terça-feira, 3 de agosto de 2010

DIFERENÇAS ENTRE HOMENS E MULHERES NA EDUCAÇÃO

Aproveitando a "sessão nostalgia" de apresentações, eis uma outra que fiz, em abril de 2006 na FASP (Faculdades Associadas de São Paulo), quando eu cursei as disciplinas da Pós-Graduação: Didática do Ensino Superior e Metodologia de Pesquisa.

Se não me engano, os assuntos foram escolhidos pelo professor e sorteados para os alunos. Fomos sorteados com o assunto "diferenças entre homens e mulheres". Fiz a apresentação em parceria da minha colega de classe Yurie Kikkawa.

Bom proveito!

Abraços do M.D.


1) APRESENTAÇÃO (convertida de PowerPoint para imagens JPG):







































2) Anexo:





TESTE DA ESTRUTURAÇÃO DO CÉREBRO 




(retirado do livro POR QUE OS HOMENS MENTEM E AS MULHERES CHORAM ?, de Allan e Barbara Pease - capítulo 3)

A finalidade do teste é apontar a masculinidade ou feminilidade dos padrões do seu cérebro. Não há respostas certas nem erradas. O resultado é simplesmente uma indicação do nível provável de hormônio masculino que seu cérebro recebeu – ou não – por volta de seis a oito semanas a partir da concepção. Isso se reflete em seus valores, estilo, comportamento, orientações e escolhas.

Marque com um círculo a afirmação que lhe pareça mais verdadeira a maior parte das vezes.

1)      Quando consulta um mapa ou planta da cidade, você:
a.      Tem dificuldade e pede ajuda com freqüência.
b.      Vira o mapa para ficar de frente para a direção que vai tomar.
c.      Não sente dificuldade alguma.

2)      Você está cozinhando, preparando uma receita complicada, com o rádio ligado, e o telefone toca:
a.      Deixa o rádio ligado e continua a cozinhar enquanto fala ao telefone.
b.      Desliga o rádio e continua a cozinhar enquanto fala ao telefone.
c.      Diz que liga de volta assim que acabar de cozinhar.

3)      Você se mudou há pouco tempo. Uns amigos vão lhe visitar e lhe perguntam como chegar a sua casa nova. Você:
a.      Desenha um mapa com instruções bem claras e manda para eles ou pede a alguém para explicar.
b.       Pergunta pelos pontos de referencia que eles já conhecem e tenta explicar.
c.      Explica oralmente: “Pegue a rua tal até tal lugar, siga em frente, dobre à esquerda, vá até o segundo sinal...”.

4)      Ao expor uma idéia ou conceito, você geralmente:
a.      Usa lápis, papel e linguagem gestual.
b.      Explica oralmente, usando gestos e linguagem corporal.
c.      Explica oralmente, em linguagem simples e clara.

5)      Depois de assistir um ótimo filme, você prefere:
a.      Rever as cenas na memória.
b.      Conversar sobre cenas e os diálogos.
c.      Repetir os diálogos principais.

6)      No teatro, você prefere sentar:
a.      No lado direito da platéia
b.      Em qualquer lugar, tanto faz.
c.      No lado esquerdo da platéia.

7)      Um amigo tem um aparelho que não funciona. Você:
a.      Se solidariza e diz quanto lamenta.
b.      Recomenda um profissional confiável que possa consertar.
c.      Descobre como funciona e tenta consertar.

8)      Você está em um lugar desconhecido e alguém lhe pergunta onde fica o norte. Você:
a.Confessa que não sabe.
b. Pensa um pouco e conclui onde é.
c. Aponta em direção ao norte sem a menor dificuldade.

9)      Você achou uma vaga para o carro, é apertada  e tem que entrar de ré. Você:
a.      Prefere procurar outra vaga.
b.      Tenta entrar de ré com cuidado.
c.      Estaciona sem a menor dificuldade.


10)   Você está assistindo à TV e o telefone toca. Você:
a.      Atende com a televisão ligada
b.      Desliga a televisão e atende
c.      Desliga a televisão, pede a todo mundo para ficar calado e, então, atende.

11)   Seu cantor favorito acabou de cantar uma música que você ainda não conhecia. Você:
a.      Consegue imediatamente cantar alguns trechos com dificuldade
b.      Se a melodia for simples, consegue cantar alguns trechos.
c.      Acha difícil se lembrar da melodia. Lembra-se apenas de uma parte da letra.

12)   Para prever o desfecho de uma situação, você:
a.      Usa a intuição
b.      Toma uma decisão com base em transformações concretas e na intuição
c.      Analisa fatos, dados e estatísticas.

13)   Você não consegue achar as chaves. Então:
a.      Vai fazer outra coisa e espera lembrar onde deixou
b.      Vai fazer outra coisa, mas continua tentando lembrar
c.      Refaz mentalmente todos os seus passos para ver se se lembra de onde deixou.

14)   Você está em um quarto de hotel e ouve uma sirene ao longe. Você:
a.      Consegue imediatamente apontar de onde vem o som.
b.      Com alguma concentração, é capaz de dizer de onde vem o som.
c.      Não consegue identificar de onde vem o som.

15)   Em uma reunião social, sete ou oito pessoas lhe são apresentadas. No dia seguinte, você:
a.      Consegue com facilidade se lembra de seus rostos.
b.      Consegue se lembrar dos rostos de algumas pessoas.
c.      Acha mais fácil se lembrar dos nomes que dos rostos.

16)   Você quer passar as férias no campo, mas seu(sua) companheiro(a) prefere a praia. Para mostrar que a sua idéia é a melhor, você:
a.      Explica com carinho que adora o campo e que as crianças aproveitam muito mais.
b.      Diz que barato ficaria muito feliz em ir para o campo e promete que da próxima vez vai para a praia.
c.      Usa os fatos para decidir que será no campo – é mais perto, mais barato e com mais opções  de esporte e lazer.

17)   Ao planejar suas atividades diárias, você geralmente:
a.      Faz uma lista, para ver quais as prioridades.
b.      Pensa nas coisas que precisa fazer.
c.      Passa em revista mentalmente as pessoas e lugares a visitar e o que precisa ser feito.

18)   Um amigo tem um  problema pessoal e vem lhe contar. Você:
a.      Se solidariza e compreende.
b.      Diz que nada é tão ruim quanto parece e explica por quê.
c.      Dá sugestões e conselhos para resolver o problema.

19)   Um amigo e uma amiga, ambos casados, estão tendo um caso. Quando é mais provável que você descubra?
a.      Assim que o caso começar.
b.      Depois de algum tempo.
c.      Nunca descobriria.

20)   Para você, o que é mais importante na vida?
a.      Ter amigos e viver em harmonia com todos.
b.      Ser amigo dos outros, mantendo a independência pessoal.
c.      Alcançar objetivos, conquistando respeito, prestigio e sucesso na carreira.


21)  Se pudesse escolher, você preferiria trabalhar:
a.      Num grupo homogêneo.
b.      Junto com outros, mas mantendo seu próprio espaço.
c.      Por conta própria.

22)  Você prefere ler:
a.      Romances e ficção.
b.      Livros e jornais.
c.      Autobiografias e não-ficção.

23)  Em um shopping, sua tendência é:
a.      Comprar por impulso, principalmente as ofertas.
b.      Ter um plano que, no entanto, pode mudar.
c.      Verificar as etiquetas e comparar os preços.

24)  Você prefere dormir, acordar e fazer as refeições.
a.      Quando tem vontade.
b.      Seguido uma rotina básica, porem flexível.
c.      Mais ou menos na mesma hora do dia.

25)   Em seu novo emprego, você conheceu muita gente.Um dos novos colegas telefona para sua casa. Você:
a.      Reconhece a  voz imediatamente.
b.      Reconhece a voz depois de algum tempo.
c.      Tem dificuldade em reconhecer a voz.

26)   Durante uma discussão, o que é mais desagradável?
a.      Silencio, falta de respostas.
b.      A outra pessoa não entende seu ponto de vista.
c.      Perguntas e comentários indiscretos ou agressivos.

27)   Na escola, como você se saía nos testes de ortografia e redações?
a.      Achava tudo muito fácil.
b.      Bem em apenas um dos dois.
c.      Mal em todos os dois.

28)   Em festas ou aulas de dança, você:
a.      “Sente” a musica logo nos primeiros acordes.
b.      Segue algumas músicas ou exercícios, mas “se perde” dos outros.
c.      Tem dificuldade em seguir o ritmo.

29)   Na identificação e imitação de vozes de animais, que conceito você se daria?
a.      Fraco.
b.      Razoável.
c.      Muito bom.

30)   Ao fim de um longo dia de trabalho, você geralmente prefere:
a.      Conversar com amigos ou com a família.
b.      Ouvir o que os outros têm a contar sobre o dia.
c.      Ler ou assistir a televisão, em silêncio.





COMO AVALIAR O TESTE

Primeiro, some as respostas das letras A, B e C. Depois, consulte a tabela abaixo para chegar ao resultado final.

Homens
Número de respostas A multiplicado por 15 =

Número de respostas B multiplicado por 5 =

Número de respostas C multiplicado por -5 =

Total de pontos:


Mulheres
Número de respostas A multiplicado por 10 =

Número de respostas B multiplicado por 5 =

Número de respostas C multiplicado por -5 =

Total de pontos:


Para cada pergunta em que nenhuma das respostas tenha sido satisfatória conte 5 pontos.


330
CÉREBRO SUPERFEMININO
320
310
300

290
280
270
260
250
240
230
220
210
200
190
180
INTERSECÇÃO
170
160
150

140
130
120
110
100
90
80
70
60
50
40
30
20
10
0
-10
CÉREBRO SUPERMASCULINO
-20
-30
-40





ANALISANDO OS RESULTADOS


A pontuação da maioria dos homens fica entre 0 e 180 e a das mulheres  entre 150 e 300. Pessoas com cérebros estruturados para um pensamento predominantemente masculino geralmente marcam até 150 pontos.
Quanto mais próxima de zero for a pontuação, mais masculinas serão essas pessoas, provavelmente com um nível de testosterona mais alto. Demonstram grande talento para atividades que exijam raciocínio lógico e analítico e articulação verbal. Tendem a ser disciplinadas e organizadas. Lidam facilmente com a previsão de custos e o planejamento com base em dados estatísticos, raramente se deixando levar pela emoção. A pontuação mais próxima de zero é altamente masculina. Demonstra que quantidades significativas de testosterona estiveram presentes nos estágios iniciais do desenvolvimento fetal. Quanto mais baixa a pontuação da mulher, mais forte a sua tendência para o lesbianismo.
Cérebros estruturados para um pensamento eminentemente feminino produzem pontuação acima de 180. Quanto mais alto o número de pontos, mais feminino o cérebro e mais tendência da pessoa a demonstrar grande criatividade e talento artístico e musical. A maior parte de suas decisões é tomada com base na intuição. Os problemas são identificados a partir de poucas informações e solucionados com inteligência e criatividade. Homens com pontuação acima de 180 têm maiores chances de serem gays.
No homem com pontuação abaixo de zero e na mulher com mais de 300 pontos, os cérebros são estruturados de modos tão diversos, que eles só têm em comum o fato de viverem no mesmo planeta!
Pontuações entre 150 e 180 indicam um pensamento compatível em ambos os sexos, ou um pé em cada campo sexual. Essas pessoas não tendem a um pensamento masculino ou feminino e geralmente demonstram uma flexibilidade que pode ser vantajosa para a solução de problemas. Têm predisposição a fazer amigos tanto entre as mulheres quanto entre homens.







3) Referências:

• Pease, Allan e Pease, Barbara, POR QUE OS HOMENS MENTEM E AS MULHERES CHORAM ?, Sextante, 2003


• Pease, Allan e Pease, Barbara,
 POR QUE OS HOMENS FAZEM SEXO E AS MULHERES FAZEM AMOR ?, Sextante, 2000


• Gray, John,
 HOMENS SÃO DE MARTE MULHERES SÃO DE VÊNUS, Rocco, 1997


• Sobre PNL


•Programa
 FANTÁSTICO, Rede Globo, 16 de abril de 2006 – “Estudo da Universidade de Brasília analisa as diferenças dos cérebros de homens e mulheres”

•Costa, Elis Regina da, DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - AS ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM E A ANSIEDADE DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL : IMPLICAÇÕES PARA A PRÁTICA EDUCACIONAL, Universidade Estadual de Campinas - Faculdade de Educação, 2000



Esse documento cita a obra:
• La Rosa, J., PSICOLOGIA: REFLEXÃO E CRÍTICA


•Correia, Ana Magda A.; Cheng, Liang-Yee. ESTUDANTES E PROFESSORES DE PERFIL. 29º. Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia (COBENGE), 2001


Esse documento cita ainda as obras:

• Belenky, M.F, WOMEN’S WAYS OF KNOWING: THE DEVELOPMENT OF SELF, VOICE AND MIND
• McKeachie, W.J., LEARNING STYLES CAN BECOME LEARNING STRATEGIES
• Montgomery, S.M.; Groat, L. N., STUDENT LEARNING STYLES AND THEIR IMPLICATIONS FOR TEACHING
• Felder, R.M.; Saloman. B, LEARNING STYLES AND STRATEGIES

As apresentações realizadas nessa disciplina:

• Alexei Ceretti.
 APLICAÇÕES PRÁTICAS EM NEUROLINGÜISTICA.
• Flávio Makoto Nemoto.
 TIPOS DE ALUNOS.
• Sandra Regina da Silva. ANÁLISE TRANSACIONAL.
• Mailson. O PROFESSOR COMO LÍDER DE EQUIPE.



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