sexta-feira, 26 de junho de 2020

A Paz que você procura está no F* que você não diz!

Estive em Porto de Galinhas, Pernambuco, de férias há alguns meses.
Em certo momento, fui com minha esposa a uma loja de peças decorativas de azulejo e outras coisas frágeis.


Entrou na loja um estrangeiro loiro, (americano ou alemão, sei lá, mas falava inglês), junto com duas brasileiras...  E ele "olhando com a mão": pegando um azulejo, olhando em cima e embaixo, e colocando de volta no lugar; pegando outro, analisando e assim por diante ...mexendo em tudo quanto é peça... 

E o dono do estabelcimento, uma cara grandão, tava só de olho nele. Percebi que, pela atitude do gringo, o dono começou a ficar mais tenso..

Sendo que na loja havia mais de um cartaz avisando para não tocar nas peças e outros cartazes dizendo "quebrou pagou"!


De repente o gringo derrubou sem querer uma peça da  loja e quebrou (lascou a beirada do azulejo).. e ao invés de avisar o dono, o carinha deixou  no mesmo lugar e ia sair como se não tivesse ocorrido nada, escondido.  

Daí o dono da loja ficou louco! Correu para a porta na frente do pessoal, fechou e trancou a porta e começou a discutir com o gringo e suas amigas.

E eu e minha esposa lá dentro da loja vendo a confusão de longe, e ninguém entre eles se entendia por causa dos idiomas diferentes.

Vendo que o negócio estava esquentando e que não teria finalização nem acordo, eu me aproximei, pedi licença ao dono, e fui questionar em inglês com o estrangeiro, com calma, falando que tinha um cartaz em português falando para não tocar nas peças e que danos deveriam ser pagos.

Mas o gringo levantou a voz comigo, então eu que estava calmo acabei levantando a voz  também, em inglês (mas já misturando com espanhol e português, no calor do momento). E eu falando que ele estava errado, por isso o dono estava tão bravo.

Entrou na conversa a amiga brasileira dele, e ela começou a brigar comigo também (começou em inglês, mas depois viu que eu era brasileiro e trocou para português), e eu argumentei com ela: 

"Se o cartaz estava em português,  e ele não manja de português, por que não explicou para seu amigo que não era para ficar tocando nas coisas?".

Ela falou que já iam deixar o dinheiro, e eu respondi "iam, mas não deixaram!", que tem que avisar logo que acontece, não era para agir sorrateiramente, "não é assim que se faz, parece coisa de ladrão, como o dono iria saber?!", eu disse!

A moça meio que jogou o dinheiro em cima de um banco, e o dono, bufando, abriu a porta e mandou eles embora.

Daí, como já tínhamos escolhido nossa peça, queríamos pagar e ir embora...

O dono estava tremendo de tanta raiva, pegou a maquininha de cartão, mas nem conseguia acertar os botões,  de tão nervoso que estava, coitado.

Então ele disse que não ia nem cobrar da gente, pois estava nervoso,  e meio que como forma de agradecimento... Rs

Mas não aceitei. Fiz o seguinte: peguei um segundo azulejo, para eu dar uma nota de dinheiro maior e não precisar de troco e facilitar a transação... e falei que queria levar o quadrinho que o gringo quebrou.

"Mas está lascado...", ele disse.

Eu respondi: "Melhor ainda! Assim sempre vou lembrar desse dia! kkkk".

E por um capricho do destino, o quadrinho tinha essa frase:

"A PAZ QUE VOCÊ PROCURA ESTÁ NO FODA-SE QUE VOCÊ NÃO DIZ".

Fechamos negócio, conversamos um pouco mais ainda, esperamos ele acalmar antes de sairmos, trocamos ideias legais (e falamos mal do gringo também kkk) .... até peguei o contato do Whatsapp dele, até hoje converso com ele às vezes rsrs.

Eis a foto 
quadrinho pernambucano da discórdia internacional, e sua frase e lascado emblemáticos:





Abraços e tentem ser diplomáticos!
Leandro M:-D>
nov2019/jun2020
"A comunicação é uma junção da verdade com a falsidade, afinal fofoca é uma coisa feia e é comunicação."
np - Belle & Sebastian - Fuck This Shit

2 comentários: