segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Certo dia no restaurante... e o Bamboo?

Mais um desenho idealizado há meses e que eu só passei a limpo recentemente com a Wacom Bamboo Pen no MS Paint:




Certo dia no restaurante...
Ele: Mas que merda! Encontrei cabelo na sopa! Droga de comida! Porcaria de restaurante!! Saco!
Ela: Que escândalo! Acalme-se! Não precisa gritar tanto, nem ficar possesso. Sei que é nojento, mas é só cabelo, acontece...
Ele: O problema é que esse cabelo é uma trança rastafari!!!


Abaixo, o rascunho que eu tinha feito da historinha, em junho de 2011:



Abraços e até o próximo bambu! 
Leandro M:-D>
14jun11 / 08dez11
"Porque sou do tamanho daquilo que vejo, e não do tamanho da minha altura." (Charles Chaplin)
np – New Model Army - Heroes

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Revendo a ETE Lauro Gomes depois de 14 anos

No último dia 25 de janeiro de 2012, aproveitei o feriado da cidade de São Paulo e fui até a cidade natal de São Bernardo do Campo, visitar familiares e amigos.

Aproveitei que estava andando no centro da cidade e resolvi visitar a ETE Lauro Gomes (atual ETEC, antiga ETI), onde eu fui aluno entre 1993 e 1995, fui estagiário entre 1996 e 1997, e fui professor entre 1997 e 1998. Desde então, nunca mais coloquei meus pés lá dentro!



Quanta saudade de andar pela ETELG! E lembrar:


·        como nós subíamos aquela baita ladeira sem cansar, como hoje;

·        como atravessávamos aquela avenida no meio dos carros, sem semáforo e sem medo, e como nos reuníamos/separávamos para pegar os ônibus (ou trólebus na parada ETE/Senai) de volta para casa;

·        como almoçávamos bandeijão sem receio, ou comíamos mesmo de marmita (e depois a lavavámos no banheiro);

·        como jogávamos bola no campão, ou no ginásio ou nas quadras externas, ou descíamos de carrinho de rolimã, ou ficávamos debaixo das árvores ou guerreávamos com as pinhas;

·        como tínhamos o horário irregular: ora com várias aulas em sequência, ora entrando mais tarde, ora saindo mais cedo, ora com várias aulas vagas (não por falta de professor, mas por complexidade da grade horária);

·        como era tenso o período de trote: os veteranos perseguindo os calouros (vulgo "bichos"), e colegas apanhando, sendo humilhados, dando dinheiro, ou um ou outro se transformando em "bicho eterno";

·        como realmente aprendíamos bem, ensino bom, em salas diversificadas: salas comuns, salas tipo estádio, laboratórios de informática, laborários de física, etc.;

·        como era interessante ter um armário para guardar os livros e roupa (avental, macacão, etc), como nos filmes e seriados escolares americanos;

·        como colocávamos apelidos uns nos outros, e atendíamos apenas por essas alcunhas.

Até sentei um pouco no banco entre os blocos 2 e 3, debaixo da árvore, onde o nosso pessoal de Processamento de Dados (PD) se reunia nos intervalos das aulas. Qua saudades dos bons (e tensos) tempos!

Muita coisa está do jeito exato que me lembro. Mas algumas coisas mudaram: a diretoria e biblioteca estão agora no bloco 2; existe um auditório agora no bloco 2 também; o bloco 6 abriga a FATEC; o bloco 1 (esqueleto) não existe mais.

Só não encontrei nenhum professor por lá pois agora é época de recesso escolar. Acho que precisarei arranjar um tempo e fazer outra visita para ver quem está lá ainda lecionando. E voltar também para tirar algumas fotos -- acho que, de tanta emoção, nem lembrei de bater nenhuma chapa lá dentro, apenas a fotografia abaixo, antes de chegar à portaria:




Aproveitando, quem tiver fotos da nossa ETI/ETE/ETEC, antigas e novas, me passem, para colocarmos aqui no blog, e fazermos um antes-e-depois!

Eu achei umas fotos antigas no meu micro, que alguém me enviou já há alguns anos:








Abraços eteanos e até mais.
Leandro M:-D>
27jan12
"Grandes poderes trazem grandes responsabilidades"  (Homem-Aranha)
np – New Model Army - the hunt


segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Certo dia na floresta... e o Bamboo?

No meu último aniversário, em Setembro, eu ganhei da minha noiva uma mesa digitalizadora (uma Wacom Bamboo Pen Tablet). Resolvi hoje, após 3 meses, fazer um teste real com ela, fazendo a HQ abaixo:

Certo dia na Floresta...
Leão (para Rinoceronte, Flamingo, Jabuti e Tamanduá): Ae, bicharada! Isso é um assalto! Vamos passando a grana, aí!
Leão (engatilhando o revólver): Tô falando sério!! Ou vão acordar com a boca cheia de formiga!!
Tamanduá: OBA!!


PS: Para quem não sabe, "acordar com a boca cheia de formiga" é o mesmo que: morrer, falecer, desencarnar, ser morto, ser executado, não acordar no dia seguinte, passar desta para melhor, empacotar, virar presunto, rodar, bater as botas, vestir paletó de madeira, visitar o freezer do IML, ficar mortinho da silva, dizer adeus ao mundo, ir para o beleléu, comer capim pela raiz, chegar às vias de fato,  ir para o além, acertar as contas com Deus, entregar a alma ao Diabo, esticar as canelas, virar comida de vermes, etc...
Voltando ao desenho e ao desenhar em si: Abaixo, o rascunho que eu tinha feito da historinha, em junho de 2011. 



Depois, em julho, passei o rascunho a limpo, mas a lápis, para depois passar a caneta por cima e escanear (abaixo, é uma foto).


Mal sabia que eu ia passá-lo a limpo dessa maneira digital, meio ano depois.


Não foi fácil fazer o desenho, mesmo com a caneta digital sem fio do Wacon (que, embora o nome, não acho que seja um Tablet, rsrs): não é a mesma coisa de desenhar num papel de verdade com lápis. Mas para o primeiro desenho, estou satisfeito!



 


Acredito que a dificuldade é por falta de prática mesmo, e por usar um software tão cru como o Paint do Windows XP. Nas próximas, vou tentar usar o Paint do Windows 7. Ou tentar outro programa.








O plano agora é pegar os meus rascunhos e insights e passar a maioria a limpo via Bamboo. E alguns desenhos que já foram feitos à mão (e outros que ainda pretendo desenhar do modo tradicional), vou scannear mesmo (assim que arrumar o meu AOC Spectrum F-610, que se recusa a funcionar no WinXP).


A vantagem imediata que vejo em desenhar o arquivo de forma digital é poder colori-lo mais facilmente do que os desenhos escaneados (pelo menos para amadores como eu).
Abraços e até a próxima!
Leandro M:-D>
29jun11 / 07dez11
"A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original." 
(Albert Einstein)
np – O Rappa - Candidato Caô Caô

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Um sábado perfeito para ficar em casa vendo TV

Isso já foi há meses, mas poderia acontecer de novo outro sábado perfeito para ficar em casa vendo TV:

Quer dizer, "perfeito" para quem não tem outro compromisso e, principalmente, para quem gosta de Bob Esponja e assina o canal Nick! O Mundo é dos NETs mesmo!

[]s e bom final de semana
Leandro M:-D>

30jul11/16jan12

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Internet: memes/virais e os tipos de pessoas

Observando como as coisas (frases, imagens e vídeos virais) se espalham (e rapidamente) pela Internet, seja por e-mail, pelas redes sociais ou por outra forma, acredito que existem 4 tipos de pessoas quanto ao comportamento em relação à essas “ondas”:


Tipo 1 = as pessoas amplamente “antenadas” (ainda se usa esse termo? risos), que sabem no mesmo momento quando aparece uma mensagem viral, e que, imediata e amplamente, já curtem, comentam, agregam e compartilham essas joças (principalmente se a pessoa está conectada à web de forma ubíqua/pervasiva, com seus smartfones e tablets, acessando o FaceBook a todo e qualquer momento);


Tipo 2 = as pessoas mais ou menos ligadas à esse mundo virtual de tralhas, que ficam sabendo, mesmo que tardiamente (e muita vezes através de amigos), o que está se passando -- e podem ou não ajudar na divulgação das mesmas (acho que me encaixo nessa categoria);



Tipo 3 = as pessoas fora desse mundo viral, que nem sabem o que está acontecendo, não entendem a piada, não sabem dos memes, e nem participam dessas coisas (na boa, mas, às vezes, a ignorância é uma benção);


Tipo 4 = a Luiza, que está no Canadá (o pessoal do tipo 3 que me desculpe, mas não resisti).

Abraços e até mais.

Leandro M:-D>
19jan12
"Há 10 tipos de pessoas no mundo: há aqueles entendem notação binária e há os que não entendem."
np – Cólera - Quanto Vale a Liberdade + Dia e Noite

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Big Brother e a Vaca Amarela

Não existe aquele ditado "FALEM MAL, MAS FALEM DE MIM"??

Então, vi várias pessoas falando no Facebook que “ninguém deveria postar sobre BBB (Big Brother Brasil 2012) no FB”, por uma série de motivos que já conhecemos (futilidade é um deles).

Mas, assim como esse meu texto aqui (paradoxalmente), muitos, sim, estão falando sobre BBB -- nem que seja criticando ou jogando pedra! 

O "Falem mal, mas falem de mim" se encaixa aí! É isso que o programa e a Rede Globo querem: que o BBB seja comentado pelo povo!


Que tal fazermos o contrário, fazermos uma VACA AMARELA (lembram da brincadeira infantil?), e não falarmos mais sobre isso, e esquecer que o programa existe?

Essa, sim, deveria ser uma campanha (silenciosa) no Facebook (e no Orkut, Twitter, etc).

PS: Vão o ler o livro "1984", de George Orwell que deu oirgem ao termo Big Brother (Grande Irmão), que não sairão perdendo!

Não se fala mais no assunto, abraços e até mais.
Leandro M:-D>
18jan12
"Quando os que mandam perdem a vergonha, os que obedecem perdem o respeito"
np – Anthrax - Antisocial

.NET em alemão?

Será que algum alemão já pensou em criar uma tecnologia de programação para concorrer com o .NET (dot net)?



Se sim, poderia chamar de DEUTSCH NET!!!

(ouçam a pronúncia em http://translate.google.com.br/?q=Deutsch%20Net&um=1&ie=UTF-8&hl=pt-BR&sa=N&tab=wT
, selecionando o idioma alemão)!

Ha-ha-ha! Piadinha sem graça... (assim como a linguagem)

Abraços,
Leandro M.D.

3jan12

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Caras Laranjas

Caras Laranjas,
Laranjas com Caras.

Face the Oranges,
Oranges with Face.




Abraços e até mais.
Hugs. See you later.
Leandro M.D.
22mai10/15jan12

"O álcool não é a resposta; ele apenas faz você esquecer a pergunta."
"Alcohol is not the answer; it just makes you forget the question."
np – New Model Army - innocence

Pequeno poema sobre SQL


SQL Server
SQL Server já
SQL Cerver já
SQL cervejá
SQL cerveja
Cê quer cerveja?

Ora, quê?
Ora quê
Oraque
Oraqle
Oracle





Abraços a todos os programadores, DBAs e apreciadores de cevada! E até a próxima,
Leandro M.D.

3jan12

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Quando não tenho Humor, vou de Ferrari! E você?

Outro dia acordei sem HUMOR! 






Mas resolvi meu dia indo de FERRARI! 






Isso sempre ajuda!

(eu estava falando de perfume, alguém pensou outra coisa?)




Abraços e até o próximo blog (se eu estiver com humor para escrever).
Leandro M:-D>
23mar11/12dez11
"Fanático é o sujeito que não muda de idéia e não pode mudar de assunto." (Winston Churchil)
np – Legião Urbana - Maurício

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Adaptação de Fogão (Botijão X Gás de Rua)

Aproveitando que entrou o novo ano, e muitos falam de mudanças e coisas novas, algo que aconteceu comigo e que serve como dica a todos:

Eu mudei da minha casa para um apartamento há alguns anos, e levei junto meus eletrodomésticos, fogão, geladeira, televisão, livros, gibis, roupas, etc. da casa antiga para o novo lar.

Mas só depois de um ano e meio morando no novo espaço fiquei sabendo que eu precisava fazer uma ADAPTAÇÃO NO FOGÃO -- já que antes eu usava gás de botijão (ou bujão), e agora uso gás encanado de rua (via Congás).

Essa adaptação é para um bom funcionamento do fogão e eu, na minha ingenuidade e inexperiência em morar em apartamento, não sabia que era necessária: pensei que bastava usar uma mangueira reforçada (por isso que a chama do fogão era um "foguinho" na verdade -- bem que desconfiei que algo estava errado! Ainda bem que nada explodiu, graças a Deus).

Bem, eu tinha duas opções para resolver o assunto: ou pagar para a Congás ou pagar para GE (fabricante do fogão) fazer a tal conversão (uma terceira opção, eu mesmo comprar o kit e trocar sozinho, estava fora de questão). Optei pela GE, mesmo o aparelho estando fora da garantia há anos, ainda ficou mais barato que a Congás (ficou em R$160 na época).

O técnico da autorizada esteve aqui em casa e trocou quatro rebimbocas de parafuseta do fogão, uma para cada boca do fogão. Eis uma delas:





Obviamente, guardei as peças que foram substituídas: pois, um dia, eu posso voltar a morar em casa sem encanamento de rua, e precisarei das peças adequadas ao gás de  botijão de novo -- daí, quando isso ocorrer, pagarei apenas a mão de obra pela troca.(ou eu posso guardar as peças para fazer um robô como a figura abaixo):


Se não estou enganado, dois detalhes interessantes que percebi:

1) nas lojas sempre será vendido um modelo de fogão próprio para bujão, e não para gás de rua (logo, mesmo comprando um novo, a conversão será sempre necessária);

2) gás de rua não significa gás encanado. De repente um prédio ou condomínio de casas  pode ter gás encanado, mas com uma central própria, ou seja, não é beeeem um gás de rua. Logo, se entendi direito, a configuração de fogão para esse caso seria para botijão mesmo, e não para gás de rua.

E mais um detalhe, que um colega me deu a dica: "No caso de você comprar um fogão novo, a primeira adaptação é coberta pela garantia e efetuada pelos técnicos do fabricante de forma gratuita!".

Ah, se fogão fosse como computador PC com Windows: bastava formatar ou mesmo dar um Ctrl+Alt+Del e reiniciar o bicho, se ele desse pau! Hahahah!


Abraços e até a próxima!

Leandro M:-D>
12jul11/12dez11
"Lamentar aquilo que não temos é desperdiçar aquilo que já possuímos."  (Provérbio Chinês)
np – Hino de São Bernardo do Campo


Segunda Segunda-Feira


Já estamos na segunda segunda-feira do ano. Quem fez as famosas promessas-de-ano-novo (ou promessas-de-segunda-feira, como visto anteriormente aqui no blog) e ainda não começou a cumprir nada, nem traçou as metas, nem “acordou” ainda para o novo ano, hoje é uma boa (segunda) chance para fazer isso!




Não façam como o Garfileld: não desanimem com a segunda-feira! Antes que percebam, logo chegará a sexta-feira (Sexta-Feira 13, por sinal).  




E, para quem mora/trabalha em São Paulo, aproveitem a última semana de rodízio de carros suspenso.








Abraços e boa semana a todos!!
Leandro M:-D>
06,09jan11
"Traçar objetivos diários é primordial no bom relacionamento e conclusão das metas." (D.R. Morales)
np – Live - Mirror Song

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Desenfeitando para o Resto do Ano

Muitos viram minha preparação de enfeites para o Natal 2011 no post: http://leandromd.blogspot.com/2011/12/enfeitando-para-o-natal.html 



Mas hoje é Dia de Reis (lembram dos Três Reis Magos?) e, como diz a tradição, é hora de desenfeitar a casa (“desenfeitar” e não “desinfetar”) e guardar os enfeites natalinos que ficaram inteiros para o final de 2012.




Pelo menos uma tradição ligada a essa data de 6 de Janeiro podemos seguir, já que a Folia de Reis já virou lenda e as gerações mais novas e o povo da cidade grande desconhecem mesmo (mas eu tive a honra de ver umas festas dessas em Cataguases, MG, há muitos anos).



Bem, tchau enfeites e luzes de Natal:
  
(O Homem-Aranha da porta, saiu da meia natalina e voltou à sua posição original)



(A Árvore de Natal, chamada "Billy", agora virou um Pinheiro comum)

Abraços e até a próxima!
Leandro M:-D>
06jan11
"Nada faz com que a Terra pareça tão espaçosa como ter amigos à distância; eles fazem as latitudes e longitudes." (Henry David Thoreau)
np – Madredeus - O Pastor