quarta-feira, 16 de abril de 2014

Super-Homem, a máscara e os óculos (e também a Miriam)

Esses dias me enviaram o quadrinho abaixo sobre o fato do Super-Homem (ou Superman) usar ou não máscara, conforme publicado no site Fail Wars:


Esse é o "por quê".
(inclusive a dona Martha Kent deve ter escutado o Homem-Aranha dizer que "grandes poderes trazem grandes responsabilidades".)



Mas não explica o "como".


"Como" a identidade secreta dele não é descoberta sem uma máscara.
"Como" somente os óculos são suficientes para proteger o segredo de seu alter ego.
"Como" ninguém se toca e reconhece o Clark Kent como herói de Krypton.

Existe uma explicação antiga das HQs (acredito que histórias pré Crise nas Infinitas Terras) que diz que era por causa de um latente poder hipnótico que ele possui, em que os óculos, feitos do vidro da sua nave espacial, servia como "filtro", e as pessoas viam um Clark caquético ao invés de grandalhão e garboso. Por isso, os óculos bastavam para esconder o alter ego.

Mas como a DC (e Marvel também) gostam de mudar as origens e recontar, refazer e até desmentir histórias já contadas, não sei se essa explicação ainda é válida, e se existe alguma outra melhor (ou pior).

Vejam esses quadrinhos dos anos 80 que comentei, publicados pela Editora Abril na época:









Para ser sincero, como dizem os Caçadores de Mitos, eu acho "plausível".

E para os mais desavisados, quando ele fala MIRIAM no gibi brasileiro antigo, ele quer dizer LOIS. Sim, a famosa Lois Lane.

Uma rápida explicação sobre isso pode ser vista no Yahoo Respostas:

"Existia um tendência , por volta dos anos 70 para trás, em que traduziam também os nomes dos personagens. Tamanha atrocidade fez com que Peter Parker virasse Pedro Prado, J.J Jamenson fosse J.J Jaime e outras baboseiras das quais não me lembro. Isso acontecia tantos em revistas quanto em desenhos. A maioria foi corrigida por volta da década de 80, alguns demoraram mais. O Superman por exemplo, durante um bom tempo teve suas histórias publicadas aqui com o SUPER-HOMEM impresso na capa, somente na década de 90 isso foi corrigido, com a internacionalização do nome, baixando também os custos na editora brasileira por poder aproveitar o título original (SUPERMAN) sem necessidade de modificações.

No caso de Lois Lane/ Míriam Lane, além da tendência de traduzir nomes, existia um motivo especial: a preocupação de que LOIS, na hora da pronúncia, fosse confundir com LUIS. Por isso a opção por um nome diferente."

Polêmico. Eu não concordo nem condeno 100% nem esse negócio de traduzir ou adaptar os nomes nem o lance de mantê-los sem tradução. Vai de caso a caso. Tanto Marvel, DC, Hellboy, Harry Potter, Hanna-Barbera, etc.: cada um tem seus casos de sucesso, casos de fracassos e esquisitices por aí...

Abraços, fiquem em paz e até mais!

Leandro M.D.
abr14"Lampião de gás, lampião de gás,
 Que saudade você me traz""
np – The Donnas - gimme my radio


3 comentários:

  1. Eu mesmo não sendo assim fã de quadrinhos, desde pequena nunca entendi como só aqueles óculos do super homem eram suficientes para que as pessoas não o reconhecessem. Essas explicações acima, são meio "estranhas". Do estilo, querendo explicar o que não tem explicação. ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, aqui ainda está fácil. Quero ver explicarem como no desenho do Bob Esponja existem rios, praias e até fogo debaixo da d'água, rs.

      Excluir