quinta-feira, 17 de maio de 2012

Koluna do Klebão 7 - metroviários em greve?

Mais um texto do meu camarada Kleber.
Abraços e até!

Leandro M:-D>
"Todo homem é basicamente mau." (Nietzsche)
np –  Soft Cell - Frustration

Qual o melhor comentário para a notícia abaixo?

a.       Considerando o estado diário de operações das linhas de metrô e trem, eu pensava que os metroviários e também os funcionários da CPTM estavam em greve desde o início do ano.


b.      Semana que vem vamos ter estações lotadas, pessoas estressadas e poucos metrôs andando. Ou seja, a velha rotina de sempre acrescida dos jornais da Globo noticiando como se o transtorno só tivesse ocorrido agora por causa da greve.


c.       Desde que não atrasem as obras da Copa...



Fonte: Inspirado no site Kibeloco.com.br (é bom citar... hoje até fantasia de macaco tá dando processo. Quem não é filho do Eike ou artista da Globo tem que se virar como pode).




http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI5778555-EI8139,00-Metroviarios+de+SP+decidem+entrar+em+greve+no+dia.html



Metroviários de SP decidem entrar em greve no dia 23
16 de maio de 2012 • 21h58 • atualizado às 22h04




O Sindicato dos Metroviários de São Paulo aprovou na noite desta quarta-feira indicativo de greve para a próxima quarta, dia 23. A categoria se reuniu com a Companhia do Metropolitano (Metrô), mas rejeitou as propostas de reajuste salarial apresentadas.
Segundo o Metrô, foi oferecido reajuste de 4,65% (4,15% pelo índice IPC/Fipe - baseado na variação de preços para o consumidor - e 0,50% de aumento real) a partir da data-base de 1º de maio. A categoria reivindica reajuste de 5,13%, baseado no índice IVC/Diese, que mede a variação do custo de vida das famílias com renda de 1 a 30 salários mínimos, e aumento real de 14,99%. A empresa e os metroviários divergem também sobre o reajuste no vale-refeição e alimentação. O Metrô afirmou que deve entrar com uma medida cautelar para garantir a prestação de serviços caso a categoria realize a paralisação.
Os funcionários marcaram para sexta-feira, às 15h, na estação da Sé, um ato para apresentar as reivindicações. Às 18h30 da próxima terça-feira, a categoria realiza nova assembleia para votar eventuais propostas apresentadas pela empresa e, se for o caso, organizar a greve.
Após o choque de trens na Linha 3-Vermelha que deixou dezenas de feridos ontem de manhã, a categoria criticou o governo por sucessivas ocorrências no Metrô e na Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CTPM). Para o presidente do sindicato, Altino de Melo Prazeres Júnior, o sucateamento do sistema é o responsável pela ocorrência. "São 20 anos de falta de investimento no metrô e na CPTM. É preciso contratar mais funcionários,modernizar os equipamentos e aumentar a malha", afirmou.
Também em assembleia, o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias de São Paulo decidiu não entrar em greve antes de tentar novamente conciliação com a CPTM. A categoria vai propor, em uma audiência de negociação marcada para a tarde de quinta-feira no Tribunal Regional do Trabalho, reajuste de 7,05%.


Outras capitais
Em outras seis capitais, os ferroviários estão em greve desde terça-feira. Em João Pessoa, Natal, Recife, Maceió, Belo Horizonte e Natal, os funcionários da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) estão paralisados e funcionam com 30% da capacidade nos horários de maior movimento. Na capital do Rio Grande do Norte, a população ainda sofre com os transtornos provocados pela greve do setor rodoviário, que está 100% paralisado.


Os trabalhadores ferroviários aderiram ao movimento nacional que reivindica reajuste salarial de acordo com o índice do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese); plano de saúde integral; participação nos lucros e resultados e adicional noturno de 50%. A paralisação é por tempo indeterminado.


A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) ainda não se pronunciou a respeito. Segundo a assessoria do órgão em João Pessoa, o presidente Francisco Colombo se encontra em Brasília para tentar negociar o reajuste junto aos ministérios do Planejamento e das Cidades. O escritório no Rio de Janeiro também está com o funcionamento comprometido porque os funcionários estão sendo impedidos de entrar por integrantes do sindicato dos trabalhadores do setor.





3 comentários:

  1. Perfeito Leandro, vem ai o MonoTrilho Morumbi!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é! Só espero que seja uma coisa boa e que funcione bem....

      Excluir
  2. Esse é o país da Copa!

    Tampando o sol com a peneira, esquecem que o sistema metroviário de SP não suporta mais a demanda, principalmente na Zona Leste. Imaginem no dia de jogo da Copa ou do Corinthians lá na Arena, como ficarão a Linha 3 do Metrô, o Expresso Leste da CPTM, a Radial Leste e Marginal Tietê?

    Mas uma das preocupações mundanas por parte do brasileiro em geral é a Copa do Mundo; do corintiano em geral é a construção do estádio do Corinthians, vulgo Itaquerão; e de alguns evangélicos é a construção ou não da estátua de São Jorge, padroeiro do time, em frente ao estádio do time em questão!

    ResponderExcluir