quinta-feira, 16 de junho de 2011

Fotos Macro - com uma LUPA de Zoom 8x

Hoje em dia muitos gostam de tirar fotos “macro”, ainda mais com os recursos tecnológicos das câmeras de hoje. Com a macrofotografia, podemos visualizar pequenos detalhes das coisas que nos cercam, e que muitas vezes nem percebemos.

Mesmo a minha câmera digital, uma Sony Cyber-Shot P-72, comprada em 2005, já tem um recurso de fotografias macro, que funciona relativamente bem. Mas consigo “expandir” essa funcionalidade de uma forma bem bacana: segurando na frente da lente da máquina uma lupa que meu irmão me deu!

Essa lupa, cuja lente proporciona um zoom de 8x, é usada profissionalmente para "análise de campo com escala, para avaliação de campo de desgaste e demais avarias em ferramentas de corte" (conforme palavras do meu irmão, que é da área mecânica, enquanto que eu ,da área de TI, não tenho muito noção do que seja isso, rsrs).

Bem, eu estou usando a tal lente para tirar fotos "macro" de diversas coisas, desde insetos e plantas até para ver textura de materiais e organismos.

E isso pode se feito usando uma câmera qualquer -- desde que se tenha a lupa, é claro!

Mais abaixo, algumas coisas que eu já fotografei dessa maneira (publicadas originalmente no orkut em set/2009).

Apreciem e até a próxima!

Leandro M:-D>
"640 Kb é mais do que suficiente para qualquer um."  (Bill Gates, 1981)
np – Kaiser Chiefs - The Angry Mob



Não é uma vassoura piaçava: é a trança da barba mesmo!




Queijo gorgonzola! Hmmmm!


Mãos calejadas.


Jaraguá, 2008 - pedra arenosa no "campo sujo" (parte alta do pico), na Trilha do Pai Zé




Uma joaninha que apareceu no meu banheiro outro dia... (2009)


Não sei que inseto é esse, mas sei que ele tinha umas bolinhas na antena... e apereceu na área de serviço lá de casa (2009)


Joaninha!!


Bicho...


As "veias e artérias" de uma folha.


Um cadarço (português brasileiro) ou atacador (português europeu) é um cordão usado para prender os sapatos e ajustá-los ao pé.


Faixa de Gaze.


Cactus Jack.


Líquens em uma árvore.


Meu nome escrito com caneta esferográfica em papel reciclado! Dando um zoom, veremos como o traço é falho!




Língua.




Imã de Geladeira - Trenzinho!


Imã de Geladeira - Iron Maiden!



Um pouco de purê de batatas da ponta da faca.



Sobrancelha.


Detalhe da faixa prateada da Nota de 20 reais - veja o Mico Leão.




Minha barba.




Cabelo da minha barba - com pontas duplas (1cm ou 10mm).




A lente propriamente dita e a mesma sendo utilizada em uma pesquisa de campo.


---





4 comentários:

  1. Pesquisa de campo? Haha! Não deixávamos os bichinhos em paz, tudo tinha que ser analisado pelas super lentes! rsrs

    ResponderExcluir
  2. Meu amigo Jura me disse: "Demais, MD! Vc sempre me surpreendendo!"

    Hahaha! Que nada! Acho que depois do Besouro Patrulheiro Amarelo das Galáxias, nada mais surpreende! rsrs

    ResponderExcluir