quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Carnaval, Pontuação e Matemática

Nessa época do ano, o assunto na TV e na mídia em geral é o Carnaval, suas folias, os blocos de rua, trios elétricos e, principalmente, os desfiles das Escolas de Samba das grandes cidades como Rio de Janeiro e São Paulo.



Sobre esse último item, uma coisa, que não sei se escutei bem, me chamou atenção: sobre a PONTUAÇÃO.


Corrijam-me se estou errado: as notas lançadas para cada quesito vão de 9 a 10! É isso mesmo?

Se sim, repararam como isso é ridículo, matematicamente falando?

Oras, se um jurado dá 10, nota dez (como dizia o Carlos Imperial), significa excelência, a maior nota possível.

E se é dada uma nota 9.9, é que foi muito bom, quase chegou a excelência.

Uma nota 9.8 é muita boa também, mas ainda não chegou lá.

Ok, até aí, tudo bem! Se pensarmos em termos de notas escolares (escolas de verdade), está similar.

Mas se é dada uma nota 9.5 na apuração carnavalesca, significa que o resultado foi mediano.
E se a nota for 9.0 ou 9.1, significa péssimo! (Pois está muito próximo ao limite inferior.)

Em que colégio ou faculdade uma nota nove (de um máximo de 10) significa algo ruim?

Em nenhum, pois as notas vão do limite inferior 0 até o limite superior 10.

Poderia ser de 0 a 100 ou de 0 a 5 ou com outros critérios de pontuação (vamos desconsiderar o padrão de ABCDE de notas nesse instante, para não complicar com mais analogias).

Voltando: ou seja, o limite inferior é zero, a nota mais baixa, o pior valor possível.

Mas no momento que no Carnaval as notas vão de 9 a 10, então o zero é o próprio nove. Assim como uma sofrível nota 1 seria o 9.1, uma mediana nota 5 seria o 9.5 e assim por diante.

Acho que fazem assim pelo valor psicológico da nota: é mais “bonito” receber um 9.3 do que uma nota 3. E é menos humilhante receber um nove do que um zero. 

Imagine um estudante (ou “estudanta”, se a
moda pega) mostrando para os pais o seu boletim. Uma nota 9.5 assusta menos do que um 5 ou um “C”. E mais: é até motivo de orgulho para a família.


Bem, eu não ia escrever mais nada hoje no blog, mas precisei falar sobre isso, pois esse range "9 a 10" me incomodou!
E precisava falar sobre isso ainda hoje, enquanto o assunto está quente! Mesmo com o sono que estou no momento, nessa Quarta-Feira de Cinzas.

Alguns podem achar esse texto meio confuso ou repetitivo ou até pouco convincente...  Tanto faz! Esse texto não é uma redação em uma prova. Mas se quiserem avaliar, me dêem uma nota nove que está tudo certo!

Abraços e até a próxima!

Leandro M:-D>
22fev12
”Quando me vi obrigado a 'comer o pão que o diabo amassou', eu jejuei." (Sydney de Oliveira)
np – New Model Army- gigabyte wars

11 comentários:

  1. Notaaa déééééééééééééééixx

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  2. Só um adendo... essa variação do range das notas já mudou várias vezes. Segundo os representantes das ligas, as medidas visam aumentar a disputa na competição. O range já variou de 5 a 10, de 7 a 10, 8 a 10 e esse ano o Rio adotou essa margem de 9 a 10 (São Paulo continua de 7 a 10 ou 8 a 10, se não me engano). A margem decimal também mudou. Antes era 0,25 e agora é de 0,1. Dessa forma, segundo os dirigentes da Liga, escolas que tiveram um detalhe falho, mas não o suficiente para perder 0,25, recebia 10 e agora o jurado pode dar um 9,9.

    Eu não creio que mudar o range torne a competição mais acirrada. Concordo que faria mais sentido o range escolar de 0 a 10, mas o que dizer de um país cuja educação é tão pouco valorizada? Acho que parar com essas regras de descarte da mais baixa deixaria a competição mais acirrada pois, a qualquer momento, uma escola que vinha na sequência de 10 pode levar um 9,5 e colocar as outras de volta na competição. De fato, se a escola levou um 9,1, no critério de 0 a 10, provavelmente ela levaria um 1. Contudo, em outras apurações, quando o range era maior, observava-se que certos jurados tinham receio de dar nota baixa. Alguém que deu 9,1, se o range fosse de 0 a 10, certamente teria dado 7 ou 8. Pelo menos, quando o range era de 5 a 10, eu não lembro de nenhuma escola ter levado 5 ou 6 no passado. A nota mais baixa era 7. Como vc mesmo comentou, acho que esse critério serve justamente para que um jurado que ache que a escola merecia 1 pelo quesito, mas tem vergonha de dar essa nota e daria 7 nos termos normais, possa dar o 1 disfarçado de 9,1.

    A verdade é que essas competições sempre zoneadas, cada ano mudando um ou outro item do critério sem uma lógica definida, ainda mais em SP que permitiram misturar carnaval com futebol, está estragando ainda mais o desfile. Passar na Marginal Tietê quando a Gaviões toma um 8,5 é o mesmo que visitar uma prisão de segurança máxima e ser surpreendido por uma rebelião.

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    1. Pois é, Klebão!
      Deveriam usar critérios de notas por palavras, como no Visio, no post:
      http://leandromd.blogspot.com/2012/02/grande-extra-grande-jumbo-ou-colossal.html

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    2. Gostei da sugestão. Se eles quiserem, sugiro até uma tabela de conversão com acréscimo de mais algumas frases:

      10.0 "You Winn!!! Fatality!!"
      9.9 "Puta Merda"
      9.8 "Excelente"
      9.7 "Muito Foda"
      9.6 "Muito Bom"
      9.5 "Dá para o Gasto"
      9.4 "Zoado"
      9.3 "Muito Gay"
      9.2 "Só tem Merda"
      9.1 "Não serve nem para pano de chão"
      9.0 "Melhor procurar outro corno e partir para o Sertanejo"

      E sugiro ainda uma troca de quesito para São Paulo. Em vez de "Mestre Sala e Porta Bandeira", coloca o "Quebra Placa e Taca Fogueira!". O problema é que nesse quesito a Gaviões vai ser imbatível, mesmo com a Império da Casa Verde na cola.

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  3. Não entendo nada de carnaval, muito menos do sistema de pontuação, muito embora eu goste de assistir a apuração de SP pelo conteúdo didático e informativo desse evento em si - uma pena ter perdido a desse ano... Mas acho que se é isso mesmo - de as notas serem dadas somente entre 9 e 10 - deve ter algo a ver com resguardar a integridade física dos jurados.

    Pepino

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  4. Não é mais necessário nota, nem desfile.
    No próximo carnaval, juntemos todos os integrantes de todas as escolas (sic) no sambódromo paramentados com suas indumentárias ridículas, cada qual como uma peixeira na mão.
    Ao término da contenda, verifica-se o número de sobreviventes e a que "escola" pertencem.
    Após a apuração, declara-se vencedora a "escola" com mais sobreviventes.
    Mas é prudente antes desarmar os vencidos, se houver, para prevenir qualquer tentativa de "fazer justiça".
    Desta forma, acredito que o carnaval tornar-se-á muito mais interessante e bem mais ao gosto dos participantes.
    Talvez eu até o assista.

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  5. Se os critérios mudaram, alguém me avise, por favor!

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