sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Coisas de Cataguases: Livro Na Escola de Jesus e Quadros Artísticos (1955)

Outro dia estava em Cataguases, Minas Gerais, e vi um livro de 1955 chamado "Na Escola de Jesus - 190 Quadros Artísticos". Creio que era dos meus avós. Bem antigo, bonito e até que muito bem conservado!

Olhando rapidamente na internet, vejo alguns dados que não me atentei quando eu folheei a obra: é da Editora Paulinas, tem 200 páginas, mede 20 por 28 cm (é grande), pesa 825 gramas (e é pesado), capa dura e seu subtítulo é "O Catecismo de Pio X Explicado por Meio de 190 Quadros Artísticos.

Eis algumas páginas e ilustrações do mesmo:

A bela capa, que chama a atenção.

Tocando Violino (ou Rabeca?)

Tocando alaúde

O presente volume inspirado pelo amor e pela arte do Revmo. Pe. Tiago Alberione,
Superior Geral a Pia Sociedade São Paulo,
foi redigido pelo Rvmo. Pe. Eugênio Fornasari, S. S. P.
Nihil obstat. São Paulo, 15 de dezembro de 1955
Mons. Luís Gonzaga Miele, Censor
Imprima-se, São Paulo, 19 de março de 1960.

Questão 117. Como nos santificam os sacramentos?
Os sacramentos santificam-nos 
dando-nos a primeira graça santificante,
que apaga o pecado, ou aumentando-nos a graça que já possuímos.
(imagem: A Samaritana)

Questão 49. Quem são os anjos?
Os anjos são ministros invisíveis de Deus 
e também nossos guardas,
tendo Deus confiado cada homem a um deles.
(imagem: O Anjo da Guarda)

Questão 32. Para viver segundo Deus, 
que devemos fazer?
IIª parte: Para viver  segundo Deus, 
devemos crer as verdades reveladoras por Ele
e observar os seus Mandamentos.
(imagem: Moisés)

Questão 26. Das três Pessoas da Santíssima Trindade
houve alguma que encarnou e se fez homem?
Sim. Das três Pessoas da Santíssima Trindade
encarnou carne e fez-se home a segunda, isto é, o Filho.
(imagem: A 
Santíssima Trindade)
Independentemente da religião, creio que muitos acharão interessante.
E os cristãos (principalmente católicos), mais os ainda.
(E os bibliotecários e colecionadores de antiguidades também! rs)


Até mais e bom final de semana a todos!
Leandro M:-D>
nov2013/out2014
"Não existe um caminho para a felicidade. A felicidade é o caminho."
np - O Rappa - Cristo e OXalá


3 comentários:

  1. Minha mãe lia pra mim... lembro como se fosse hoje. Não sei que fim deu meu exemplar. Quero muito adquirir outro... Eu já tenho 50 anos e nunca esqueci esse livro!!!

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de compra-lo, se por possível.

    ResponderExcluir
  3. Você está vendendo? Gostaria de comprar...

    ResponderExcluir