sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Ada Lovelace X Linda Lovelace

Camaradas, 


Não sei com quem eu estava conversando outro dia, mas era com um pessoal da área de computação, e no meio de um assunto qualquer eu citei o nome da Ada Lovelace, que foi primeira programadora da história -- e que até criaram a linguagem de programação ADA em sua homenagem! 


E me questionaram se eu não estaria enganado, se não seria Linda Lovelace o nome correto, a atriz de filmes adultos clássicos dos anos 1970 e 80!


Na hora confesso que esse questionamento até me deixou na dúvida!! Mas resolvi procurar na web e realmente eu tinha razão: embora as duas compartilhem do mesmo sobrenome (e tenham ligação com PROGRAMA, hahahahha), são pessoas beeeem diferentes entre si!!





Veja detalhes das duas mais abaixo, conforme retirado da WikiPédia!

Abraços e até a próxima.

Leandro M:-D>
fev2011 / mar2015

with Ada.Text_IO;
procedure Hello is
begin
  Ada.Text_IO.Put_Line("Todo mundo tem clientes.  Só traficantes e o pessoal da informática que tem usuários!");
end Hello;

np - System Of A Down - B.Y.O.B

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Ada Lovelace

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.



Nascimento: 10 de dezembro de 1815
Falecimento: 27 de novembro de 1852
Nacionalidade:  Britânica

Augusta Ada King, Condessa de Lovelace (10 de dezembro de 1815 - 27 de novembro de 1852) é principalmente conhecida por ter escrito um programa que poderia utilizar a máquina analítica de Charles Babbage.

Lady Lovelace, única filha legítima de Lord Byron, é reconhecida como 
a primeira programadora de toda a história.


Durante o período que esteve envolvida com o projeto de Babbage, ela desenvolveu os algoritmos que permitiriam à máquina computar os valores de funções matemáticas, além de publicar uma coleção de notas sobre a máquina analítica.

[1]Artigo sobre Ada Lovelace no blog Tecnologia Inteligente

Curiosidades

ADA também é nome de linguagem de programação



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Linda Lovelace

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Linda Boreman (Bronx, 10 de janeiro de 1949  Denver, 22 de Abril de 2002) foi uma actriz dos Estados Unidos da América de filmes P....


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quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

10 problemas de matemática recebidos por e-mail

Saudações matemáticas,

Muitas vezes, recebemos alguns e-mails com “pegadinhas” matemáticas (às vezes incluindo até uma planilha Excel protegida cuja senha para abertura seria a resposta do problema) ou “mistérios” dos números (como no último texto desse blog http://leandromd.blogspot.com/2011/02/2011-calculo-magico-da-idade.html, onde eu falei sobre aquele e-mail que fala sobre o ano de 2011 e as somas das idades e anos de nascimento das pessoas que sempre dá 111). Alguns até dizendo que são de universidades famosas e outros dizendo que só uma pequena porcentagem consegue resolver.

Então falarei sobre alguns e-mails que vira e mexe recebemos, já com a solução lógica/matemática deles. Colocarei o assunto do e-mail e a data que recebi cada um deles e, é lógico, a solução que achamos para cada um dos problemas na época.






1) “Teste de Inteligência” em 17/dez/2010:
Quero ver quem vai acertar....matemática puraaaa amigoss!! EM anexo a planilha, a senha dela é a resposta!!
Apenas 2% das pessoas conseguem resolver esse desafio...
  
5+3+2 = 151022  
9+2+4 = 183652  
8+6+3 = 482466  
5+4+5 = 202541 
  
Sendo assim, 
  
7+2+5 = ???

RESPOSTA:
É 143547... (n1 X n2) & (n1 X n3) & (n1 X n2)+(n1Xn3)-n2 







2) "Qual é a senha? - Raciocínio lógico" em 16/mar/2010:
Aqui vai um pequeno teste.
Dizem que somente pessoas com QI superior a 120 encontram a solução....

Para que seu cérebro continue ativo, pense a respeito.
Quando...
2 + 3 = 10
7 + 2 = 63
6 + 5 = 66
8 + 4 = 96
Então:
9 + 7 = ????

Só este numero é a SENHA para abrir o documento em anexo.
Inclua seu nome, salve e envie para outras pessoas espertas que você conhece.

RESPOSTA:

Resposta: 144!

2 + 3 = (2 + 3) * 2 = 10
7 + 2 = (7 + 2) * 7 =  63
6 + 5 = (6 + 5) * 6 = 66
8 + 4 = (8 + 4) * 8 = 96
Então:
9 + 7 = (9 + 7) * 9 = 144






3) “LÓGICA PURA” em 28/out/2008

Moleza...LÓGICA PURA...Teste de Harvard 

 Se:
 
 1 = 5
 
 2 = 25
 
 3 = 325
 
 4 = 4325
 
 5 = ?
 

 Pense bem...
 
A resposta é a senha que abre o arquivo em anexo.


RESPOSTA:
Se 1=5, logo 5=1






4) “mais um teste matemático” em 08/set/2008

Resolvam.

Para quem gosta de desafios.

Qual é o sexto numero?

1, 2, 6, 42, 1806, ...???
A resposta do problema é a senha para abrir o arquivo em anexo. Caso consiga resolve-lo, escreva seu nome no arquivo Excel e repasse-o para seus amigos.


RESPOSTA:
Vamos lá, veja como:  
1, 2, 6, 42, 1806, ??? - qual será o próximo número da sequência?  
Bem, dá para desconfiar que é algo relacionado a exponenciação, pela curva de crescimento que os números seguem... 
Logo, com algumas tentativas de contas chegamos a solução abaixo:  

os números: 1 ...... 2 ...... 6 ...... 42 ...... 1806 ...... ???
as contas:  ........ 1x1+1 .. 2x2+2 .. 6x6+6 ... 42x42+42 .. 1806x1806+1806
chegamos a: 1 ...... 2 ...... 6 ...... 42 ...... 1806 ...... 3263442






5) “TESTE MATEMÁTICO” em 20/jun/2008

Teste:

Somente pessoas inteligentes podem abrir este arquivo.

Uma vez que consiga abrir o arquivo, verás uma lista de pessoas que
puderam abrir-lo... Agora é sua vez!
Um homem queria entrar no seu trabalho, mas esqueceu de sua senha.
Entretanto lembrava-se de certas pistas para ajudá-lo.
São estas as 5 pistas:
1ª)O quinto número mais o terceiro equivalem a 14.
2ª)O quarto número é um a mais que o segundo número.
3ª)O primeiro número é um a menos que duas vezes o segundo número.
4ª)O Segundo número mais o terceiro número equivalem a 10.
5ª)A soma de todos os números é 30

RESPOSTA:
Não é difícil, o segredo é montar o enunciado!
Os números e suas variáveis: 1ª) A , 2ª) B , 3ª) C , 4ª) D , 5ª) E

Interpretando o enunciado e transformando em pequenas equações:

1ª)O quinto número mais o terceiro equivalem a 14.
E+C=14

2ª)O quarto número é um a mais que o segundo número.
D=B+1

3ª)O primeiro número é um a menos que duas vezes o segundo número.
A=2B+1

4ª)O Segundo número mais o terceiro número equivalem a 10.
B+C=10

5ª)A soma de todos os números é 30
A+B+C+D+E=30

Dica: o negócio é focar no 2º número (B), pois ele se repete bastante nas pistas acimas

Vamos lá:

E+C=14  à C=14-E
B+C=10 à B=10-C à B=10-(14-E) à B=E-4 à E=B+4
A+B+C+D+E=30 à (2B-1)+(E-4)+(14-E)+(B+1)+(B+4)=30 à 2B+E-E+B+B+14=30 à 4B=30-14 à B=4
D=B+1 à D=5
A=2B+1 à A=7
E=B+4 à E=8
C=14-E à C=6
A+B+C+D+E=30 --> 7+4+6+5+8=30
logo, o número é 74658






6) “Teste da Pré-escola” em 16/jun/2008

Para qual lado o ônibus abaixo está indo?
Para a esquerda ou para a direita?


Não consegue descobrir?
Olhe para a foto atentamente de novo.

Ainda não sabe? 



RESPOSTA:
O ônibus está indo para a esquerda.
Por quê?
Porque você não pode ver a porta pra entrar no ônibus.





7) “Vc é Inteligente? Então Resolva !!” em 27/mai/2008

Olá Pessoal, quero ver se vocês resolvem essa aqui!
Resolva:

Um homem chega numa igreja que tem 3 santos, ele se dirige até o primeiro santo e fala:
- Se você dobrar o que eu tenho no bolso, lhe dou 20 reais.

O santo dobra o que ele tem no bolso e o homem lhe dá os 20 reais e parte para o segundo santo, e fala:
- Se você dobrar o que eu tenho no bolso, lhe dou 20 reais.
O santo dobra o que ele tem no bolso e o homem lhe dá os 20 reais e parte para o terceiro santo. Ao chegar, ele fala:
- Se você dobrar o que eu tenho no bolso, lhe dou 20 reais.

O santo dobra o que ele tem no bolso e o homem dá os 20 reais para o santo e fica sem nada no bolso.
Pergunta: como pode ele dobrar 3 vezes o que tinha no bolso e acabar duro? Com quanto dinheiro o homem chegou na igreja?
A resposta está no arquivo anexo, para abrí-lo é preciso digitar o resultado. Caso esteja correto o arquivo abrirá, caso contrário, não abre.

A resposta deve ser digitada com 4 dígitos e com a virgula, mas sem o R$

Exemplo: 00,00

Vamos lá... quem abre o arquivo coloca o nome e passa pra frente!!!


Abraços,


RESPOSTA:
Um homem chega numa igreja que tem 3 santos, ele se dirige até o primeiro santo e fala:
- Se você dobrar o que eu tenho no bolso, lhe dou 20 reais.


Y = 2X - 20  /*1o. santo = dobrou o X que ele tinha e tirou 20, ficando com Y*/


O santo dobra o que ele tem no bolso e o homem lhe dá os 20 reais para e parte para o segundo santo, e fala:

- Se você dobrar o que eu tenho no bolso, lhe dou 20 reais.

 
Z = 2Y - 20 /*2o. santo = dobrou o Y que ele tinha e tirou 20, ficando com Z*/
Z = 2 (2X - 20) -20  
/*substituindo Y para ficar com X, que é a varíável procurada*/


O santo dobra o que ele tem no bolso e o homem lhe dá os 20 reais e parte para o terceiro santo. Ao chegar, ele fala:
- Se você dobrar o que eu tenho no bolso, lhe dou 20 reais.

 
W = 2Z - 20 /*3o. santo = dobrou o X que ele tinha e tirou 20, ficando com W*/
W = 2 (2 (2X - 20) -20) -20 
/*substituindo Z para ficar com X, que é a varíável procurada*/

 
O santo dobra o que ele tem no bolso e o homem dá os 20 reais para o santo e fica sem nada no bolso.
Pergunta: como pode ele dobrar 3 vezes o que tinha no bolso e
acabar duro? Com quanto dinheiro o homem chegou na igreja?

2 (4x - 40 - 20) = 0 /*igualando a zero (note virou uma equação de segundo grau em X)*/
2 (2 (2X - 20) -20) -20 = 0 
8x - 80 - 40 - 20 = 0
8x - 140=0
x = 140 / 8
x = 17,5


Resposta = R$17,50!





8) "pura matemática" em 19/mar/2008

qual o proximo numero da sequencia:
2-10-12-16-17-18-19


RESPOSTA:
O próximo número da sequência é 200 . 
Todos os números começam com a letra D!





9) "Problema Matemático - perímetro " em 20/mar/2008


Prezados, precisaria da ajuda e do empenho de vocês para a resolução de um probleminha bem simples .... descobrir o perímetro da figura abaixo:

Vale lembrar que a figura em nenhum momento está proporcional as medidas.
Eu já tenho o meu palpite, depois batemos as respostas e vemos a mais adequada rs ...


RESPOSTA:
Dá para fazer sem aproximar valor, nem escala, nem nada do jeito! Pois se um dos valores é desconhecido, um X, pelos cálculos que fizemos ele se "anula"!! Veja a imagem a abaixo com a solução que bolei:







10) "TENTE RESOLVER, SE NÃO CONSEGUIR, ME PERGUNTE !!!" em 10/abr/2007

Este teste é usado no processo de seleção do Banco HSBC.

 Tente resolver...

 ·        Tem um ônibus com 7 garotas dentro;
 ·        Cada garota tem 7 mochilas;
 ·        Dentro de cada mochila, tem 7 gatos grandes;
 ·        Cada gato grande tem 7 gatos pequenos;
 ·        Todos os gatos têm 4 pernas cada

 Pergunta:

  Quantas pernas tem dentro do ônibus?
  O número de pernas é a senha do arquivo em anexo.


RESPOSTA:
7 garotas X 7 mochilas = 49 mochilas
49 mochilas x 7 gatos adultos= 343 gatos grandes
343 gatos grandes x 7 gatos pequenos = 2401 gatos pequenos
total de gatos: 343 + 2401 = 2744
Pernas de gatos: 2744 * 4 = 10976
Pernas de garotas: 14
Total: 10976 + 14 = 10990
(isso sem contar as pernas de um suposto motorista, mas como ele não foi mencionado, então ele não existe no contexto)






É isso! Não se trata de mágica nem de truques: somente matemática e lógica.
Até a próxima!






Leandro M:-D>
http://leandromd.blogspot.com
"Todo mundo 'pensando' em deixar um planeta melhor para nossos filhos...
Quando é que 'pensarão' em deixar filhos melhores para o nosso planeta?"



quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

2011 - calculo mágico da idade?



Olá a todos! E um feliz 2011!
Acredito que muitos já tenham recebido o e-mail abaixo, não?

Este ano vamos experimentar quatro datas incomum .... 1/1/11, 1/11/11, 11/1/11, 11/11/11 e tem mais!!!    Agora vão descobrir:
Pegue os últimos 2 dígitos do ano em que nasceu mais a idade que você vai ter este ano e será igual a 111 para todos!   ALGUEM EXPLICA O QUE É ISSO ????

Bem, eu explico! rsrrs! Não é difícil entender a "mágica", vejam só:

* Quando falamos "pegue os 2 últimos dígitos do ano de nascimento", significa pegar 78 ao invés de 1978, 45 ao invés de 1945, e por aí vai, correto? 
Ou seja, se pegamos 74 ao invés de 1974, estamos pegando um número que é menor em 1900 unidades.

* E se pegarmos o nosso ano enigmático de 2011 e subtrairmos o belo 1900 encontrado acima, temos o quê? O cabalístico 111!  Precisa explicar mais?

* Ora pois, se não estão convencidos, uma equação simples explica isso, usando as variáveis "idade", "ano" e "ano2dig"  -- acho que os nomes já são bem sugestivos:

idade = 2011 - ano (essa é a conta que fazemos para saber a idade de alguém esse ano)

agora, isolando e trocando as variáveis:
idade = 2011 - (1900 + ano2dig)
idade = 2011 - 1900 - ano2dig
idade = 111 - ano2dig
idade + ano2dig = 111

É isso!

PS: Ah! E repare que essa e-mail não é 100% certo, pois soma 111 não vale para os miúdos que nasceram a partir de 2000!
Abraços e até a próxima!

Leandro M:-D>


"A matemática é a mais alta das ciências, o dom mais alto que os deuses deram aos homens."  
(Arquimedes) 
np - Agent Orange - A Cry for Help in a World Gone Mad

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Um feliz 2011, cheio de realizações!

A todos, um ano novo cheio de saúde (para ter como realizar todas as coisas), força de vontade (para querer realizar todas as coisas) e amor (a si mesmo, aos próximos e ao mundo, para fazer valer a pena realizar todas as coisas).

O restante (dinheiro, realizações, sucesso, etc) é apenas consequência disso.

Abraços e até a próxima!





Leandro M:-D>
"Procure ser uma pessoa de valor em vez de ser uma pessoa de sucesso."
(Albert Eistein)
31dez10

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Documento-Chave-Celular / Fechado-Apagado


Hoje escrevo sobre algo bem simples, mas que me ajuda bastante no dia-a-dia para não esquecer as coisas: é fazer uma rápida verificação se não esqueço nada quando saio de casa.





Praticamente, verifico duas coisas, em "conjuntos", repetidos em voz alta:


1) O conjunto "documento-chave-celular":
Eu verifico se estou saindo com a minha carteira, a chave de casa e também meu celular. Para isso, repito em voz alta as palavras: "
documento-chave-celular", "documento-chave-celular" e vejo se esses três itens estão no meu bolso ou na mochila ou em mãos. Se um dos três itens não estiver comigo no momento que eu estou "invocando" o nome dele, vou perceber no ato que estou o esquecendo.


 1b) Existe uma variante dessa sequência, que é o "documento-documento-chave-chave-celular", que é quando eu saio de casa de carro: daí preciso adicionar no "texto" de verificação uma segunda chave (a do veículo, que é separada da chave de casa) e um segundo documento (só saio de casa com eles quando saio de carro, caso contrário, ficam guardados bem quietinhos em casa).


 





2) O conjunto "fechado-apagado":
Verifico em cada um dos cômodos da casa (quarto, sala, cozinha etc.) se as janelas estão fechadas e se a luzes estão apagadas. No momento que estou saindo de casa,
eu entro antes em cômodo após cômodo repetindo em voz alta "fechado-apagado", "fechado-apagado" e verificando se realmente tudo está ok. Se uma janela estiver aberta ou alguma luz acesa, com essa verificação é fácil perceber.






Quando repito em voz alta essas sequências, acaba sendo quase um mantra, mas não chega a ser um T.O.C., graças a Deus! ;-)

Mas fica tão automático que não tem como esquecer, pelo menos esses itens básicos, que são objetos que fazem parte da rotina do dia-a-dia. 






PS: Uma boa dica também é sempre deixar esses itens no mesmo lugar em casa (mesa, banco, criado-mudo, em cima da TV etc.). Tanto que para coisas super básicas como meus óculos, eu não uso nenhum artifício especial. Como deixo  sempre no mesmo lugar na hora de dormir, e como eu tenho uma necessidade orgânica de usá-los, não há como esquecê-los.


E, para facilitar, coisas pequenas como aliança e correntinha de pescoço eu sempre deixo junto com óculos, assim, quando "visto" meus óculos logo que acordo acabo 'vestindo" também os outros apetrechos.


Espero que eu tenha ajudado com essas pequenas dicas.

Até a próxima!


Leandro M:-D>
"A amizade é como dinheiro: mais facil de conseguir do que de manter."