quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Foto de Mendigo e o Caminho da Fé

Eu não sou muito antenado em muitas coisas que acontecem na internet, na TV e nas redes sociais, principalmente coisas fúteis. E no último final de semana um amigo me disse que virou "moda" tirar foto de mendigo e postar.

Não sei qual o objetivo disso. Para dizer que se preocupam com os moradores de rua? Parece que há uma "necessidade" das pessoas se afirmarem, de mostrar para os outros como são legais, ainda mais como o advento das redes sociais como Facebook Twitter e Instagram. Parece que o velho ditado "fazer o bem sem olhar a quem" não faz mais sentido.

No post de hoje, excepcionalmente, não vou colocar fotos, nem desenhos ou imagens (ao contrário do que "pregam" as redes sociais), apenas vou contar um caso sobre mendigo que aconteceu comigo e uns amigos quando fizemos trilha em um dos trechos do Caminho da Fé no Sul de Minas Gerais (não sabe o que é o Caminho da Fé? Clique
aqui). Vira e mexe conto esse caso aos amigos e colegas, pois foi marcante. 

Quem se interessar, boa leitura:

Há alguns anos, eu, minha noiva, meu cunhado e duas amigas fizemos a caminhada de dia, uma trilha de cerca de 20 ou 25 km andando por estradas de terra, fazendas e morros, entre uma cidadezinha e outra, que durou o dia todo, desde a manhãzinha até o fim da tarde. Passeio muito gostoso, mas muito cansativo.


Logo, quando chegamos ao hotel ou pousada da cidade destino, como de costume, precisamos urgentemente de três coisas (não necessariamente nesta ordem): tomar banho, comer e deitar. Tomamos um banho e fomos dar uma volta no centro da cidadezinha para jantar.

Como é de comum no interior, ainda em mais de Minas, as refeições são bem servidas. Pedimos dois ou três pratos para nós cinco, mas aquilo que chegou à mesa dava para alimentar umas oito pessoas! Era muita comida! Arroz, feijão, salada, polenta frita, angu, bife, frango com quiabo, torresmos gigantes e não sei mais o quê. Não lembro exatamente o que tinha, mas lembro que tudo estava muito delicioso! E que tinha muita comida!

Quando nos fartamos de comer, ainda sobrou muita comida no prato, inclusive mistura. Não queríamos jogar fora, e nem poderíamos fazer uma "quentinha" para levar para casa, pois iríamos para a pousada apenas para dormir logo e acordar cedinho para uma nova etapa da trilha.

Então tivemos a ideia de mandar fazer o "marmitex" assim mesmo, e fomos até a rodoviária da cidade, cujo arredores não eram tão bonitos como o resto da localidade. Fomos a procura de algum pedinte (que é bem comum nas rodoviárias brasileiras) para darmos nossa comida.

Eu estava com a sacola rodeando a rodoviária, quando chegou um cara na minha direção. Eu parei e escondi a sacola meio de lado, só esperando o que ele iria falar. Se ele fosse pedir dinheiro, eu queria ver se era para cachaça ou cigarro ou droga, pois assim talvez eu não daria nada. 


Mas o rapaz (ou senhor, não sei, com a aparência mal tratada dele nem temos mais essa noção de idade) chegou para mim de forma humilde e não pediu dinheiro diretamente, pelo contrário, ele disse:


- Por favor, o senhor poderia pagar alguma comida para eu comer?

 - Pagar eu não pagarei -- eu disse -- mas eu tenho uma sacola cheia de arroz, feijão, torresmo e mistura. Você quer?

- Nossa! Claro que eu quero! Muito obrigado! 

Quando eu dei a sacola para ele, ele ainda completou: 

- Vou lá dividir lá com meus amigos! Obrigado!

E saiu para um canto escuro da rua, já chamando os amigos também mendigos para dividir o prato que eu acabara de dar!


Quer dizer, o cara não tem nada, e ainda assim divide o pouco que recebe com os amigos? O gesto vai ficar marcado para sempre na minha lembrança e dos meus amigos. Até me emociono só de relembrar e escrever este fato.


Eu não precisei tirar foto com o sem-teto para mostrar para todos que eu "fui bom" com ele. Na verdade, foi ele que deu a maior lição de bondade, foi ele que deu o maior exemplo de caridade! 

Tudo isto me lembra uma frase espírita que li certa vez: "A verdadeira caridade é praticada em segredo. É anônima, voluntária e espontânea, caso contrário é vaidade". E eu gosto de contar esse fato para as pessoas, mas não por causa do meu gesto, mas por causa do gesto do carinha. E ele continua anônimo e ajudando os amigos sem-teto.

Abraços e fiquem bem!

Leandro M:-D>
nov/2014
"O caminho do homem justo é rodeado por todos os lados 
 pelas desigualdades do egoísmo e da tirania dos homens maus. 
 Bem-aventurado aquele que, em nome da caridade e da boa vontade, 
 pastoreia os fracos pelo vale das trevas, 
 pois ele é verdadeiramente o guardião do seu irmão 
 e o descobridor das crianças perdidas. 
 E derrubarei sobre ti, com grande vingança e furiosa raiva, 
 aqueles que tentam envenenar e destruir meus irmãos. 
 E você saberá que o meu nome é Senhor quando eu derramar minha vingança sobre você."
(Ezequiel 25:17)
np - Therapy? - Straight Life


Nenhum comentário:

Postar um comentário