quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Coisas de Europa: (quase) achei a Babirusa

Lembram quando comentei rapidamente sobre o animal chamado "babirusa" no post sobre o Zoológico (cliquem aqui), que foi um bicho que eu NÃO encontrei por lá?

O crânio da cabeça da caveira do bicho.

Então, continuo sem ter encontrado um exemplar vivo desse parente do javali (um primo bizarro e em extinção).

Mas consegui ver um bicho destes empalhado, exposto no Museu de História Natural de Londres, na Inglaterra:

Mesmo com a foto desfocada, o conjunto de dentes exóticos se destaca! 
Somente no finalzinho da visita ao Museu que vi o bichão...
E uns minutos antes eu, que já tinha visto vários e vários animais diferentes,
como o Pangolim e o Boi Almiscarado, estava comentando:
"Meu, só falta encontrar uma babirusa por aqui para fechar o dia!"
E eis que surge, entre alguns mamíferos artiodátilos e debaixo de uma baleia, 
quem eu procurava!
Bicho invocado mesmo!
Babirusa em inglês é... "Babirusa" 
(mas, com certeza, com outra pronúncia, não?)
E seu nome científico é "Babyrousa babyrussa
(não é "Baby Russa" nem "Baby Rosa")

E, se não bastasse, em um dos Museus do Vaticano (o Museu Missionário-Etnológico), na Itália, vi um adorno, uma espécie de máscara animal, que parece ser de um javali ou outro suídeo ou porco selvagem similar, mas prefiro acreditar que seja da Babirusa também (ou de um javali com piercings no focinho):

Meio de lado.
Meio de frente.
De lado ao lado de um escudo ornado.

Sobre a "caça à babirusa" tudo começou quando eu vi sem querer alguns anos atrás na web sobre a existência desse bicho, e um colega meu e eu cismamos com a aparência dele e ele virou a "mascote" de um projeto (meio enroscado e até bizarro) que fizemos na empresa! Desde então, nunca mais esquecemos o figura.

Bem, agora só falta encontrar um exemplar vivo! Onde tem um?

Abraços e se cuidem!

Leandro M:-D>
Dez2013
"Até os sábios morrem, e morrem também os tolos e os ignorantes.
 O ser humano, por mais importante que seja, não vive para sempre;
 como os animais ele também morre."
(Salmo 49:10,12)

np - The Cooltrane Quartet - Should I Stay Or Should I Go (The Clash, versão Jazz)

Nenhum comentário:

Postar um comentário