This is the first of a series of videos of
the Atac-C videogame I wrote in 1994 running in Dosbox.
the Atac-C videogame I wrote in 1994 running in Dosbox.
I'm performing a "code archeology" to recreate the game,
first as it was almost 20 years ago,
then as an improved version for several platforms
first as it was almost 20 years ago,
then as an improved version for several platforms
(Android, Windows, Linux).
Traduzindo:
Este é o primeiro de uma série de vídeos do
videogame Atac-C que eu escrevi em 1994 rodando em DOSBox.
videogame Atac-C que eu escrevi em 1994 rodando em DOSBox.
Estou realizando um "código arqueologia" para recriar o jogo,
primeiro como ele era há quase 20 anos,
depois como uma versão melhorada para várias plataformas
primeiro como ele era há quase 20 anos,
depois como uma versão melhorada para várias plataformas
(Android, Windows, Linux).
Muito bom! Lembro exatamente desse jogo, bons tempos de colégio técnico!
Lembro de todos nós, alunos de Processamento de Dados, no laboratório de informática, nos projetos de comemorações dos 30 anos da ETE Lauro Gomes, com nossos disquetes, executando esse jogo máquina por máquina.
Não só esse jogos, mas outros jogos (o Dario era expert nisso), proteções de tela (acho que foi o meu projeto), editores de textos (nosso colega Marcelo fez um!), programas diversos etc., tudo criado pelos alunos em Turbo C, Turbo Pascal, Q Basic, Clipper, Cobol ou outra linguagem de programação no ambiente DOS que aprendíamos na época lá na escola -- relembrando: o ano era 1994!
E como cada programa ou jogo estava em um disquete (acho que era até 5"1/4, e não 3"1/2), bastava inseri-lo na máquina (que eram 286, se não me engano), pedir para executar o programa (que era carregado na memória do micro), e retirá-lo para poder fazer o mesmo trabalho e rodar em outra máquina.
Mas, dependendo da fase do jogo ou do tempo ou módulo de execução do programa que estava sendo executado, era necessário correr pela sala e pedir o disquete original de novo, apenas para que o micrinho pudesse carregar mais coisas na memória. Quantas limitações havia; e certo saudosismo disso tudo!
Além disso, se rodássemos nos então potentes e ultramodernos computadores 386 ou 486, tínhamos que "desapertar" o botão TURBO, se não o jogo do Robson executava rápido demais e nem enxergávamos as navezinhas descendo! (pois ele tinha sido programado para máquinas de menor desempenho, hehehe).
Nós da saudosa 2a. série "O" de PD/D chamávamos também esse "ATA-C" de "OurGame" -- não lembro o porquê. Mas sei que tenho os executáveis (aqueles que rodávamos nos disquetes) até hoje! Eis algumas telas desse jogo:
No grupo de trabalho de Robson ainda estavam o Ricardo e Roger, todos devidamente creditados na tela. |
"ATAC-C" pois foi desenvolvido na linguagem de programação "C". |
Legenda dos personagens e seus valores (naves amigas e inimigos,"power up", bônus, vida extra) |
Selecione a velocidade: Lento, Média, Rápida. |
Escolha o nível de dificuldade: Fácil ou Difícil. |
Texto com as instruções, que teclas utilizar e objetivos do jogo. |
Após a última mensagem de "pressione qualquer tecla para continuar", o jogo começa pra valer! |
Metendo um tiro simples na nave inimiga que se aproxima. |
Opa! Um "power up" para ganhar pontos e aumentar o poder de fogo! |
Eba! Um bônus para ganhar 1.000 pontos! |
Metralhando o inimigo com um tiro múltiplo! Tora, tora, tora! |
Parabéns! Você finalizou, terminou, "fechou", "salvou" o jogo! |
Digite seu nome e entre para o hall da fama! |
Finalizando a execução do game, o controle volta para o prompt do DOS. OBS: Limpar a tela é para os fracos. Se quiser, digite você mesmo o comando CLS, hahaha! |
Leandro M:-D>
25ago13
"- E o que vamos fazer hoje?
- O que fazemos todos os dias. Tentar dominar o mundo!"
(Pink e Cérebro)
np – Raimundos - palhas do coqueiro
que legal ver isso!!!
ResponderExcluirabs
dalton
Bota legal nisso, Dalton! ;-)
ExcluirQuem lembra do Valtão de Matematica ?
ResponderExcluirhttp://www.youtube.com/watch?v=xnmCcb7yvaM
Nossa!
ExcluirLer essa matéria me deu uma saudade daqueles tempos!
ResponderExcluirValeu pela memória!
Grande abraço!
Como Ricardo disse:
Excluir"Agora sei porque estou tão inconformado com a nova geração de programadores! Essa memória me fez resgatar e entender que estudei com os melhores!"
Boa! Concordo! rsrs
E vejam o que um professor nosso da época comentou sobre isso para mim por e-mail:
ResponderExcluir"Excelente o que você comenta! Áureos tempos foram aqueles. Excelente!!!"
;-)
Nossa gte!!!!Que legal!!!!Dá uma saudade.......
ResponderExcluirCom certeza! ;-)
ExcluirNossa!!! Realmente ... muito legal rever isso.
ResponderExcluirSaudade daquele tempo...
[]'s
Michele
Saudade mesmo! Que bom que gostou!
ExcluirMuito bom mesmo Leandro!
ResponderExcluirabraços
Goya
MD, nessa mesma ocasião eu e o Dalton fizemos uma vinheta em 3D Studio pra ficar rodando na feira.
ResponderExcluirVou tentar achar e subir no YouTube pra você publicar aqui!
Abs
Ghost
Falae!
ExcluirCara, demorou!! ;-)
Pode mandar que coloco aqui com prazer!! ;-)
E quem mais tiver coisas pode me enviar! Vamos relembrar os bons tempos!
[]s
M.D.
Olha só, depois de dois anos desse vídeo e depois de 20 anos eu consegui recriar o código-fonte do jogo!
ResponderExcluirVou criar um mini-site e liberar o código.
Abraços