quarta-feira, 23 de maio de 2012

Caos em Québec, Canadá

Acho que nem todos brasileiros estão sabendo o que está acontecendo no Canadá, parece que os noticiários daqui não estão reportando o quão crítico está a situação lá.

Veja mais abaixo o que um amigo meu que mora lá relatou por e-mail sobre o CAOS que está lá em Quebec, que é onde essa pessoa mora.

Abraços,

Leandro M:-D>
23mai12
"A desgraça de quem não gosta de política é ser governado por quem gosta."
(Platão)
np – Aterciopelados - Río


-----------------------------------------
20-maio-2012

Primeiramente; não se preocupem com a nossa segurança por aqui. Estamos na periferia, lembram? Longe de toda essa bagunça.

Em segundo lugar; estou relatando o que está acontecendo no Québec por meio do Facebook. Mas como não são todos vcs que tem Facebook (fazem bem de não ter) vou informar algo para vcs que acho muito importante. O caos que se instala no Québec, principalmente nas cidades mais importantes da província do Québec. 

O background da situação: o governo, (governo esse chamado governo Liberal, pois Liberal é o nome do partido. O nosso sistema aqui é o parlamentarismo, então cada província tem um primeiro ministro. No caso do Québec o primeiro ministro chama-se Jean Charest), está tentando passar uma lei para aumentar as taxas nos colégios e universidades na província do Québec. Os estudantes não aceitam esse aumento e o que começou com uma simples idéia foi crescendo e se tornou uma greve, a greve dos estudantes.

Como vcs podem imaginar uma greve de estudantes é totalmente diferente de uma greve de assalariados, empregados, que dependem do seu emprego pra ter dinheiro. Os estudantes não dependem da escola, não recebem nada da escola, além da edução. Então, o governo ao invés de tentar achar um ponto em comum e tentar resolver o problema, se endureceu. Em 15 semanas de greve o primeiro ministro, Jean Charest, não se sentou nenhuma vez com os estudantes pra tentar resolver esse problema. Muito pelo contrário, o governo tem um "ar de autoritárismo", desde do começo dessa greve.

Pois bem, o governo não cede, não conversa, ignora as manifestações dos estudantes, mas o governo quer acabar com essa greve e com essas manifestações. Assim sendo, na quinta da semana passada, o governo Liberal criou uma lei, uma lei especial. Essa lei especial, tinha que ser urgentemente aprovada. Então o governo chamou o congresso (onde ele tem a maioria dos parlamentares) e requisitou uma votação de urgência. Como vcs podem imaginar, tendo a maioria no congresso, essa lei passou. Passou com 68 votos à favor e 48 contra. E o que é essa lei especial? Essa lei especial; dá mais poder pra polícia, praticamente faz como que qqer tipo de manifestação seja ilegal e cria multas caríssimas (variando de 1000 dólares até 125K dólares) pra quem não obecer.

Claro que aí, não só os estudantes ficaram revoltados, mas toda a população. O que aconteceu então na sexta, logo depois dessa lei ter passado no congresso do Québec? A população foi pra rua, juntamente com os estudantes. Então, se via muitos idosos e famílias marchando nas ruas de Montréal. E ontem isso se repetiu. 10 mil pessoas nas ruas. E lembre-se manifestações são praticamente ilegais. Então a polícia foi bem mais dura com os manifestantes. E o que aconteceu? Os manifestantes ficaram bravos e foram contra a polícia. Resumo; 69 pessoas foram presas, muitas pessoas feridas, manifestantes colocaram fogo no meio da rua.

E hoje o que acontece? Pelo que leio nas redes sociais (Twitter e Facebook), vai haver outra manifestação e pasme; com pessoas de outras províncias que estão vindo ajudar a população do Québec. Por que pessoas de outras províncias? Por que essas pessoas, na teoria, não podem ser presas. 


Fiquem ligados. Próximos capítulos na novela será enviada pra vcs.

Os vídeos e fotos são ou de ontem ou de anteontem.

O primeiro vídeo abaixo mostra a polícia atacando pessoas que estavam no terraço de um bar na rua St-Denis.






-----------------------------------------
22-maio-2012

Novas notícias da situação no Québec:

Noite de domingo pra segunda (segundo foi feriado aqui no Québec, feriado do dia dos patriotas, em referência aos franceses que lutaram contra os ingleses), foi a pior noite em termos de violência dos policiais contra os manifstantes nas ruas de Montréal. Os manifestantes revidaram a polícia, alguns afrontavam, mesmo sabendo que seria presos. Resultado: mais de 300 pessoas foram presas, cerca de 20 pessoas ficaram feridas.

Como acontece a intervenção da polícia? Tenham em mente que praticamente formas de manifestação são ilegais. Lembrem-se da lei que passou no congresso do Québec as pressas na sexta passada. Com base nessa lei a polícia tem muito poder. Poder de fazer o que? Poder de declara a manifestação ilegal, poder de dar multas (bem salgadas), pode de prender baseada em critérios arbitrários. Critérios esses que foram criados nessas lei que passou sexta no congresso. Lembrem-se também que a polícia está lidando com manifestantes que na sua grande maioria são manifestantes universitários. Ou seja, pessoas que a priori, são mais "intelectualizadas" que a massa.


Tendo esse cenário em mente. O que aconteceu de domingo pra segunda? Pessoas não obedeciam às ordens da policía. Que tipo de ordem? Por exemplo, uma tática da polícia é declarar a manifestação ilegal e tentar quebrá-la em vários pequenos grupos de pessoas. Então, numa intersecção, por exemplo, a tropa de choque aparace e não deixa parte da manifestação seguir com o grupo. Eles gritam: recoulez, recoulez. ( para trás, para trás) E obrigam parte dos manifestantes a irem no sentido oposto do grupo de manifestantes. Muitos manifestantes o que faziam? Simplesmente paravam e não íam para trás. Sei lá, talvez vou falar besteria. Os indianos que me corrijam, mas isso me lembra a desobediência pacífica civil, que Gandhi usou contra as forças coloniais britânicas.

O que está acontecendo agora? Sei que Michael Moore "twitou" sobre a manif de domingo. Sei que haverá protestos em Washington DC, NY e Paris apoiando os estudantes e contra a lei especial.

Próximos capítulos virão. Irei vos escrever.


Esse grupo de jornalistas foram atacados QUATRO vezes pela polícia na noite de domingo para segunda.

Pra quem não entende francês; os manifestantes estão xingando a policial de facista. Não xingam com palavras de baixo calão. Depois que ela joga esse negócio aí de pimenta a primeira vez, eles perguntam o número da matrícula dela, que é 728. Falam que ela vai virar uma estrela no youtube e que os outros policiais do lado dela não agiram de maneira agressiva como ela.

-----------------------------------------

6 comentários:

  1. A coisa é séria! Isso só prova que todo lugar do mundo podem acontecer essas brigas, não existe um paraíso perfeito aqui na Terra... :-(

    ResponderExcluir
  2. Leandro, já estive em Montréal. cidade organizadíssima, habitantes aparentemente satisfeitos com o que têm (transporte e sistema de saúde público de qualidade, "cidade" subterrânea para o período de inverno, etc). É interessante saber que nem tudo é perfeito por lá. E qual a atitude da população para se 'defender' daquilo que não concordam. Obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, onde existirem seres humanos, haverá imperfeição...

      Excluir
  3. Bicho tá pegando psor. o.O

    ResponderExcluir
  4. Até que enfim alguém no Brasil noticiou o que está acontecendo por aqui:

    Vejam as noticias no Brasil das manifestações da greve estudantil e Lei 78 do Quebec

    http://oglobo.globo.com/mundo/protesto-tem-maior-numero-de-prisoes-em-quebec-desde-1970-5013698

    ResponderExcluir
  5. Espero que ninguém fale aqui que "ainda bem que a Luiza não está mais no Canadá"....

    ResponderExcluir