Caros,
Vejam abaixo uma matéria que saiu na revista SuperInteressante (ed. Abril) de dezembro de 2010 sobre "falar em público" -- algo cada vez mais importante nos dias de hoje.
Vejam abaixo uma matéria que saiu na revista SuperInteressante (ed. Abril) de dezembro de 2010 sobre "falar em público" -- algo cada vez mais importante nos dias de hoje.
E notem no rodapé da página que uma das fontes citadas é o Prof. Osório Antônio Cândido da Silva, cujo curso de Oratória (expressão verbal e técnicas de apresentações) eu fiz em 2010.
O curso foi muito bom, um dos melhores cursos que fiz! Foi bem bacana, dinâmico e aprendi muito! E acho que algumas coisas no meu jeito de falar (e de me portar numa conversa ou apresentação) mudaram (para melhor)! E ainda estou trabalhando continuamente para mudar mais ainda!
Inclusive, eu recomendo esse curso do Prof. Osório a todos: pessoas físicas, empresas, estudantes! Com certeza, vale a pena! Fale com o RH ou pessoas de decisão da sua empresa sobre isso!
Bem, agora, voltando à reportagem da Super que comentei, veja abaixo a imagem da página eu scanneei (ou tirei uma foto, nem lembro), seguido do texto, que eu peguei do blog http://gatnoi2010.blogspot.com/2010/12/como-falar-em-publico.html, que transcreveu a reportagem da revista. E o link oficial da revista está em http://super.abril.com.br/cotidiano/como-falar-publico-614521.shtml
MANUAL - COMO FALAR EM PÚBLICO
Alterações para afugentar o tédio, interação e conhecimento do público, além de uma dose saudável de autocrítica, são as chaves para que você dê o seu recado. Mas, por favor, maneire no PowerPoint.
1) Ria de si mesmo: Se cometer alguma gafe e o público achar graça, ria com ele e prossiga. E não precisa pedir desculpas, pois isso passa uma impressão de insegurança e despreparo.
2) Frase-resumo: Comece com uma frase de efeito, que resuma seu tema e conquiste o público. Em jornalismo é o que a gente chama de lead: pôr o mais importante logo no início.
3) Lei dos 5 minutos: O público não mantém a concentração por mais de 6 minutos. Para garantir o foco, a cada 5 minutos, altere algo: sua posição, o volume da voz, o slide da apresentação.
4) Vídeo Autocorretivo: Grave-se falando. Só aí você repara e se livra de muletas como "tipo..." e "né?", pausas como "ããã" ou "éééééééééé" e cacoetes como coçar a cabeça a ajeitar as calças.
5) Power Point com moderação: A idéia é falar, não ler em público. Para isso, deixe o mínimo de texto em cada slide. A apresentação deve auxiliar, mas jamais ofuscar o palestrante.
6) Conheça o público: Saiba quem é sua plateia e o que ela espera de você - não pague o mico de saber menos que ela. Além disso, esteja atento à reação das pessoas e dê espaço à interação.
7) Bônus antibranco: Basta usar a frase: "Na verdade, o que eu queria dizer é..." Esse artifício obriga você a recontar a mensagem de outra maneira, e isso pode livrá-lo da armadilha do "branco".
Fontes: Osório Antônio Cândido da Silva, professor de técnicas de comunicação e expressão verbal da Faculdade Cásper Líbero; Reinado Passadori, presidente e fundador do Instituto Passadori de Comunicação Verbal; Reinaldo Polito, mestre em ciências da comunicação, professor de oratória e autor de Superdicas para Falar Bem e Seja um Ótimo Orador; William Douglas, conferencista e autor do livro Como Falar Bem em Público.
Fontes: Osório Antônio Cândido da Silva, professor de técnicas de comunicação e expressão verbal da Faculdade Cásper Líbero; Reinado Passadori, presidente e fundador do Instituto Passadori de Comunicação Verbal; Reinaldo Polito, mestre em ciências da comunicação, professor de oratória e autor de Superdicas para Falar Bem e Seja um Ótimo Orador; William Douglas, conferencista e autor do livro Como Falar Bem em Público.
Para completar, um texto interessante do Prof. Osório:
Os 10 caminhos para falar bem - As principais orientações para quem quer melhorar o desempenho de uma apresentação em público
* versão resumida em: http://revistalingua.uol.com.br/textos.asp?codigo=11989
* versão longa (em construção) em: http://falar-em-publico.blogspot.com/2010/03/os-10-caminhos-para-falar-bem.html
Espero que essa informação tenha sido seja útil! Pois, para mim, foi!
Abraços e até a próxima!
Leandro M:-D>
http://leandromd.blogspot.com
"Fanático é o sujeito que não muda de idéia e não pode mudar de assunto." (Winston Churchil)
"Fanático é o sujeito que não muda de idéia e não pode mudar de assunto." (Winston Churchil)
Obrigada, Lê.
ResponderExcluirMuito bom. :)
Dei o meu primeiro curso aqui no Canada. Foi pro pessoal que trabalha comigo. Vou tentar seguir as dicas da revista da próxima vez. :)