inteiro:

    Devo 100,oo reais
    valor que cada pai pagou pela a compra 48,50
    o troco seria 1,50 para o pai e 1,50 para mãe
    totalizando 100,00.
    É como contar o dez dedos da mão, todos sabemos que temos 10 dedos mais se vc ultilizar uma unica mão para se fazer a conta, vc começara a contar do mindinho ate o polegar totalizando 5 dedos e depois institivamente voltara a conta pelo indicador dando uma total de 9 dedos...pulando o polegar.

    simplesss...

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    1. Muito bem, Anônimo.
      Apenas corrigindo o Português: o certo é "MAS se vc ultilizar", e não "MAIS se vc ultilizar"...

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    2. anta, pular o polegar é absurdo. A brincadeira com criancinha é a seguinte: As duas mãos abertas conte os dedos até 10 depois volta ou seja, 10, 9, 8, 7, 6 + os cinc
      o dedos da outra mão dão 11

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  4. Será que na Sé ou República, como o rapaz abaixo, eles ensinam isso? rsrs

    http://leandromd.blogspot.com.br/2014/03/aprenda-matematica-no-centrao.html

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