sexta-feira, 25 de novembro de 2022

Vários Nemos -- e ninguém é Nemo

Há um novo novo filme da Netflix, "Terra dos Sonhos" ("Slumberland"), baseado nas HQs "Little Nemo in Slumberland" dos anos 1910, de Winsor McCay. Estrelado pela menina Marlow Barkley (como Nemo), Jason Momoa (o atual Aquaman dos filmes da DC), Kyle Chandler (o carinha que recebia o jornal de amanhã da antiga série "Early Edition") entre outros.

Quando comecei a assisti-lo, eu nem estava me ligando sobre o que era o filme -- mesmo com o título em português (e eu não tinha visto o título original em inglês, se não, teria matado a charada rsrs) e mesmo com a menina navegando pelos sonhos; mas em um certo momento em que menina estava sonhando e a cama dela criou pernas super longas e começou a andar pelas ruas, eu pensei: "Meu Deus?! Adaptação do Little Nemo in Slumberland de Winsor McCay!!?".

Mas falar sobre o filme nem é o objetivo deste post. Assistam e vejam o que acham! Eu curti! Link da filme na Netflix aqui.





Na verdade, eu tinha um rascunho de um post sobre "NEMO" desde 2014, e tenho deixado de lado todos estes 8 anos! Mas vou aproveitar este momento para publicar (ainda mais que há 3 meses não posto nada aqui no blog, e há 10 meses não produzo nada novo também).

Vamos lá, para este 800º post:

A palavra "Nemo" vem do latim "NINGUÉM". O mais curioso é que VÁRIOS personagens famosos usaram este nome:

O Pequeno Nemo (citado acima) é o personagem principal das tiras de jornal "Little Nemo in Slumberland" e "In the Land of Wonderful Dreams", feitas pelo artista pioneiro Winsor McCay nos anos 1900 e 1910. As histórias (fantasiosas, surreais, às vezes críticas, sombrias e ameaçadoras) eram focadas nos sonhos deste menino (como da menina do filme que comentei).
 




Em 1989, baseado nesta HQ clássica e canônica, lançaram um anime chamado "Little Nemo: Adventures in Slumberland", lançado no Japão apenas como "Nemo" (ou "Nimo", "ニモ").


E no ano seguinte, a Capcon com a Nintendo lançou para NES (Nintendinho) o videogame "Little Nemo: The Dream Master", também conhecido como "Pajamas Hero Nemo".




Mas mudando de personagem: na década de 1870, o escritor francês Júlio Verne tinha lançado os livros "Vinte Mil Léguas Submarinas" e "A Ilha Misteriosa". Em ambos aparece o obscuro e genial Capitão Nemo, o comandante e construtor do submarino futurístico Náutilus.
 


O misterioso Capitão apareceu nos vários filmes sobre o livro ao longo do século XX. Um exemplo clássico é o filme dos Estúdios Disney de 1954 (filmado na então moderna tecnologia CinemaScope), interpretado pelo ator James Mason (que contracena com Kirk Douglas, o eterno Spartacus e pai do ator Michael Douglas).  



E o Capitão também aparece, anos depois, em 1999, quando o escritor e quadrinista britânico Alan Moore lançou a série de HQs chamada "A Liga Extraordinária" (do original "The League of Extraordinary Gentlemen"), onde ele agia com outros personagens da literatura clássica, como Dr. Jekyll, o Homem-Invsível, Allan Quatermain etc.

 


Um colega me contou também deste outro personagem, do jogo eletrônico RPG chamado "Disgaea 4", de 2003 (que inclusive parece ter versões em mangá e anime). O personagem em questão é o "Judge Nemo".


Mas talvez o personagem mais popular é o peixe Nemo da animação americana "Procurando Nemo", da Pixar, vencedora do Oscar de 2004. O filme conta a história deste peixe-palhaço, que se perde do pai, o superprotetor Marlin, e é procurado por ele e pela peixe com problemas de memória Dory.  

Não só personagens: mas Nemo/Ninguém também pode ser outras coisas diversas, como sua tradução em grego, Outis (ΟΥΤΙΣ), que foi o pseudônimo que o herói Odisseu (ou Ulisses, em latim) usou quando lutou com o ciclope Polifermo, no livro "Odisseia", que Homero escreveu no século VIII a.C. ("Ninguém estava tentando matá-lo, então ninguém veio em seu socorro"). 



Assim como esta história acima inspirou a letra da música "Nemo", da banda finlandesa de metal sinfônico Nightwish, do single do mesmo nome de 2004 ("Nemo my name forever more / Nemo sailing home"). Site oficial da banda aqui.



Nemo também é o nome de uma editora brasileira, do Grupo Autêntica, especializada em quadrinhos e graphic novels, que já publicou artistas mundiais como Moebius e Hugo Pratt e que já ganhou mais de uma vez o Troféu HQ Mix. Link da empresa aqui.


Há também o NEMO (ou Nemo Science Museum), um museu de ciência e tecnologia fundado em 1923 de Amsterdã, nos Países Baixos (que aqui o pessoal informalmente chama de Holanda). Link da instituição aqui.

Bem, para uma palavra que significa "ninguém", até que "nemo" tem vários significados!

E obrigado a todos que me ajudaram na "pesquisa" que eu fiz para saber "o que vem à cabeça" quando se fala a palavra Nemo: Fernando, Jura, Patrick, Fábio, Fabinho, Márcia, Katia, Marcelo, Breno, Bruno, Cruz, Santo, Gamer, Vitória, Primo, Robô, Kane, Monstro, Craque, Leão, Fox etc.

Abraços, bom fds, boa Copa para quem curte e até breve!
Leandro M:D>
abril/2014-novembro/2022
"A experiência é o nome que damos aos nossos erros" (Oscar Wilde)
np - Afrika Bambaataa & Soul Sonic Force - Planet Rock

9 comentários:

  1. Post extremamente interessante, excelente trabalho lê

    ResponderExcluir
  2. Mais uma vez mostrando maestria MD.
    Conheço alguns outros nemos mas o que ficou na cabeça é o peixe. Mas definitivamente o que mais gosto é o da liga extraordinária. Ótimo post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! Valeu! Se souber de MAIS ALGUM outro Nemo, me manda que coloco aqui :-)

      Excluir
  3. ...mas Nemo não era até esses dias um peixinho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então.. o PEIXE nemo é algo recente, dos anos 2000.. mas desde os anos 1800 e começo dos anos 1900 temos dois importantes NEMOS na cultura pop: o CAPITÃO Nemo e o MENINO Nemo :-)

      Excluir
    2. Mas quem "fica" sempre são os mais famosos (e muitas vezes os últimos)... mas podemos reverter isto rsrsrs

      Excluir