quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Coisas de ETE: Joguinho ATA-C

Meu velho colega de ETE, Robson, colocou recentemente no seu canal do YouTube o vídeo abaixo:



Ele escreveu no YT:
This is the first of a series of videos of
the Atac-C videogame I wrote in 1994 running in Dosbox. 
I'm performing a "code archeology" to recreate the game,
first as it was almost 20 years ago,
then as an improved version for several platforms 
(Android, Windows, Linux).

Traduzindo:
Este é o primeiro de uma série de vídeos do
videogame Atac-C que eu escrevi em 1994 rodando em DOSBox.
Estou realizando um "código arqueologia" para recriar o jogo,
primeiro como ele era há quase 20 anos,
depois como uma versão melhorada para várias plataformas 
(Android, Windows, Linux).


Muito bom! Lembro exatamente desse jogo, bons tempos de colégio técnico!

Lembro de todos nós, alunos de Processamento de Dados, no laboratório de informática, nos projetos de comemorações dos 30 anos da ETE Lauro Gomes, com nossos disquetes, executando esse jogo máquina por máquina.

Não só esse jogos, mas outros jogos (o Dario era expert nisso),  proteções de tela (acho que foi o meu projeto), editores de textos (nosso colega Marcelo fez um!), programas diversos etc., tudo criado pelos alunos em Turbo C, Turbo Pascal, Q Basic, Clipper, Cobol ou outra linguagem de programação no ambiente DOS que aprendíamos na época lá na escola -- relembrando: o ano era 1994!



E como cada programa ou jogo estava em um disquete (acho que era até 5"1/4, e não 3"1/2), bastava inseri-lo na máquina (que eram 286, se não me engano), pedir para executar o programa (que era carregado na memória do micro), e retirá-lo para poder fazer o mesmo trabalho e rodar em outra máquina. 


Mas, dependendo da fase do jogo ou do tempo ou módulo de execução do programa que estava sendo executado, era necessário correr pela sala e pedir o disquete original de novo, apenas para que o micrinho pudesse carregar mais coisas na memória. Quantas limitações havia; e certo saudosismo disso tudo!




Além disso, se rodássemos nos então potentes e ultramodernos computadores 386 ou 486, tínhamos que "desapertar" o botão TURBO, se não o jogo do Robson executava rápido demais e nem enxergávamos as navezinhas descendo! (pois ele tinha sido programado para máquinas de menor desempenho, hehehe).




Nós da saudosa 2a. série "O" de PD/D chamávamos também esse "ATA-C" de "OurGame" -- não lembro o porquê. Mas sei que tenho os executáveis (aqueles que rodávamos nos disquetes) até hoje! Eis algumas telas desse jogo:


Abertura do jogo em homenagem aos então 30 anos da ETELG, criada nos anos 60.
E esse post faz homenagem aos quase 20 anos desse jogo e esse evento.
E, de quebra, comemorando quase meio século da ETI, ETE, ETEC de São Bernardo do Campo!
No grupo de trabalho de Robson ainda estavam o Ricardo e Roger,
todos devidamente creditados na tela.
"ATAC-C" pois foi desenvolvido na linguagem de programação "C".
Legenda dos personagens e seus valores
(naves amigas e inimigos,"power up", bônus, vida extra)
Selecione a velocidade: Lento, Média, Rápida.
Escolha o nível de dificuldade: Fácil ou Difícil.
Texto com as instruções, que teclas utilizar e objetivos do jogo.
Após a última mensagem de "pressione qualquer tecla para continuar",
o jogo começa pra valer!
Metendo um tiro simples na nave inimiga que se aproxima.
Opa! Um "power up" para ganhar pontos e aumentar o poder de fogo!
Eba! Um bônus para ganhar 1.000 pontos!
Metralhando o inimigo com um tiro múltiplo! Tora, tora, tora!
Parabéns! Você finalizou,  terminou, "fechou", "salvou" o jogo!
Digite seu nome e entre para o hall da fama!
Finalizando a execução do game, o controle volta para o prompt do DOS.
OBS: Limpar a tela é para os fracos.
Se quiser, digite você mesmo o comando CLS, hahaha!
Abraços eteanos e até mais ver!
Leandro M:-D>
25ago13
"- E o que vamos fazer hoje? 
 - O que fazemos todos os dias. Tentar dominar o mundo!"
(Pink e Cérebro)
np – Raimundos - palhas do coqueiro

15 comentários:

  1. que legal ver isso!!!

    abs
    dalton

    ResponderExcluir
  2. Quem lembra do Valtão de Matematica ?
    http://www.youtube.com/watch?v=xnmCcb7yvaM

    ResponderExcluir
  3. Ler essa matéria me deu uma saudade daqueles tempos!
    Valeu pela memória!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como Ricardo disse:

      "Agora sei porque estou tão inconformado com a nova geração de programadores! Essa memória me fez resgatar e entender que estudei com os melhores!"

      Boa! Concordo! rsrs

      Excluir
  4. E vejam o que um professor nosso da época comentou sobre isso para mim por e-mail:

    "Excelente o que você comenta! Áureos tempos foram aqueles. Excelente!!!"

    ;-)

    ResponderExcluir
  5. Nossa gte!!!!Que legal!!!!Dá uma saudade.......

    ResponderExcluir
  6. Nossa!!! Realmente ... muito legal rever isso.
    Saudade daquele tempo...
    []'s
    Michele

    ResponderExcluir
  7. Muito bom mesmo Leandro!

    abraços

    Goya

    ResponderExcluir
  8. MD, nessa mesma ocasião eu e o Dalton fizemos uma vinheta em 3D Studio pra ficar rodando na feira.
    Vou tentar achar e subir no YouTube pra você publicar aqui!


    Abs
    Ghost

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falae!

      Cara, demorou!! ;-)

      Pode mandar que coloco aqui com prazer!! ;-)

      E quem mais tiver coisas pode me enviar! Vamos relembrar os bons tempos!

      []s
      M.D.

      Excluir
  9. Olha só, depois de dois anos desse vídeo e depois de 20 anos eu consegui recriar o código-fonte do jogo!

    Vou criar um mini-site e liberar o código.

    Abraços

    ResponderExcluir