Estive um tempo longe do blog ocupado fazendo, entre outra coisas, o TCC do MBA de BI.
Eis aqui o meu artigo(enquanto ele não é publicado em algum lugar mais acadêmico e/ou profissional - também publicado no revista virtual da faculdade neste link). Espero que ele seja útil a quem for trabalhar com o assunto.
Abraços e até breve.
np - New Model Army - Space
RESUMO
Soluções de Business Intelligence (BI) e Data Warehouse (DW) já se tornaram realidade no mercado, inclusive em companhias seguradoras. O objetivo do DW é armazenar informações oriundas dos diversos sistemas da empresa, em um único local consolidado, para a extração de informações estratégicas. Supõe-se que, se as principais fontes de dados de companhia são contempladas, é possível extrair uma grande possibilidade de relatórios, inclusive os de envio periódico e obrigatório para a Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), órgão regulador das seguradoras no Brasil. O que deve ser observado é se o tipo de informações que um DW típico deve possuir suporta os dados exigidos pelo órgão. O objetivo deste trabalho é testar se a construção de uma solução de BI pode apoiar uma seguradora a reportar tais dados. Para isto, deve-se confrontar a estrutura sugerida de um DW com a natureza das informações regulatórias. Será também analisada uma arquitetura de BI completa, envolvendo seus componentes, como os repositórios de dados, temporários ou não, e as camadas de integração e exploração de dados, e será verificado a partir de qual etapa do desenvolvimento desta arquitetura, ou com quais itens dela, é possível extrair os dados necessários. Realmente é necessário ter uma fonte única de dados para a extração dos registros oficiais, sendo exigência de ferramentas do mercado securitário especializadas em gerar dados para SUSEP. Mas se um DW é concebido para armazenar informações consolidadas e estratégicas, e a fiscalização exige informações estatísticas e transacionais, a camada de integração de dados torna-se o elemento mais importante da arquitetura, e, como ela se encontra em um momento antes da confecção do próprio DW, um projeto de BI pode ser dividido em duas etapas distintas: uma para geração dos dados obrigatórios e outra, opcional, para construção de um DW para tomada de decisões estratégicas.
INTRODUÇÃO
Revisão
de Literatura
1 DEFINIÇÕES
1.1 Business Intelligence
1.2 Data Warehouse
1.3 Operational Data Store
1.4 OLTP
1.5 ETL
1.6 Staging Area
1.7 Data Mart
1.8 OLAP e Cubos
1.9 Granularidade de Dados
1.10 Modelagem ER
1.11 Modelagem Multidimensional
1.12 Modelo estrela, fatos e dimensões
1.13 SUSEP
1.14 Circular 360 da SUSEP ou Circular
SUSEP 360
1.15 Seguros, Prêmios, Sinistros e
Registros Contábeis
1.16 Seguro de Automóveis
1.17 Seguros Compreensivos
1.18 Seguro de Vida e Tábua Biométrica
2 ESTADO
DA ARTE
Material
e Métodos
3 PLANO DE PESQUISA
3.1 Especificação da Amostra
(Material)
3.1.1 Sistema de Origem (OLTP)
3.1.2 Relatórios SUSEP 360
3.2 Coleta de Dados (Métodos)
3.2.1 Sistema de Origem (OLTP)
3.2.2 Estrutura de BI
3.2.2.1 Criação do DW
3.2.2.2 Criação do ODS
3.2.3 Camada de dados SUSEP
3.3 Fases da Coleta de Dados
3.4 Cruzamento de Dados
Resultados
e discussões
4 APRESENTAÇÃO DAS HIPÓTESES DE ESTUDO
4.1 Solução de BI completa
4.2 Solução de BI parcial
4.3 Solução de BI expansível
4.4 Solução de BI incompleta
4.5 Solução de BI incorreta
4.6 Sem solução de BI
CONCLUSÃO
ABSTRACT
Business Intelligence (BI) and Data Warehouse (DW) solutions are a market reality, insurance companies included. DW aim is store information originated from company’s several data sources into a unique consolidated spot in order to extract strategic information. It is assumed that if company’s main data sources are referred to, it’s possible to extract a several brand of reports, including those periodic and/or mandatory submissions to Superintendence of Private Insurance (SUSEP) that is Brazil’s insurance regulator agency. What should be noted is if the type of information that a typical DW contains supports the data required by the superintendence. This study’s objective is to assure that a BI solution will be able to support all information required by inspection on an insurance company. To do that, it is necessary compare DW suggested structure with inspection information nature. A complete BI architecture will be analyzed also, involving components such as data repositories, temporary or not, and the layers of integration and data exploration, and will be checked from each stage of architecture’s development, or with each of its items, its possibility to extract the required data. It's really necessary to have a single data source for the extraction of official records, being an exigency for specialized tools in security market in order to generate data to SUSEP. Once DW is designed to store consolidated and strategic information and inspection requires statistical and transactional information, the data integration layer becomes the most important architecture element and how it is located on a point before DW itself creation a BI project could be divided into two distinct stages: the first one to generate required data and the second one, optional, to construct a DW for strategic decision-making.
Key-words: Business intelligence. BI. Data warehouse. DW. BI architecture. Operational data store. ODS. Regulatory reports. Brazil Insurance Regulator’s reports. Insurance.
Anexos
REFERÊNCIAS
Eis aqui o meu artigo
Abraços e até breve.
Leandro M.D.
nov15
"Livro é sobremesa: tem que ser posto debaixo do nariz do freguês." (Monteiro Lobato)np - New Model Army - Space
ANÁLISE
DA EFICIÊNCIA DE UMA SOLUÇÃO DE BUSINESS INTELLIGENCE APLICADA EM UMA
SEGURADORA PARA GERAR RELATÓRIOS REGULATÓRIOS
RESUMO
Soluções de Business Intelligence (BI) e Data Warehouse (DW) já se tornaram realidade no mercado, inclusive em companhias seguradoras. O objetivo do DW é armazenar informações oriundas dos diversos sistemas da empresa, em um único local consolidado, para a extração de informações estratégicas. Supõe-se que, se as principais fontes de dados de companhia são contempladas, é possível extrair uma grande possibilidade de relatórios, inclusive os de envio periódico e obrigatório para a Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), órgão regulador das seguradoras no Brasil. O que deve ser observado é se o tipo de informações que um DW típico deve possuir suporta os dados exigidos pelo órgão. O objetivo deste trabalho é testar se a construção de uma solução de BI pode apoiar uma seguradora a reportar tais dados. Para isto, deve-se confrontar a estrutura sugerida de um DW com a natureza das informações regulatórias. Será também analisada uma arquitetura de BI completa, envolvendo seus componentes, como os repositórios de dados, temporários ou não, e as camadas de integração e exploração de dados, e será verificado a partir de qual etapa do desenvolvimento desta arquitetura, ou com quais itens dela, é possível extrair os dados necessários. Realmente é necessário ter uma fonte única de dados para a extração dos registros oficiais, sendo exigência de ferramentas do mercado securitário especializadas em gerar dados para SUSEP. Mas se um DW é concebido para armazenar informações consolidadas e estratégicas, e a fiscalização exige informações estatísticas e transacionais, a camada de integração de dados torna-se o elemento mais importante da arquitetura, e, como ela se encontra em um momento antes da confecção do próprio DW, um projeto de BI pode ser dividido em duas etapas distintas: uma para geração dos dados obrigatórios e outra, opcional, para construção de um DW para tomada de decisões estratégicas.
Palavras-chave: Business
intelligence. BI. Data warehouse.
DW. Arquitetura de BI. Operational data store. ODS. Relatórios
regulatórios. Circular SUSEP 360. Seguros.
INTRODUÇÃO
O objeto a ser estudado é a
aplicabilidade de uma arquitetura recomendada de um ambiente de BI, conforme
Machado (2013, p.37), em uma empresa de seguros, com o objetivo de gerar
relatórios estatísticos e contábeis para a Superintendência de Seguros Privados
(SUSEP), que em seu documento Circular 360 determina a obrigatoriedade de
diversas informações.
A arquitetura de BI tem como principal
componente o Data Warehouse (DW), e
inclui outros elementos, como o Operational
Data Store (ODS), os Data Marts
(DM), os Cubos, as ferramentas de Extração, Transformação e Carga (Extract Transform Load, ETL) e as ferramentas
de On-line Analytical Processing (OLAP).
Cada elemento deve ser avaliado se é ou não fundamental no processo de
armazenar as informações necessárias para os relatórios da SUSEP.
Deve-se também avaliar se as
estruturas dos arquivos descritos na Circular 360 são compatíveis com uma
modelagem desejável de dados de DW que, conforme Machado (2013, p.65), tem
características próprias.
Em um estudo de caso, foi solicitada a
uma Seguradora a tarefa de automatizar a geração de relatórios obrigatórios que
a SUSEP especifica na Circular 360, onde são descritos os layouts dos arquivos no formato DBF (dBase Files), de conteúdo estatístico e transacional e com registros
contábeis, bem como seus prazos de entregas, sob pena de multa e impedimento de
venda de seguros pela companhia no caso de inconformidades com a circular.
A empresa possui cerca de 10 sistemas em
diversas tecnologias e ambientes variados, além de controles manuais de
planilhas. Tais sistemas e planilhas possuem as mais diversas funções, como por
exemplo, emissão de apólices, gestão de sinistros, contabilidade geral da
companhia etc.
Neste cenário complexo, como existe pouca
interligação automática entre os sistemas, e com a SUSEP exigindo informações
que não são alimentadas em todos os sistemas, o processo para geração dos
arquivos da Circular é feito de forma manual, com alta dependência de pessoas
especializadas, que precisam entender as várias regras de negócio, as
diferentes estruturas de dados, de forma complexa e em um trabalho intenso em
um período curto de tempo. Tal cenário frequentemente está sujeito a trabalhos
extras, riscos de falhas de informações e atrasos.
Uma solução comumente proposta é a construção
de um DW que unifique as informações requeridas de todos os sistemas legados,
onde seja possível consolidar e validar os dados e integrá-los com uma
ferramenta (de um fornecedor a ser pesquisado no mercado) especializada em
gerar os relatórios da Circular 360, sendo tal ferramenta já homologada pelo
mercado securitário (isto é, que já seja utilizada por outras companhias
seguradoras). Tal ferramenta tem a função de terceirizar a preocupação com
eventuais mudanças de formato e regras que a própria SUSEP pode realizar sobre
a circular, bem como a preocupação de realizar todas as críticas possíveis,
além de facilitar a manipulação com o obsoleto formato DBF.
O trabalho em questão pode trazer
benefícios às companhias seguradoras como um todo, visto que o cenário
sistêmico descrito é comumente encontrado em outras seguradoras, e uma análise
do mesmo pode diminuir os riscos de multa e proibição de vendas de produtos de
seguros por atraso e falhas nas entregas dos arquivos solicitados.
Além disso, a literatura na internet sobre a Circular SUSEP 360 é
restrita, muitas vezes remetendo apenas ao site
da própria SUSEP, onde a fonte mais detalhada de explicação é o próprio
documento Circular Número 360 de 2008, que é composto em grande parte de
leiautes dos arquivos e algumas recomendações sobre sua geração. Pretende-se
enriquecer o assunto e deixá-lo disponível para consulta a todos os
interessados, visto que as bibliografias do mercado securitário e da tecnologia
da informação (TI) não se completam sobre este assunto.
Outro ponto em que esse trabalho pode
contribuir é o esclarecimento sobre os reais objetivos de um projeto de BI e os
componentes de sua arquitetura, visto que o termo “data warehouse” tem sido utilizado de forma indiscriminada por
pessoas não especialistas em BI e TI, que o usam apenas como sinônimo de “base
de dados unificada”. Profissionais securitários podem se beneficiar, pois, com
um entendimento do que realmente um DW pode oferecer, eles podem ter condições
de avaliar se um projeto de BI é eficiente como repositório de dados com fins
de informações para SUSEP.
Revisão
de Literatura
Aqui é apresentado o conjunto teórico
sobre o qual a pesquisa é embasada, para fundamentar conhecimentos já
publicados que foram utilizados na investigação deste trabalho.
1 DEFINIÇÕES
A seguir, os termos técnicos utilizados
na exposição deste artigo.
1.1 Business Intelligence
O termo Business Intelligence (inteligência empresarial) “[...] é um termo
abrangente que inclui aplicações, infraestrutura e ferramentas, bem como as
melhores práticas que possibilitam o acesso e a análise de informações para
melhorar e otimizar decisões e desempenho.” (GARTNER, 2015, tradução nossa)
1.2 Data Warehouse
Um Data
Warehouse (DW), cuja tradução literal é “armazém de dados”, é um
repositório central de dados que armazena de forma consolidada informações históricas
das atividades de uma empresa. Deve armazenar dados limpos e padronizados para
toda empresa, permitir a análise de grandes volumes de dados, além de possuir
indicadores de negócio que auxiliem na tomada
de decisões.
Para Turban (2009, p.57), é uma
“coleção de dados orientada por assunto, integrada, variável no tempo e não
volátil, que proporciona suporte ao processo de tomada de decisões da
gerência”.
Os sistemas de DW possuem um
repositório de metadados (metadata em
inglês), que são dados de alto nível que contém informações sobre os dados que
estão armazenados no sistema, descrevendo o conteúdo do DW, fonte de origem dos
dados, destino dos dados, regras utilizadas, frequência de atualização, entre
outros.
1.3 Operational Data Store
Um Operational
Data Store (ODS), como o próprio nome diz, trata-se do armazenamento de dados operacionais, ou seja, um banco
de dados que integra dados de várias fontes operacionais da empresa, para trabalhos
adicionais sobre os dados, que são enviados para um data warehouse, para outras operações e para relatórios, principalmente
operacionais.
O ODS também é usado para “a
integração de dados, verificação da qualidade de dados e alimentação de outros
sistemas com bons dados limpos.” (NORRIS-MONTANARI, 2007a, tradução nossa).
Este armazenamento de dados “não
contêm dados históricos, ao contrário do data
warehouse. [...]. Esses dados incluem [...] dimensões integradas exigidas
pelo negócio, bem como as transações.”
(NORRIS-MONTANARI, 2007b, tradução nossa, grifo nosso).
1.4 OLTP
O termo OLTP (Online Transaction Processing ou Processamento de Transações em
Tempo Real) refere-se aos sistemas que “lidam com os negócios rotineiros no
andamento de uma empresa.” (TURBAN, 2009, p.36). Ou seja, são as aplicações da
companhia que registram as transações
inerentes ao seu negócio. Exemplos: para um banco, OLTP pode se referir aos
sistemas que suportam as transações como saques, depósitos etc.; para uma
empresa varejista, OLTP pode ser o sistema de vendas.
1.5 ETL
O termo Extract-Transform-Load refere-se a ferramentas de extração (leitura
de uma ou mais origens de dados), transformação (conversão desses dados da sua
forma original para uma nova forma que siga regras estabelecidas) e carga (colocação
dos dados em um DW ou em outro banco de dados).
1.6 Staging Area
Uma Staging Area (área de preparação/estágio) é um local temporário de
armazenamento e processamento com o objetivo de facilitar a integração dos
dados vindos do OLTP antes de atualizá-los no ODS e/ou no DW, através do
processo de ETL, incluindo a limpeza dos dados.
Segundo Machado (2013, p.40), com ela
é possível “extrair os dados no momento em que estão disponíveis e
posteriormente integrá-los, [...] [facilitando] as extrações dos sistemas
operacionais durante períodos fora de picos de operações.” Ou seja, a staging receberá os dados diretamente
das diversas fontes OLTP, mas apenas quando estas estiverem aptas a enviarem
dados, para não interferir no desempenho das mesmas. Já o ODS e principalmente
o DW não terão nenhuma conexão com a camada OLTP ou dependência de sua
disponibilidade.
1.7 Data Mart
Um Data
Mart (DM) é um repositório de dados que é um subconjunto do DW, mas aplicado
a um assunto específico ou com dados direcionados a uma área específica da
empresa, contendo apenas dados relevantes a ela. Exemplos: DM de Estoque, DM da
Controladoria, DM de Vendas Anual, DM de Vendas Mensal, DM de Prêmios de
Seguros etc.
1.8 OLAP e Cubos
O processamento analítico online (On-line Analytical Processing) é o conjunto de ferramentas para
exploração de um DW sob múltiplas perspectivas. Seus usuários são gestores que
conseguem fazer análises diversas, descobertas de informações estratégicas, e,
consequentemente, tomada de decisões.
Um cubo (ou um cubo OLAP), segundo
Turban (2009, p.118), é a representação de dados associada a alguma medida e,
embora seja chamado de cubo, pode ter duas, três ou mais dimensões. Por
exemplo, uma empresa pode querer resumir dados de vendas por produto, por cliente
e por cidade. Cada célula de um cubo formado por essa combinação conterá a
contagem do número de vezes que essa combinação ocorreu na base, e as células
em branco equivalerão a zero.
1.9 Granularidade de Dados
Granularidade é o nível de sumarização
e detalhe dos dados disponíveis,
sendo um aspecto importante no projeto de um DW. Quanto mais detalhes, menor o nível
de granularidade (ou seja, “grãos” menores). Quanto menos detalhes, maior é a granularidade
(ou seja, “grãos” maiores). Em sistemas operacionais ou transacionais, a
granularidade é tida como certa, pois são armazenados no nível mais baixo de
granularidade, por envolver muitos detalhes. Mas em um DW, é questão crítica, pois a afeta o volume de dados
armazenados e quais os tipos de consultas que podem ser atendidas. (MACHADO,
2013, p.59)
1.10 Modelagem ER
O modelo de entidade e relacionamento
(ER) é um modelo abstrato baseado no relacionamento entre as entidades, onde os
relacionamentos e as entidades podem possuir atributos, de modo a representar a
realidade e um sistema de informação de maneira conceitual. Está interligado à
normalização de dados, que é um processo onde se pode, gradativamente,
substituir entidades e relacionamentos por outros de modo a reduzir a redundância
de dados, as dependências parciais e as chances de inconsistências e perdas
acidentais de informações, permitindo um armazenamento consistente de um banco
de dados e um acesso eficiente a ele (conhecido como Terceira Forma Normal).
1.11 Modelagem Multidimensional
A modelagem multidimensional é um
modelo normalmente usado em DW, diferente da típica modelagem
entidade-relacionamento, sendo mais simples, mais expressiva e mais fácil de
entender. Para Machado (2013, p.79, grifo nosso):
A Modelagem multidimensional
uma técnica de concepção e visualização de um modelo de dados de um conjunto de
medidas que descrevem aspectos comuns de negócios. É utilizada especialmente
para sumarizar e reestruturar dados
e apresenta-los em visões que suportem a análise dos valores desses dados.
A modelagem entidade-relacionamento é
muito útil em sistemas que trabalham com transações, mas deve ser evitada na concepção de um DW, visto
que este é um banco de dados com o propósito de consultas de dados, objetivando
o simples entendimento e o alto desempenho de acesso.
1.12 Modelo estrela, fatos e dimensões
Conforme Machado (2013, p.92), o
modelo estrela (star schema) é a
estrutura básica de um modelo multidimensional, sendo composto por uma grande entidade
central chamada fato (fact table),
cercada de entidades menores chamadas dimensões (dimension tables).
O fato é aquilo que pode ser
representado por valores numéricos ou medidas, sendo que estes podem mudar com
o tempo, já que o fato acompanha a evolução das transações e eventos da
companhia. E a dimensão refere-se a cada um dos elementos que participam de
algum fato, sendo uma forma de análise desses dados.
No exemplo da FIGURA 1, o centro da
estrela é o fato vendas, e ao redor dela estão dimensões que participam do
assunto vendas: produto, vendedor, cliente, tempo e região.
FIGURA 1 – Modelo
estrela representando o assunto vendas
Fonte: MACHADO, Felipe
Nery Rodrigues. Tecnologia e Projeto de Data Warehouse
1.13 SUSEP
É a sigla para Superintendência de
Seguros Privados. É o “[...] órgão responsável [no Brasil todo] pelo controle e
fiscalização dos mercados de seguro,
previdência privada aberta, capitalização e resseguro. Autarquia vinculada ao
Ministério da Fazenda [...] [cuja missão é] regular, supervisionar e fomentar
os mercados de seguros, resseguros, previdência complementar aberta,
capitalização e corretagem, promovendo a inclusão securitária e previdenciária,
bem como a qualidade no atendimento aos consumidores.” (SUSEP, 2015a)
1.14 Circular 360 da SUSEP ou Circular
SUSEP 360
Documento de 15 de fevereiro de 2008
de autoria da SUSEP, esta circular “estabelece, altera e consolida os arquivos
de dados a serem encaminhados à SUSEP pelas Sociedades Seguradoras, Sociedades
de Capitalização, Entidades Abertas de Previdência Complementar, autorizadas a
operar no País, e a Caixa Econômica Federal (CAIXA).” (SUSEP, 2015b)
Os arquivos exigidos podem ter
obrigatoriedade de envio anual, semestral ou mensal, em datas previamente
estabelecidas ou podem ser solicitados por demanda. Com as informações
estatísticas e históricas que recebe das companhias, a SUSEP consegue
fiscalizar e acompanhar a situação das empresas envolvidas, conhece o mercado brasileiro
de seguros na prática e suas tendências e, com esses dados em mãos, pode elaborar
novas normas.
Por ser um documento extenso, que
engloba cerca de 50 arquivos com pelo menos 300 campos diferentes, foram selecionados
apenas alguns assuntos da Circular para este trabalho. A circular é dividida em
nove anexos, cada um tratando de um assunto diferente e tendo uma data
específica de entrega das seguradoras à SUSEP, sendo que o quadro 1 apresenta
quais anexos são tratados neste trabalho.
Quadro 1 –
exemplos de anexos da Circular 360 da SUSEP
Anexo
|
Assunto
|
Periodicidade
|
Data limite de envio
|
V
|
Elaboração
e Atualização Periódica de Tábua Biométrica – Previdência Privada Aberta,
VGBL e Vida em Grupo
|
Anual
|
31
de julho
|
VI
|
Seguros
Compreensivos
|
Anual
|
31
de Março
|
VIII
|
Registros
contábeis auxiliares obrigatórios em meio magnético
|
Mensal
|
5
(cinco) dias úteis após o pedido da SUSEP
|
IX
|
Seguro
de Automóveis,
RCF-V
e APP
|
Semestral
|
31
de Março e 30 de Setembro
|
Fonte: SUSEP, Circular
nº 360
1.15 Seguros, Prêmios, Sinistros e
Registros Contábeis
O seguro é um contrato entre um
segurado (pessoa física ou jurídica) e uma companhia seguradora, onde o
segurado transfere um risco a qual está exposto (uma perda ou dano, por
exemplo) para a seguradora, e esta assume o risco mediante uma importância paga
pelo segurado (chamada prêmio).
O sinistro é a ocorrência do evento
relacionado ao risco coberto, durante o período de vigência do plano de seguro
(por exemplo, a morte de um segurado ou o dano a uma propriedade sua); se o
mesmo é aprovado, paga-se ao segurado uma indenização, que é o valor que a
sociedade seguradora deve pagar ao segurado ou beneficiário.
Os registros contábeis incluem os
valores de prêmios e indenizações movimentados, além do balancete da empresa e
o razão analítico, que devem ser reportados pelas seguradoras à SUSEP.
1.16 Seguro de Automóveis
Seguro que cobre perdas e danos (colisão,
incêndio, roubo, prejuízos causados a terceiros etc.) ocorridos a veículos
terrestres automotores.
1.17 Seguros Compreensivos
Seguros que cobrem, basicamente,
riscos de bens (patrimônio) em residências, empresas e condomínios. Podem
incluir coberturas de responsabilidade civil, de despesas médicas e outras não
patrimoniais. Os planos compreensivos garantem, em geral, três riscos:
incêndio, queda de raio e explosão. Além desses riscos, os compreensivos
conjugam diversas coberturas adicionais, tais como vendaval, queda de
aeronaves, perda de aluguel etc. (SUSEP, 2015c)
1.18 Seguro de Vida e Tábua Biométrica
O seguro de vida é o contrato que
garante a proteção financeira para familiares e dependentes do segurado quando
este morre. Também pode auxiliar o próprio segurado em caso de invalidez
permanente ou doença grave.
A Tábua Biométrica, conhecida também
como Tábua de Mortalidade, Tábua de Vida ou Tábua Atuarial, está relacionada aos
seguros de vida e previdência privada. Conforme Oliveira (2012, p.13):
A tábua de
mortalidade para uma dada população é uma ferramenta [...] [para] estudos
atuariais e demográficos em geral. [...] Tábuas de mortalidade são muito usadas
em situações de previsões e estudos de demanda para serviços de saúde, educação
e relacionados ao mercado de trabalho, para estimativas de custo da seguridade
social e de prêmios de seguros privados.
2 ESTADO
DA ARTE
A Circular 360, já apresentada na
seção anterior, é de domínio público e pode ser acessada no site da SUSEP.
Os modelos de arquitetura de BI têm
vasta literatura na internet, sendo condensada por Machado (2013, p.37) que
apresenta as funções de elementos importantes para este trabalho, como o DW, o
ODS, a Staging Area, os Data Marts e suas interligações via ETL,
bem como os resultados das informações estratégicas em forma de cubos OLAP e
relatórios, conforme FIGURA 2.
FIGURA 2 –
Arquitetura de tecnologia de BI
As modelagens ER (FIGURA 3) e Multidimensional
(FIGURA 4) já são padrões aceitos no mercado e têm funções distintas, sendo que
a primeira é muito utilizada em sistemas transacionais e a segunda em soluções
de BI envolvendo DW, conforme citado na seção de definições. E os dados de
origem em um projeto de BI podem apresentar modelagens distintas, por se
tratarem de sistemas transacionais distintos, que podem envolver bancos de
dados de diversos tipos e conceitos, planilhas Excel e similares, arquivos de log etc. e podem ser constituídos por
sistemas padrões de mercado, sistemas ERPs (Enterprise
Resource Planning, planejamento de recurso corporativo) ou soluções de
software próprias.
FIGURA 3 – Exemplo
de modelagem relacional
Fonte: FILHO, Ly Freitas.
Data Warehouse
FIGURA 4 – Exemplo
de modelagem dimensional
Fonte: FILHO, Ly Freitas. Data
Warehouse
Para Machado (2013, p.65), não se pode
simplesmente mover um modelo de dados transacional para um banco de dados
separado, inserindo nele dados históricos, e considerá-lo como um DW, pois não
será possível os usuários trabalharem com esses dados por conta da complexidade
muito alta para que possam fazer suas consultas, além do fato de que modelos
transacionais são construídos respeitando a Terceira Forma Normal e não
respondem com rapidez a consultas típicas de apoio a decisão, que podem requerer
vários relacionamentos entre tabelas.
Material
e Métodos
A
seguir, os materiais e métodos utilizados para o desenvolvimento da pesquisa
deste trabalho, bem como os processos utilizados na investigação.
3 PLANO DE PESQUISA
A metodologia da pesquisa utilizada
consistiu nas fases de especificação da amostra, coleta de dados e, finalmente,
cruzamento das informações coletadas.
3.1 Especificação da Amostra
(Material)
Abaixo estão especificadas origem,
forma e natureza de cada uma das amostras estudadas (sistema de origem de dados
e relatórios da SUSEP).
3.1.1 Sistema de Origem (OLTP)
Neste trabalho estão sendo utilizados
exemplos de informações comumente usadas em uma seguradora, focando em dados de
emissões e prêmios e dados de sinistros e indenizações. Um sistema (OLTP) securitário
serviu de base para essas informações transacionais e, mesmo que sua modelagem
não siga as boas práticas de normalização de dados nem de nomenclatura de
objetos, tal sistema atende as regras do negócio e as estruturas básicas de
informações de prêmios e sinistros.
A ferramenta Microsoft Access®,
contendo tabelas devidamente remodeladas conforme o sistema transacional,
serviu de repositório para estas amostras. Devida à complexidade do sistema, o
mesmo foi reduzido e adaptado, de forma que está sendo contemplada apenas parte
das tabelas e campos que contenham informações requeridas pela SUSEP 360 e que possam
contribuir ao estudo deste trabalho.
E está sendo focada apenas uma origem
de dados, ou seja, apenas um sistema transacional está servindo de fonte dos
dados a serem testados nas hipóteses possíveis de DW. Em um projeto real de BI
ou mesmo de geração de dados à SUSEP, haveria várias fontes distintas, como
sistemas operacionais diversos, planilhas Excel, arquivos de log etc., com dados que precisariam ser
cruzados, somados ou substituídos entre si. Mas para o objetivo deste trabalho,
uma origem única é o suficiente para refletir a eficiência ou não no tratamento
de dados do sistema transacional tanto para fins de SUSEP como para fins de BI.
As FIGURAS 5 e 6 apresentam os modelos
relacionais das tabelas que foram criadas no Access, referentes aos dados levantados
de prêmios e sinistros, respectivamente.
FIGURA 5 –
modelo relacional representando as tabelas de prêmios do sistema transacional
FIGURA 6 –
modelo relacional representando as tabelas de sinistros do sistema transacional
3.1.2 Relatórios SUSEP 360
Sobre as informações referentes à Circular
360, foram selecionados para este estudo alguns arquivos relacionados a seguro
de automóveis, seguros compreensivos, tábua biométrica e alguns registros
contábeis relacionados a prêmios emitidos, sinistros pagos, sinistros avisados
e sinistros pendentes, conforme listagem do quadro 2.
Quadro 2 – arquivos
da Circular 360 tratados neste trabalho
Anexo
|
Arquivo
|
Assunto
|
V
- Tábua Biométrica
|
AT_MOR.DBF
|
Segurados/participantes
ativos que possuem planos com a cobertura de morte
|
V
- Tábua Biométrica
|
SA_MOR.DBF
|
Saídas
de segurados/participantes ativos que possuem planos com a cobertura de
morte.
|
VI
- Seguros Compreensivos
|
R_COMP.DBF
|
Dados
estatísticos dos seguros compreensivos (apólices vigentes)
|
VI
- Seguros Compreensivos
|
S_COMP.DBF
|
Dados
estatísticos dos seguros compreensivos (sinistros avisados)
|
VIII
- Registros contábeis
|
PREMIT.DBF
|
Arquivo
de registro de emissão.
|
VIII
- Registros contábeis
|
SINAV.DBF
|
Arquivo
de registro de sinistros avisados e reavaliados, relativos à emissão própria.
|
VIII
- Registros contábeis
|
SINPAG.DBF
|
Arquivo
de registro de sinistros pendentes de pagamento, relativos à emissão própria.
|
VIII
- Registros contábeis
|
SINPEND.DBF
|
Arquivo
de registro de sinistros pendentes de pagamento, relativos à emissão própria.
|
IX
- Seguro de Automóveis
|
R_AUTO.DBF
|
Dados
estatísticos da carteira de automóveis (apólices vigentes)
|
IX
- Seguro de Automóveis
|
S_AUTO.DBF
|
Dados
estatísticos da carteira de automóveis (sinistros avisados)
|
Fonte: SUSEP, Circular
nº 360
Embora a Circular 360 especifique que
os arquivos sejam gerados no formato DBF (Data
Base File), suas estruturas foram adaptadas para o Access, onde a
manipulação é mais amigável e com mais recursos.
As FIGURAS 7, 8, 9 e 10 apresentam as
estruturas dos arquivos DBF selecionados importados para o Access.
FIGURA 7 –
modelo relacional representando as tabelas R_COMP e S_COMP
FIGURA 8 –
modelo relacional representando as tabelas PREMIT, SINPAG, SINAV e SINPEND
FIGURA 9 –
modelo relacional representando as tabelas AT_MOR e SA_MOR
FIGURA 10 –
modelo relacional representando as tabelas R_AUTO e S_AUTO
Dada a grande quantidade de campos
envolvidos na seleção de tabelas SUSEP acima, serão utilizados apenas alguns
campos, de modo que cada tabela, por pertencer a um assunto distinto e ter um
nível de granularidade diferente, deve representar o sucesso ou não da
transição de dados do sistema transacional de origem para os relatórios da
SUSEP e para a solução de DW.
3.2 Coleta de Dados (Métodos)
Aqui se apresenta como foi feita a
investigação dos dados, ou seja, como as amostras foram manipuladas, observadas
e analisadas. Este estudo de caso trata de três camadas de dados: sistema OLTP,
estrutura de BI e relatórios SUSEP.
3.2.1 Sistema de Origem (OLTP)
Para a coleta dos dados utilizados na
base descrita na amostra, foram usados exemplos manipulados, ou seja, dados mascarados
através de algoritmo, provenientes de um sistema corporativo. Tais dados foram devidamente
alterados com intuito de não divulgar informações confidenciais, mas não perderam
características importantes, principalmente da sua estrutura. Estes dados fictícios
foram carregados no repositório Access, simulando um ambiente operacional,
sendo selecionada apenas uma parcela do total de registros.
3.2.2 Estrutura de BI
Também foi desenhada uma estrutura
típica de BI, contendo bases de DW e ODS, além de scripts de ETLs que carregaram os dados do sistema de origem para esta
estrutura. Os dados importados foram confrontados com a amostra de arquivos/campos
da SUSEP, com o intuito de testar as possibilidades de transferências de dados
entre o sistema origem, a solução de BI e os relatórios da SUSEP.
3.2.2.1 Criação do DW
Para o DW, seguindo as boas práticas,
as estruturas dos dados foram criadas seguindo o modelo estrela (star schema). Para este estudo da área
de seguros, foi criada uma tabela fato (que representa algo que ocorreu e que pode
ser medido) para o assunto “prêmios” e suas emissões e pagamentos (FIGURA 11) e
outra tabela fato para o assunto “sinistros” e suas ocorrências, avisos e liquidações
(FIGURA 12). Cada uma dessas tabelas fato está relacionada às suas tabelas de
dimensões (que representam algo que é consultado por algum critério, como data,
local, produto etc.). E ambas foram constantemente remodeladas durante a
confecção deste estudo, até chegarem ao modelo atual, visto que, durante a fase
em que os dados do sistema de origem foram mapeados e trabalhados (via ETL),
novas necessidades foram surgindo, conforme será citado na seção sobre
cruzamento de dados.
FIGURA 11 – modelo
estrela representando os dados de prêmios do DW
FIGURA 12 – modelo
estrela representando os dados de sinistros do DW
3.2.2.2 Criação do ODS
Para a elaboração do ODS, simplesmente
replicou-se a estrutura das tabelas de origem do OLTP, pelo fato de existir
apenas uma fonte de dados e, principalmente, pelo fato de que esta fonte de
dados já foi remodelada para melhor atender os objetivos deste trabalho, como
explicado anteriormente.
Isso significa que, quando este
trabalho fizer referências aos dados do ODS, pode-se entender que tais
referências poderiam ser aplicadas também aos dados do OTLP. Por exemplo, uma
leitura de uma tabela da camada ODS se comportaria da mesma forma (em termos de
dados, e não de desempenho) que uma leitura da tabela correspondente ao sistema
transacional de origem, visto que a estrutura desenhada é idêntica.
3.2.3 Camada de dados SUSEP
Para os dados SUSEP, conforme já
descrito anteriormente, algumas tabelas da Circular 360 foram selecionadas e
suas estruturas foram adaptadas do formato DBF para o repositório Access,
gerando uma série de tabelas vazias. Para o preenchimento das mesmas, foi
simulada a geração dos dados a partir da massa existente no DW e no ODS,
conforme será descrito na seção de cruzamento de dados.
3.3 Fases da Coleta de Dados
A coleta dos dados necessários a
partir do Sistema de Origem foi feita uma única vez, não tendo sido necessário
complementar a massa de dados com mais registros ou tabelas. Conforme já citado
anteriormente, pode-se assumir que esses também são os dados da camada ODS. A
FIGURA 13 apresenta uma das tabelas (tabela de emissão de apólices) importadas para
dentro do Access, após a manipulação e adaptação de dados.
FIGURA 13 –
exemplo de dados carregados na camada ODS (tabela transacional de apólices)
Após a importação dos dados brutos,
foi feito uma série de trabalhos (ETL) de conversão e condensação dos dados do
ODS para o modelo de DW já citado anteriormente, que foi constantemente
incrementado conforme as necessidades observadas na fase de ETL. A FIGURA 14
apresenta uma das tabelas do DW (fato de prêmio) preenchidas no Access.
FIGURA 14 –
exemplo de dados carregados na camada DW (tabela fato de prêmios)
Uma segunda série de trabalhos de ETL
foi feita para gerar os dados necessários à SUSEP. Em alguns momentos foram
utilizados somente dados do DW; em outros, foi necessário buscar dados do ODS;
e ainda houve casos em que a informação requisitada pela SUSEP não se
encontrava nem no DW nem no ODS (nestes casos, assume-se que tal informação possa
estar em alguma outra tabela do OLTP que não foi mapeada, ou, no pior dos casos,
assume-se que tal informação não exista em forma de sistema computacional e
precise ser alimentada posteriormente de forma manual nas tabelas da SUSEP). A
próxima seção, sobre cruzamento de dados, tratará com mais detalhes sobre essas
necessidades de fontes de dados diferentes. A FIGURA 15 apresenta uma das
tabelas da SUSEP (tabela AT_MOR) preenchida dentro do Access.
FIGURA 15 –
exemplo de dados carregados na camada SUSEP (tabela AT_MOR)
3.4 Cruzamento de Dados
Este estudo pretende avaliar se apenas
o DW é suficiente para gerar os dados da SUSEP, ou se é necessário buscar dados
de outras fontes, como o ODS (que reflete a estrutura do sistema de origem OTLP),
os DMs (que refletem a estrutura do DW) e os cubos OLAP (montados a partir do
DW e DMs).
O cruzamento de dados seguiu o
seguinte critério: para cada um dos arquivos da SUSEP selecionados,
verificou-se campo a campo se tal informação poderia ou não ser alimentada apenas
com dados provenientes das tabelas do DW. Em caso positivo, foi indicado qual
campo (e tabela) dentro do DW possui o dado de origem. Em caso negativo, entende-se
que a informação necessária à SUSEP deveria ter origem nas tabelas do ODS, e
foi indicado qual campo (e tabela) do ODS a possui.
No momento em que for demonstrado que um
determinado campo SUSEP poderia ser alimentado pelo DW, não deve ser necessário
verificar qual sua origem dentro do ODS. E no momento em que for encontrado
pelo menos um campo SUSEP que já não poderia ser alimentado pelo DW, não deverão
ser verificados os demais campos daquela tabela, visto que basta uma informação
inexistente no DW para inviabilizar sua geração de dados para o arquivo SUSEP
em questão.
O quadro 3 apresenta a origem de dados
dos campos da tabela AT_MOR da SUSEP em relação ao DW e ao ODS, onde estão
listadas as seguintes informações: a relação dos campos da própria tabela, uma
breve descrição do campo (a descrição completa encontra-se na seção de anexos
deste trabalho) e a origem desta informação, ou seja, a tabela e campo a partir
da camada DW ou ODS. Exemplificando: o campo CPF da tabela AT_MOR pode ser
encontrado na tabela do DW chamada Dim_Segurado, no campo Doc_Segurado. Já o
campo DATA_INGR não é encontrado no DW, apenas no ODS, na tabela TB_APOLICE, no
campo dt_Inicio_Vigencia_Apolice ou no campo dt_Inicio_Vigencia_Endosso. De
forma análoga, os quadros 4, 5, 6 e 7 representam, respectivamente, as tabelas
SA_MOR, R_COMP, S_COMP e PREMIT.
Quadro 3 – Cruzamento
entre a tabela AT_MOR e as tabelas do DW e ODS
Campo SUSEP
|
Descrição
|
Tabela/Campo DW
|
Tabela/Campo ODS
|
PRODUTO
|
Produto
|
Dim_Produto/
cod_Prod_Circ_360_V
|
x
|
COBERTURA
|
Cobertura
|
Dim_Cobertura/
cod_Cob_Circ_360_V
|
x
|
DATA_NASC
|
Data
de nascimento
|
Dim_Segurado/
Data_Nascimento
|
x
|
DATA_INGR
|
Data
de ingresso no plano
|
x
|
TB_APOLICE/
dt_Inicio_Vigencia_
Apolice
ou
TB_APOLICE/
dt_Inicio_Vigencia_
Endosso
|
CPF
|
CPF
do segurado
|
Dim_Segurado/
Doc_Segurado
|
x
|
SEXO
|
Sexo
do segurado
|
Dim_Segurado/
Sexo
|
x
|
VALOR
|
Valor
do prêmio
|
Fato_Premio/
Val_Premio_Emitido
|
x
|
Quadro 4 – Cruzamento
entre a tabela SA_MOR e as tabelas do DW e ODS
Campo SUSEP
|
Descrição
|
Tabela/Campo DW
|
Tabela/Campo ODS
|
PRODUTO
|
Produto
|
Dim_Produto/
cod_Prod_Circ_360_V
|
x
|
COBERTURA
|
Cobertura
|
Dim_Cobertura/
cod_Cob_Circ_360_V
|
x
|
MOT_SAIDA
|
Motivo
de Saída
|
Dim_Cobertura/
cod_Motivo_Circ_360_V
|
x
|
DATA_NASC
|
Data
de nascimento
|
Dim_Segurado/
Data_Nascimento
|
x
|
DAT_EVENTO
|
Data
de ocorrência
|
Fato_Sinistro/
id_Tempo_Ocorrencia |
x
|
DATA_AVISO
|
Data
do aviso
|
Fato_Sinistro/
id_Tempo_Aviso |
x
|
CPF
|
CPF
do segurado
|
Dim_Segurado/
Doc_Segurado
|
x
|
SEXO
|
Sexo
do segurado
|
Dim_Segurado/
Sexo
|
x
|
Quadro 5 – Cruzamento
entre a tabela R_COMP e as tabelas do DW e ODS
Campo SUSEP
|
Descrição
|
Tabela/Campo DW
|
Tabela/Campo ODS
|
PROCESSO
|
Número
do processo
|
Dim_Produto/
Num_Processo
|
x
|
TIPO
|
Tipo
|
Dim_Produto/
cod_Tipo_Circ_360_VI
|
x
|
CLASSE
|
Classe
|
Dim_Produto/
cod_Classe_Circ_360_VI
|
x
|
APOLICE
|
Número
da apólice
|
Dim_Produto/
Num_Apolice
ou
Dim_Segurado/
Num_Apolice
|
x
|
ENDOSSO
|
Número
do endosso
|
x
|
TB_APOLICE/
Endosso
|
COD_END
|
Código
de endosso
|
Dim_Tipo_Endosso/
cod_End_Circ_360_VI
|
x
|
ITEM
|
Item
de identificação
|
x
|
TB_APOLICE/
Item
|
COBERTURA
|
Cobertura
|
Dim_Cobertura/
cod_Cob_Circ_360_VI
|
x
|
UF
|
UF
do local do risco
|
Dim_Segurado/
UF
|
x
|
INICIO_VIG
|
Início
de vigência
|
x
|
TB_APOLICE/
dt_Inicio_Vigencia_
Apolice
ou
TB_APOLICE/
dt_Inicio_Vigencia_
Endosso
|
FIM_VIG
|
Fim
de vigência
|
x
|
TB_APOLICE/
dt_Fim_Vigencia_
Apolice
ou
TB_APOLICE/
dt_Fim_Vigencia_
Endosso
|
VAL_FRANQ
|
Valor
da franquia contratada
|
x
|
TB_APOLICE/
Val_Franquia
|
IMP_SEG
|
Importância
segurada
|
Fato_Premio/
Val_Importancia_Segurada
|
x
|
PREMIO
|
Valor
do prêmio
|
Fato_Premio/
Val_Premio_Emitido
|
x
|
Quadro 6 – Cruzamento
entre a tabela S_COMP e as tabelas do DW e ODS
Campo SUSEP
|
Descrição
|
Tabela/Campo DW
|
Tabela/Campo ODS
|
TIPO
|
Tipo
|
Dim_Produto/
cod_Tipo_Circ_360_VI
|
x
|
CLASSE
|
Classe
|
Dim_Produto/
cod_Classe_Circ_360_VI
|
x
|
APOLICE
|
Número
da apólice
|
Dim_Produto/
Num_Apolice
ou
Dim_Segurado/
Num_Apolice
|
x
|
ENDOSSO
|
Número
do endosso
|
x
|
TB_APOLICE/
Endosso
|
ITEM
|
Item
de identificação
|
x
|
TB_APOLICE/
Item
|
COBERTURA
|
Cobertura
|
Dim_Cobertura/
cod_Cob_Circ_360_VI
|
x
|
UF
|
UF
do local do risco
|
Dim_Segurado/
UF
|
x
|
VAL_FRANQ
|
Valor
da franquia contratada
|
x
|
TB_APOLICE/
Val_Franquia
|
INDENIZ
|
Valor
da indenização paga
|
Fato_Sinistro/
val_Indenizado |
x
|
D_AVISO
|
Data
do aviso
|
Fato_Sinistro/
id_Tempo_Aviso |
x
|
D_LIQ
|
Data
da liquidação
|
Fato_Sinistro/
id_Tempo_Liquidacao |
x
|
D_OCORR
|
Data
de ocorrência
|
Fato_Sinistro/
id_Tempo_Ocorrencia |
x
|
Quadro 7 – Cruzamento
entre a tabela PREMIT e as tabelas do DW e ODS
Campo SUSEP
|
Descrição
|
Tabela/Campo DW
|
Tabela/Campo ODS
|
NUM_PROC
|
Número
do processo
|
Dim_Produto/
Num_Processo |
x
|
TIPO_MOV
|
Tipo
de movimento
|
Dim_Tipo_Endosso/
cod_End_Circ_360_VIII_Pre |
x
|
UF_DEP
|
UF
da dependência ou unidade Emissora
|
Dim_Segurado/
UF |
x
|
COD_RAMO
|
Código
do ramo na SUSEP
|
Dim_Produto/
Ramo ou Dim_Segurado/ Ramo_Apolice ou Dim_Cobertura/ Ramo |
x
|
NUM_APOL
|
Número
da apólice
|
Dim_Produto/
Num_Apolice ou Dim_Segurado/ Num_Apolice |
x
|
NUM_END
|
Número
do endosso
|
x
|
TB_APOLICE/
Endosso
|
NUM_PROP
|
Número
da proposta
|
x
|
TB_APOLICE/
Num_Proposta
|
DT_PROP
|
Data
da proposta
|
x
|
TB_APOLICE/
Dt_Proposta
|
CPF_SEG
|
CPF/CNPJ
do segurado
|
Dim_Segurado/
Doc_Segurado |
x
|
QTD_SEG
|
Quantidade
de segurados
|
Fato_Premio/
quant_Segurados |
x
|
CPF_TOM
|
CPF/CNPJ
do tomador
|
x
|
Não
mapeado no ODS, assume-se que se encontra em outra parte do OLTP.
|
QTD_TOM
|
Quantidade
de tomadores
|
x
|
Não
mapeado no ODS, assume-se que se encontra em outra parte do OLTP.
|
DT_EMIS
|
Data
de emissão
|
TB_APOLICE/
dt_Emissao_
Apolice
ou
TB_APOLICE/
dt_Emissao_
Endosso
|
|
DT_INI_VIG
|
Data
de início de vigência
|
TB_APOLICE/
dt_Inicio_Vigencia_
Apolice
ou
TB_APOLICE/
dt_Inicio_Vigencia_
Endosso
|
|
DT_FIM_VIG
|
Data
de fim de vigência
|
TB_APOLICE/
dt_Fim_Vigencia_
Apolice
ou
TB_APOLICE/
dt_Fim_Vigencia_
Endosso
|
|
PR_EMIT
|
Prêmio
emitido
|
Fato_Premio/
val_Premio_Emitido |
x
|
PR_COS_CED
|
Prêmio
do cosseguro cedido
|
Fato_Premio/
val_Premio_Cosseguro_
Cedido
|
x
|
AD_FRAC
|
Valor
do adicional de fracionamento
|
Fato_Premio/
val_Adicional_
Fracionamento
|
x
|
CUST_APOL
|
Custo
da apólice
|
Fato_Premio/
val_Custo_Apolice |
x
|
IOF
|
Imposto
sobre operações financeiras
|
Fato_Premio/
val_IOF |
x
|
COMIS
|
Comissão
de corretagem
|
Fato_Premio/
val_Comissao_Corretagem |
x
|
COMIS_COSS
|
Comissão
do cosseguro cedido
|
X
|
Não
mapeado no ODS, assume-se que se encontra em outra parte do OLTP.
|
PRO_LAB
|
Pró-labore
a ser pago
|
Fato_Premio/
val_Pro_Labore |
x
|
CPF_ESTIP
|
CPF/CNPJ
do estipulante
|
X
|
Não
mapeado no ODS, assume-se que se encontra em outra parte do OLTP.
|
IS
|
Importância
segurada
|
Fato_Premio/
val_Importancia_Segurada |
x
|
Para a elaboração deste estudo, as
tabelas SINAV, SINPAG, SINPEND, R_AUTO e S_AUTO também foram mapeadas e
utilizadas para fins de ETL, mas como as tabelas AT_MOR, SA_MOR, R_COMP, S_COMP
e PREMIT representadas nos quadros acima já ilustram as necessidades de busca
de informações do DW ou ODS, não se faz necessário trazer seus mapeamentos
neste trabalho.
Sobre as tabelas SUSEP ilustradas nos
quadros anteriores, nota-se que vários campos podem se preenchidos com dados
oriundos no DW, mas existem também outros campos que só podem ser preenchidos
com dados vindos do ODS ou do OLTP. E esta necessidade de buscar dados fora do
DW acontece com a maioria das tabelas, conforme mostra o quadro 8.
Quadro 8 – Relação
de tabelas SUSEP e necessidade da origem de dados
Tabela SUSEP
|
Necessidade de buscar
informações fora do DW
|
Quantidade de campos
que requerem dados fora do DW
|
AT_MOR
|
Sim
|
1
|
SA_MOR
|
Não
|
0
|
R_COMP
|
Sim
|
5
|
S_COMP
|
Sim
|
3
|
PREMIT
|
Sim
|
10
|
Isto significa que, para geração dos
dados SUSEP em estudo, existe a necessidade de carregar dados não só do DW, mas
também do ODS (ou até mesmo do OLTP, caso o sistema de origem não seja
representado pelo ODS em sua totalidade).
Nota-se também que elementos como os
DMs e o OLAP, que mesmo sendo itens constantes e importantes da arquitetura de
BI, não serão objetos deste estudo, visto que apenas o ODS e o DW foram
suficientes para fazer o confronto dos dados e levantamento das hipóteses.
Resultados
e discussões
A seguir são expostos e discutidos os
resultados obtidos na pesquisa, bem como as hipóteses levantadas a partir da
análise desses resultados.
4 APRESENTAÇÃO DAS HIPÓTESES DE ESTUDO
Os arquivos exigidos pela SUSEP possuem
vários tipos de granularidade, ou seja, diferentes níveis de detalhes. Alguns
são arquivos de conteúdo estatístico, com alta granularidade, ou seja, um baixo
nível de detalhes, sendo tão sumarizados quando os dados de um DW. Mas outros
arquivos têm granularidade baixa, ou seja, eles têm um alto nível de detalhes,
contemplando informações de cada transação, como, por exemplo, as emissões, os
sinistros e os itens segurados, além de detalhes muito específicos que variam
de acordo com o ramo de seguro. Sendo assim, as informações que irão compor os
relatórios não podem vir somente de um DW, pois este somente deveria ter uma
granularidade alta, por conter informações consolidadas para fins estratégicos.
Logo, parte das informações a serem reportadas à SUSEP deve refletir a natureza
transacional dos sistemas legados da companhia, função que o DW não faz.
Lembrando que as boas práticas de BI recomendam
que a extração de informações para o DW não seja feita diretamente dos sistemas
OLTP, por concorrer com as transações feitas em tempo real, e como existem
várias fontes diferentes de dados (algumas em sistemas operacionais e outras em
simples arquivos e planilhas), sendo que estas origens distintas podem ter dados
que se completam e se duplicam, é também boa prática que os mesmos devam ser
integrados e consolidados em um repositório à parte para compor os relatórios.
Esta base de dados unificada deve receber, por uma camada ETL, os dados relevantes da companhia, camada esta que deve se
preocupar com as regras de negócios para compor e unificar as informações
vindas de origens distintas.
Embora este processo de criação de uma
base única para a companhia lembre a
composição de um DW, na verdade ele
abrange apenas uma parte da arquitetura, que é a geração de dados para o ODS, que participa do momento anterior
ao envio de dados para a composição do BI propriamente dito. O ODS é um dos
componentes não indispensáveis de uma arquitetura de BI, e pode existir de
forma temporária apenas, mas torna-se o elemento mais importante da arquitetura
se a companhia tem como meta a geração de relatórios operacionais como os da
SUSEP, visto que este tipo de armazenamento de dados também reflete a natureza
transacional dos sistemas envolvidos, podendo gerar de forma mais fiel os dados
regulatórios. E a camada ETL que alimenta o ODS é de grande importância, pois é
a responsável por fazer a integração entre as diferentes origens OLTP para uma
base única de dados.
Conforme Leão (2015):
[...] Uma camada ODS
na terceira forma normal (e só pode ser assim) [...] permitirá gerar relatórios
nos templates exigidos pela SUSEP, de
maneira mais fácil, utilizando uma ferramenta com foco em gerar relatórios
[...]. A utilização de uma camada dimensional será mais útil caso [...] necessite
oferecer aos [...] usuários a possibilidade de gerar consultas ou painéis de
informação [com objetivo estratégico de apoio à tomada de decisão].
O quadro 9 demonstra as principais
diferenças entre um ODS e um DW, conforme apontado por Schroeck (2001, tradução nossa).
Quadro 9 – Comparação
ODS/DW
ODS
|
DW
|
Transações similares às de um sistema OLTP.
|
Consultas
processam grande volume de dados.
|
Contêm
dados atuais e quase atuais.
|
Contém
dados históricos.
|
Tipicamente
somente dados detalhados, frequentemente resultando em grande volume de
dados.
|
Contêm
dados sumarizados e detalhados, geralmente menores em tamanho do que um ODS.
|
Carga
de dados em tempo real e quase em tempo real.
|
Tipicamente
carga de dados em lote.
|
Geralmente
modelado para suportar atualização rápida de dados.
|
Geralmente
modelado de forma dimensional e ajustado para aperfeiçoar o desempenho de
consultas.
|
Atualizado
no nível de campo de dados.
|
Os
dados são acrescentados, não atualizados.
|
Usado
para tomada de decisão detalhada e relatórios operacionais.
|
Usado
para tomada de decisões de longo prazo e relatórios gerenciais.
|
Trabalhadores
do conhecimento (representantes do serviço ao cliente, gerentes diretos).
|
Pessoas
estratégicas (executivos, gestores das unidades de negócio).
|
Fonte: SCHROECK, Michael J. ODS: The Cornerstone of
Information Integration
Complementando, existem ferramentas no
mercado securitário que são especializadas em gerar informações para a SUSEP
(incluindo a Circular 360), como, por exemplo: GEPRO® (Gestão de Provisões e
Registros Oficiais) da Confitec, OIM® (Módulo de Informações Operacionais) da
ITG, CORE-SUS® da CoreOn, entre outros. Mas para uma implantação eficiente
destes sistemas, uma das preocupações é que os mesmos acessem uma fonte única de dados, visto que, quando
uma empresa seguradora possui vários sistemas trabalhando em paralelo, existe a
possibilidade de haver informações redundantes ou mesmo incompletas, se
analisadas isoladamente. Por isso, existe a necessidade de uma base de dados única
e integrada. E, como visto anteriormente, esta fonte única de dados não poderia
ser um DW, já que vários relatórios oficiais da SUSEP 360 exigem um grau de detalhamento operacional que um DW não
poderia oferecer, mas que um ODS pode.
Logo, uma companhia seguradora tem,
conforme hipóteses levantadas por este trabalho, as seis opções abaixo de como
contemplar uma solução de BI como apoio à geração de dados periódicos de
fiscalização:
4.1 Solução de BI completa
Pode-se construir uma arquitetura
completa de BI, que tem um ODS funcional e não temporário que, além da sua
função primária de receber dados dos sistemas OLTP e enviá-los para o DW,
servirá também como fonte de dados para a geração dos arquivos para SUSEP,
visto que o ODS estará no mesmo nível de granularidade dos sistemas de origens
e dos arquivos da Circular 360.
E tal estrutura conta também com um DW
que, embora não sirva para a geração de tais relatórios oficiais da SUSEP,
cumprirá sua função estratégica de BI, tendo um papel mais amplo dentro da
companhia, caso a mesma deseje aproveitar todo o esforço investido na coleta,
transformação e integração dos seus dados em uma base única.
Ou seja, é uma solução que contempla a
SUSEP e também o BI, por conter um ODS e um DW, conforme representado pela
FIGURA 16. Nesta e nas próximas cinco figuras, a região delimitada pela linha
pontilhada é o objeto de estudo deste trabalho.
FIGURA 16 –
Arquitetura de tecnologia de BI completa, incluindo DW e ODS
4.2 Solução de BI parcial
Uma segunda opção seria construir uma
arquitetura parcial similar à que seria utilizada para uma solução completa de
BI. Esta também contaria com um ODS funcional e não temporário, recebendo dados
transacionais das origens e estando preparado para os relatórios da SUSEP. Mas seria
uma estrutura sem um DW propriamente dito, ou seja, o ODS é a última etapa do
processo dentro do escopo de uma arquitetura de BI.
Pode-se decidir por esta opção caso a
empresa esteja apenas focada em poder gerar os dados requisitados pela SUSEP,
mas caso não esteja interessada em uma solução de BI (ou não tenha recursos
para uma). Desta forma, será utilizado todo o mecanismo que foi criado para a
preparação dos dados que uma solução de BI utilizaria (neste caso, sob a forma
de ODS e o ETL que o alimenta).
Ou seja, é uma solução que contempla a
SUSEP, mas não contempla o BI, por não possuir um DW (embora contenha parte de uma
estrutura de BI, possuindo um ODS), conforme representado pela FIGURA 17.
FIGURA 17 –
Arquitetura de tecnologia de BI parcial, com ODS, mas sem DW
4.3 Solução de BI expansível
Assim como o modelo anterior, esta
arquitetura tem um ODS funcional e não tem um DW. Mas se a empresa quiser
investir em um projeto de BI no futuro, já terá uma estrutura para aproveitar e
dar continuidade, economizando recursos e tempo. Ou para o caso de empresas que
queiram dividir a criação da solução em dois projetos distintos, um para o BI e
outro para a SUSEP, algo que pode ocorrer por questões de prioridades da
companhia, por conta de limitações de recursos ou até mesmo por causa de
departamentos diferentes envolvidos na implantação.
Ou seja, é uma solução que contempla a
SUSEP no momento atual e pode contemplar o BI em um momento futuro, por já
conter um ODS implantado (FIGURA 18).
FIGURA 18 –
Arquitetura de tecnologia de BI parcial (contém um ODS) e ainda sem DW, mas
expansível
4.4 Solução de BI incompleta
Uma arquitetura de BI comum, como alternativa
existente, pode não precisar contemplar um ODS, ou pode possuir um ODS como repositório
temporário. O foco desta opção seria prioritariamente gerar os dados para o DW
e atender as demandas de BI, e não está focando em relatórios que não sejam gerenciais
nem estratégicos. Isto é, relatórios operacionais como os solicitados pela
SUSEP, que necessitam de informações transacionais, não seriam contemplados por
esta arquitetura.
Isto é, trata-se de uma solução que
contempla o BI (por possuir um DW), mas não a SUSEP (por não possuir um ODS),
conforme a FIGURA 19 representa.
FIGURA 19 –
Arquitetura de tecnologia de BI incompleta, com DW, mas sem ODS
4.5 Solução de BI incorreta
Podem existir arquiteturas em que as empresas
não utilizem as boas práticas de estruturas de BI, e montem um DW que não seja
multidimensional e reflita os dados transacionais, ou montem uma solução em que
várias tabelas transacionais são agregadas às tabelas do DW. Essas soluções fugiriam do modelo padrão de
DW, apenas com o objetivo de extrair relatórios que não sejam típicos de BI,
isto é, para que seja possível extrair do DW os dados transacionais para outros
tipos de relatórios, principalmente operacionais (como, por exemplo, os arquivos
da SUSEP 360).
Esta solução pode ter problemas de
desempenho do DW quando o mesmo é acessado para fins de BI, por existir mais
relações entre tabelas do que normalmente existiria em um modelo estrela típico.
Há também a possibilidade de que o mesmo ocorra quando o DW é acessado para atender
a geração de dados da Circular 360, devido ao grande volume de dados históricos.
Isto é, mesmo que todos os dados necessários à SUSEP estejam armazenados em um
repositório único com dados transacionais, não é garantia que os mesmos possam
ser extraídos de forma eficiente se adotado este modelo.
Ou seja, é uma solução que contempla o
BI de forma incorreta (com um DW refletindo dados transacionais) e pode
contemplar ou não a SUSEP, conforme representado pela FIGURA 20.
FIGURA 20 –
Arquitetura de tecnologia de BI incorreta, com DW refletindo dados
transacionais
4.6 Sem solução de BI
Existe a possibilidade de a empresa
não contemplar o que já existe na literatura e no mercado, como as vantagens das
soluções de ETL, ODS e DW, e investir em soluções locais e até mesmo paliativas
para a geração de relatórios para SUSEP. Tais soluções seriam, por exemplo, a geração
de relatórios diretamente a partir dos sistemas de origem (com ou sem
integração entre estes sistemas) ou a integração dos dados dos sistemas de forma
manual, sem seguir boas práticas como as utilizadas no ETL da geração de um
ODS.
Ou seja, é uma solução que não
contempla o BI (por não possuir DW nem ODS) e pode ter dificuldades em contemplar
a SUSEP (FIGURA 21).
FIGURA 21 –
Arquitetura de tecnologia de BI inexistente (sem DW nem ODS)
Este tipo de estratégia está sujeito a
vários riscos, como, por exemplo: a duplicidade dos dados, a falta de
integridade dos dados, uma falsa visão da informação, manutenções constantes na
geração dos relatórios etc. Estes riscos estão associados a problemas como a
falta de uma camada onde tratar os dados, a ausência de um dicionário de dados
que traduza os sistemas de origem (metadados), a falta de flexibilidade no
processo, entre outros. E, pelo fato de estar conectado diretamente ao OLTP,
ainda pode-se citar um baixo desempenho e até mesmo paradas críticas na
extração de dados (inclusive nos próprios sistemas transacionais) e, como
consequência, atrasos na geração dos relatórios periódicos e a impossibilidade
de geração de relatórios emergenciais e sob demanda.
CONCLUSÃO
A solução de BI incompleta, aquela que
contém um DW, mas não uma ODS, pode ser uma solução que cause certo equívoco entre os profissionais que
queiram montar uma base única para gerar os dados para SUSEP, caso tais
profissionais não entendam as diferenças de modelagem e granularidade entre um
DW e um ODS e quando não se atentam para o nível de detalhamento que a Circular
360 solicita em seus diversos relatórios oficiais.
Tal equívoco pode ter origem em uma interpretação errônea de que DW seja
sinônimo de base única. Sabe-se que um repositório com dados integrados de toda
a corporação é a chave para a geração de relatórios como os apresentados neste
estudo, já que são relatórios globais, que abrangem toda a companhia. Entre as
seis hipóteses apresentadas, existem cinco em que o DW e/ou o ODS representam tal
figura de base única de dados. Mas somente três destas soluções, as que possuem
pelo menos a camada de ODS em suas estruturas, são aquelas em que é possível
gerar tais relatórios para a Circular SUSEP 360. Isto por que o ODS representa os
dados da companhia integrados em um repositório único, e na granularidade
compatível com o OLTP e com os relatórios exigidos.
Para Inmon (2000, tradução nossa,
grifo nosso), "o valor real do ODS
aparece na capacidade de armazenar dados integrados, [...] [que] são sempre
difíceis de construir, mas, uma vez construídos, têm valor corporativo
real". Ou seja, o ODS cumpre tanto o papel de enviar dados integrados para
o DW como o papel de alimentar os relatórios operacionais de toda a empresa.
Mesmo que o DW seja a figura mais conhecida e mais referenciada do que o ODS,
tanto na literatura especializada como no mercado, o ODS tem papel fundamental
em reunir e unificar os dados da companhia.
Conforme Kelley (2007, tradução nossa,
grifo nosso):
[...] [Há] várias
organizações começando a construção de um armazenamento de dados operacionais
(ODS), mas chamando-o de data warehouse.
Então quando eles realmente começam a olhar para o data warehouse, [...] ele não funciona muito bem. O que acontece é frustração. [...] [O ideal] é que cada
organização olhe para a forma como os dados serão utilizados e, em seguida,
construa a estrutura de dados mais adequada para as necessidades, [...]
principalmente por causa da finalidade do ODS (mais de natureza operacional) e
da finalidade do DW (mais de natureza estratégica) [serem diferentes].
Ou seja, quando for feita uma
interpretação adequada dos componentes de uma arquitetura de Business Intelligence, diferenciando um Data Warehouse de um Operational Data Store, e quando for
feita uma análise apropriada do nível de detalhamento que a SUSEP solicita para
os arquivos da Circular 360, uma solução de BI será eficiente ao ser aplicada
em uma seguradora para gerar tais relatórios de fiscalização da área de
seguros, além de relatórios estratégicos que suportem a tomada de decisão.
EFFICIENCY ANALYSIS OF A BUSINESS INTELLIGENCE SOLUTION APPLIED ON AN
INSURANCE COMPANY IN ORDER TO GENERATE REGULATORY REPORTS
ABSTRACT
Business Intelligence (BI) and Data Warehouse (DW) solutions are a market reality, insurance companies included. DW aim is store information originated from company’s several data sources into a unique consolidated spot in order to extract strategic information. It is assumed that if company’s main data sources are referred to, it’s possible to extract a several brand of reports, including those periodic and/or mandatory submissions to Superintendence of Private Insurance (SUSEP) that is Brazil’s insurance regulator agency. What should be noted is if the type of information that a typical DW contains supports the data required by the superintendence. This study’s objective is to assure that a BI solution will be able to support all information required by inspection on an insurance company. To do that, it is necessary compare DW suggested structure with inspection information nature. A complete BI architecture will be analyzed also, involving components such as data repositories, temporary or not, and the layers of integration and data exploration, and will be checked from each stage of architecture’s development, or with each of its items, its possibility to extract the required data. It's really necessary to have a single data source for the extraction of official records, being an exigency for specialized tools in security market in order to generate data to SUSEP. Once DW is designed to store consolidated and strategic information and inspection requires statistical and transactional information, the data integration layer becomes the most important architecture element and how it is located on a point before DW itself creation a BI project could be divided into two distinct stages: the first one to generate required data and the second one, optional, to construct a DW for strategic decision-making.
Key-words: Business intelligence. BI. Data warehouse. DW. BI architecture. Operational data store. ODS. Regulatory reports. Brazil Insurance Regulator’s reports. Insurance.
Anexos
As FIGURAS 22 a 34 mostram os layouts dos arquivos utilizados neste
trabalho conforme a Circular 360 da SUSEP.
FIGURA 22 – layout do arquivo AT_MOR
Fonte: SUSEP, Circular
nº 360
FIGURA 23 – layout do arquivo SA_MOR
Fonte: SUSEP, Circular
nº 360
FIGURA 24 – layout do arquivo R_COMP
Fonte: SUSEP, Circular
nº 360
FIGURA 25 – layout do arquivo S_COMP
Fonte: SUSEP, Circular
nº 360
FIGURA 26 – layout do arquivo PREMIT
Fonte: SUSEP, Circular
nº 360
FIGURA 27 – layout do arquivo SINAV
Fonte: SUSEP, Circular
nº 360
FIGURA 28 – layout do arquivo SINPAG
Fonte: SUSEP, Circular
nº 360
FIGURA 29 – layout do arquivo SINPEND
Fonte: SUSEP, Circular
nº 360
FIGURA 30 – layout do arquivo R_AUTO (parte um de três)
Fonte: SUSEP, Circular
nº 360
FIGURA 31 – layout do arquivo R_AUTO (parte dois de três)
Fonte: SUSEP, Circular
nº 360
FIGURA 32 – layout do arquivo R_AUTO (parte três de três)
Fonte: SUSEP, Circular
nº 360
FIGURA 33 – layout do arquivo S_AUTO (parte um de dois)
Fonte: SUSEP, Circular
nº 360
FIGURA 34 – layout do arquivo S_AUTO (parte dois de dois)
Fonte: SUSEP, Circular
nº 360
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Business
Intelligence: Um Enfoque Gerencial para a Inteligência do Negócio. Porto Alegre: Bookman, 2009.
Boa tarde, vcs teriam algum sistema ou o sql?
ResponderExcluirPrecisaria muito para ajudar no projeto integrado da faculdade, sobre sistema de seguros
Obrigado wsales.net@gmail.com
Boa tarde, vcs teriam algum sistema ou o sql?
ResponderExcluirPrecisaria muito para ajudar no projeto integrado da faculdade, sobre sistema de seguros
Obrigado wsales.net@gmail.com
Olá.
ExcluirA seguradora tem vários sistemas internos, alguns para alguns ramos diferentes de seguros, outros em conjunto com o ERP.
Sistemas desenvolvidos internamente e sistemas do mercado.
Com bases em SQL Server, Oracle, DB2 etc.
Em linguagens distintas como C# MVC, ASP Classic, ASP.NET, VB6, RPG, Java etc.
Alguns integrados entre si via WebService, API, troca de arquivos e até mesmo com auxílio de RPA.
Alguns rodando dentro da empresa, outros rodando na matriz ou outra filial fora, e outros rodando direto no fornecedor.
Por questões de confidencialidade, não posso entrar em mais detalhes.
Abraços.
OBS: hoje a circular 360 foi atualizada pela circular 522
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