sexta-feira, 2 de março de 2012

Cadê o Tamanduá da Formiga?

Muitas pessoas devem conhecer o desenho “A Formiga e o Tamanduá, uma velha caçada de gato e rato -- mas com os personagens do título, onde o primeiro, espertalhona vermelha, se dá sempre bem perante o segundo, atrapalhado e azul.



Um desenho de 1969, do estúdio Depatie-Freleng , o mesmo que produziu A Pantera Cor-de-Rosa (Pink Panther) e outros desenhos, como:

  • Inspetor Clouseau
  • Bom-bom e Mau-mau (Roland and Rattfink)
  • Toro e Pancho (Tijuana Toads), 
  • Dr. Dolittle
  • O Poderoso Cachorrão (Dogfather), 
  • Xerife Hoot-Kloot
  • Cobrinha Azul (The Blue Racer) e o Honorável Besouro Japonês (Japanese Beetle, aquele que cantava "toli toli tolá, a cobla ficou lá.")
 



Voltando à divertida série da 
incessante perseguição dos dois bichos do título: ela foi transmitida no Brasil na década de 70 pela TV Tupi e até recentemente pelo canal pago Cartoon Network. Ou seja: encantou várias gerações de brasileiros.




Encantou e ENGANOU gerações de brasileiros.



Oras, desde criança, eu nunca acreditei que o personagem Tamanduá fosse mesmo um tamanduá (ou papa-formigas). Não pela cor azul, obviamente. Mas pelo jeitão dele, as orelhas e, principalmente, o rabo grosso.
 

Ele não se parecia com os nossos tamanduás latino-americanos! E olha que eles são tão diversos e de famílias diferentes (mas todos da mesmo ordem, “Pilosa”, a mesma dos bichos-preguiça). Isso inclui espécies como:
  • o Tamanduá-Bandeira (ou Jurumirim  ou Tamanduá-Guaçu -- Myrmecophaga tridactyla);

  • o Tamanduá-Mirim (ou Tamanduá-de-colete -- Tamandua tetradactyla);

  • e o Tamanduaí (ou Tamanduá-Anão -- Cyclopes didactylus).

Sempre pensei que o personagem anil do desenho era apenas mal desenhado e ponto final.


Mas quando escrevi meu texto Formiga é um Barato e fiz minhas pesquisas para o artigo, descobri que o título em inglês do desenho é “The Ant and the Aardvark”.

Pronto, matou-se a charada:
não se trata de um Tamanduá,
e sim de um Aardvark!

O aardvark, conhecido também como porco-da-terra, porco-formigueiro ou orictéropo (espécie Orycteropus afer) é um ser de ordem totalmente diferente, a "Tubulidentata", e é seu único representante vivo. Vive na África (reparem que no desenho às vezes aparecem animais tipicamente africanos, como elefantes). Eis uma foto do bicho, e uma esquematização dele:






aardvark pode ser a única espécie viva do seu grupo, mas na mídia está bem acompanhado: não só o Tamanduá azul, mas o Arthur do desenho "As Aventuras de Arthurtambém é um aardvark -- antropomórfico, criança e com humor e bondade estilo Doug. Esse desenho, produção canadense e norte-americana dos anos 90, passa até hoje na TV Cultura.


Então, se tiverem dúvidas sobre os animais representados de forma esquisita nos desenhos, questionem sempre: pois, muitas vezes, podemos aprender com isso! (Embora, outras vezes, pode ser que o desenho é esquisito mesmo e o animal mal representado.)

Abraços e até mais ver!
Leandro M:-D>
06fev12
"Grande parte da vitalidade de uma amizade reside no respeito pelas diferenças, não apenas em desfrutar das semelhanças." 
(James Fredericks)
np - The Mummies - Stronger Than Dirt (ao vivo em SP nov/10)


Um comentário:

  1. rsrs..
    legal o texto!
    realmente de tamanduá, o azul não tem nada!

    todos esses desenhos eram mto legais.


    Té mais!
    Rogério

    ResponderExcluir