segunda-feira, 20 de agosto de 2012

BH e etc.: JF é MG, e não RJ!

Como muitos devem saber, Juiz de Fora (a nossa JF, ou "Gisdifora") é uma importante cidade de Minas Gerais (MG), com meio milhão de habitantes.


Localizada na Zona da Mata, não muito longe da divisa de Minas com o Estado do Rio de Janeiro (RJ), a distância entre essa linda cidade mineira e a capital carioca, Rio, é bem menor do que a distância até a capital mineira, Belo Horizonte (BH, ou "Belzonte") -- logo, ela sofreu uma maior influência fluminense ao longo dos tempos.


Acontece que tenho uma prima que é juizforana e que se mudou há algum tempo para uma cidade pequena ao norte de Beagá para trabalhar e estudar (prefiro não mencionar o nome da cidade).
Em dado momento, para renovar a sua carteira de motorista (CNH), ela precisou ir a uma cidade próxima de lá (prefiro também não mencionar o nome dessa outra cidade, por causa do "causo" que contarei a seguir).


Chegando a tal cidade, o atendente responsável pela renovação da carta queria cobrar taxa de transferência de UF, pois alegava que JF é Rio, e não Minas! E teimou, teimou, teimou, naquela visão interiorana e preconceituosa, enxergando a menina como "carioca do brejo" (como são chamados pejorativamente) e não como "cidadão mineirim".

Ora, só depois de consultar no sistema no computador (o que seriam de nós, sem eles, né?), é que o funcionário viu que a carta da menina, que é de JF, consta como MG, e não RJ -- então ele engoliu a ignorância dele e deu entrada nos documentos.


Acho que conhecer as cidades principais do próprio Estado é dever de todos (assim como as principais cidades e capitais do Brasil). Ainda mais quando trata-se de um funcionário que trabalha para o público...


Saudações e até a próxima.


Leandro M.D.
11abr12 / 04ago12
"Para bom entendedor meia palavra basta. Entendeu ...ecil?" (Millôr Fernandes)
(Lei da Incompetência segundo Dilbert)
np - Matanza - Meio Psicopata




13 comentários:

  1. Me lembro do "causo" ainda contado lá em Cataguazes.

    K

    ResponderExcluir
  2. doideira hein !!! rsrs

    H

    ResponderExcluir
  3. Meu Deus....q povo viu?!! Qdo acho q já vi de tudo, aparece algo mais...

    ResponderExcluir
  4. Me lembro desse causo, infelizmente típico. Não posso me esquecer de contar lá em casa kkkkk!

    ResponderExcluir
  5. Nosssa... quantas siglas! rsrsrrsrr

    ResponderExcluir
  6. Achei mtoo massa o texto!
    Gostei de verdade!!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. KKKKKKKKKKKKKKKKK!!!!!!!!!! Adorei, primo!!! Ainda + q eu faço parte dessa história!!! Melhor dizendo... A protagonista! Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha! Pois é!! É a típica coisa que na hora passamos nervoso, mas depois rimos bastante...

      Excluir
  8. Me desculpe discordar deste seu texto..eu penso que sua prima mentiu para zoar com a rixa que existe entre Belo Horizonte e Juíz de Fora..porque todo mundo sabe que Juíz de fora é uma cidade mineira...e também sabe que Juíz de fora não engole a capital..kkkk

    ResponderExcluir